Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Portugal com 4.º maior recuo homólogo no desemprego em março
  2. Bruxelas mantém o ritmo do investimento em 2021/27, apesar do “Brexit”
  3. Fundador da Inditex recebe esta quarta-feira 693 milhões em dividendos
  4. Mais de 90% da população mundial respira ar poluído
  5. Startup Weekend em Portugal para encontrar a melhor ideia em 54 horas
  6. Sete anos depois, férias voltam a ser principal motivo de viagem dos portugueses
  7. Outros

1Portugal com 4.º maior recuo homólogo no desemprego em março

ri.diariodenoticias
Portugal registou, em março, a quarta maior quebra percentual na taxa de desemprego homóloga – de 9,7% para 7,4% -, tendo o indicador recuado quer na zona euro, quer na União Europeia (UE), de acordo com o Eurostat.

2Bruxelas mantém o ritmo do investimento em 2021/27, apesar do “Brexit”

ri.publico
Comissão apresentou a sua proposta para o novo quadro financeiro plurianual, que ascende a 1,279 biliões de euros. Montantes para as políticas agrícola e de coesão sofrem redução de 5%; novas prioridades da defesa e segurança, e da inovação e digital, têm reforço de verbas.

3Fundador da Inditex recebe esta quarta-feira 693 milhões em dividendos

ri.jornalnegocios
O fundador e maior accionista da Inditex recebe esta quarta-feira 693 milhões de euros em dividendos, metade do que embolsará este ano.

4Mais de 90% da população mundial respira ar poluído

ri.jornalnegocios
Na população mundial, nove em cada dez pessoas respiram ar poluído e contaminado, revelou na terça-feira a Organização Mundial de Saúde (OMS).

5Startup Weekend em Portugal para encontrar a melhor ideia em 54 horas

dinheirovivo
Evento de ideias irá decorrer entre 11 e 13 de maio em Lisboa e serve como introdução para o ecossistema de startups da capital.

6Sete anos depois, férias voltam a ser principal motivo de viagem dos portugueses

ri.jornalnegocios
As deslocações turísticas dos portugueses aumentaram 5% no ano passado, superando os 21,2 milhões de viagens. O lazer, recreio ou férias foi o principal motivo invocado para viajar, algo que não sucedia desde 2010.

7Outros

ri.diariodenoticias

Petróleo nos 75 dólares e já há quem antecipe problemas

Os cortes de produção coordenados entre a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e a Rússia estão a dar os resultados pretendidos por esses produtores. Em pouco mais de dois anos, o preço do ouro negro duplicou. Só em 2018, o brent já ganha mais de 10%.

Crescimento da economia da zona euro abranda no 1.º trimestre

O crescimento das economias da zona euro e da União Europeia (UE) abrandaram, no primeiro trimestre do ano, na comparação homóloga e também em cadeia, segundo uma estimativa hoje avançada pelo Eurostat.

dinheirovivo

PSI20 cede 0,26% e contraria tendência positiva das bolsas europeias

O principal índice da bolsa de Lisboa, o PSI20, encerrou hoje com uma descida de 0,26% para 5.498,05 pontos, em contraciclo com a tendência das bolsas europeias.

Novo instrumento de estabilização do investimento foi o que faltou a Portugal — Carlos Moedas

O comissário europeu Carlos Moedas sublinhou a importância do “Instrumento Europeu de Estabilização do Investimento” hoje proposto por Bruxelas, comentando que o mesmo poderia ter poupado Portugal a uma crise com a dimensão daquela que o país enfrentou.

ri.expresso

Orçamento da UE ‘engorda’ dotação para a área da investigação, ciência e inovação

“É um excelente sinal”, considera o comissário Carlos Moedas, responsável pelo programa que vai passar a chamar-se Horizonte Europa.

Rússia, Azerbaijão e Cazaquistão são os maiores fornecedores de petróleo de Portugal

A Rússia assumiu em 2017 o estatuto de maior fornecedor do petróleo importado por Portugal, destronando Angola. Mas no ano passado o país teve também importantes aumentos das compras de petróleo ao Brasil e à Guiné Equatorial.

ri.jornalnegocios

Galp vai comprar um milhão de toneladas de gás natural por ano nos EUA

O acordo foi assinado com a Venture Global LNG e tem o prazo de 20 anos.

Estes são os 15 locais mais poluídos de Portugal

Existem quinze locais que ultrapassam o nível máximo de partículas finas inaláveis. Lisboa, Cascais e Almada entre as cidades mais poluídas.

Produção industrial na Zona Euro com menor subida em mais de um ano

Depois do boom de 2017, nota-se o abrandamento da economia europeia. Há mais de um ano que a produção industrial da Zona Euro não via uma aceleração tão pequena como a de Abril.

oje

Acordo nuclear com o Irão ameaça ser a próxima grande crise internacional

Posições estão cada vez mais extremadas e o acordo, que demorou muitos meses a ser concluído, pode ser rasgado e dar espaço a nova escalada do nuclear.

Combustíveis estão mais caros

Os preços de todos os combustíveis e do butano voltaram a subir desde a meia noite desta terça-feira, 1 de Maio, de acordo com a actualização mensal de preços divulgado, em comunicado, pela Agência de Regulação Económica (ARE).

ri.portugalnews

Feira Internacional “Wedding Fashion Moscow” (edição de verão 2018)

Decorrerá em Moscovo, de 17 a 19 de agosto 2018, no Parque de Exposições “VDNH”, a 33ª edição da Feira Internacional “Wedding Fashion Moscow”, identificada como o único certame internacional especializado em moda e acessórios de casamento, realizado no mercado russo.

Feira Internacional “EUROSHOES’2018” (edição de verão)

Decorrerá em Moscovo, de 27 a 30 agosto 2018, no Parque de Exposições “Sokolniki”, a edição de verão da Feira Internacional de Calçado “EUROSHOES”.