Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Salários da contratação coletiva sobem 2,6%, maior valor em 8 anos
  2. Municípios e AICEP cooperam para promover internacionalização e investimento
  3. Só a Letónia está pior do que Portugal no comércio electrónico
  4. Remessas dos emigrantes em Angola caíram 44%
  5. Carney: Brexit tirou 900 libras aos rendimentos das famílias britânicas
  6. Algas podem ajudar cientistas a controlar mudanças climáticas
  7. Outros

1Salários da contratação coletiva sobem 2,6%, maior valor em 8 anos

ri.diariodenoticias
A contratação coletiva regressou, mas não tem comparação com o que era antes da troika e do governo PSD-CDS. Salários negociados subiram 2,6%, ao passo que na economia o avanço médio foi de apenas 1,1% em 2017.

2Municípios e AICEP cooperam para promover internacionalização e investimento

ri.lusa
Os municípios e a AICEP vão cooperar para desenvolverem estratégias de internacionalização de empresas e para criarem condições favoráveis ao investimento estrangeiro, no âmbito de um protocolo hoje formalizado, que visa designadamente a troca de informação.

3Só a Letónia está pior do que Portugal no comércio electrónico

ri.publico
AICEP lança programa Exportar Online para ajudar as empresas portuguesas a aumentar a sua visibilidade nos canais de venda por vias digitais. Há mais de 900 milhões de consumidores internacionais online.

4Remessas dos emigrantes em Angola caíram 44%

ri.observador
As remessas dos portugueses a trabalhar em Angola caíram 44% em março, para 7,9 milhões de euros, acentuando a tendência de queda que se registou no primeiro trimestre, com uma descida superior a 20%.

5Carney: Brexit tirou 900 libras aos rendimentos das famílias britânicas

ri.jornalnegocios
O governador do Banco de Inglaterra diz que as famílias do Reino Unido perderam 900 libras com os efeitos negativos do Brexit, incluindo a inflação impulsionada pela descida da libra, o baixo investimento e a fraca produtividade.

6Algas podem ajudar cientistas a controlar mudanças climáticas

ri.jornaldenoticias
Investigadores britânicos concluíram que as microalgas comunicam umas com as outras quando sob stress, devido a mudanças no ecossistema aquático. As conclusões foram publicadas na revista científica “Nature Scientific Reports”.

7Outros

ri.correiodamanha

China anuncia corte nas tarifas sobre automóveis para 15%

Ministério das Finanças anunciou medida, que entrará em vigor já a 1 de julho.

ri.diariodenoticias

Serralves em Festa de regresso para 15.ª edição com música e circo

A Fundação de Serralves volta a organizar, no Porto, nos dias 01, 02 e 03 de junho, mais um Serralves em Festa, que à 15.ª edição se realiza sob o lema “Transpor fronteiras”.

dinheirovivo

UE aprova abertura formal de negociações com Austrália e Nova Zelândia

Setores suscetíveis de beneficiar mais são os dos equipamentos para motores, da maquinaria, dos produtos químicos, dos alimentos transformados e dos serviços.

Expo é a zona do país com mais empresas por metro quadrado

Todos os dias entram no Parque das Nações cerca de 30 mil pessoas para trabalhar.

Jerónimo Martins passa a usar exclusivamente energia elétrica renovável

Em 2017, as emissões de CO2 chegaram a cerca de 190 mil toneladas, tendo representado o maior peso na pegada carbónica do Grupo Jerónimo Martins.

Jornal I

Estes são os países que têm a gasolina mais cara. Portugal está no top 10

Dados recolhidos pela plataforma GlobalPetrolPrices.com.

ri.jornalnegocios

Wall Street em alta com progressos nas negociações entre os EUA e China

As bolsas dos Estados Unidos estão a reagir em alta aos avanços nas negociação entre os dois países, que levaram a China a anunciar uma redução das tarifas sobre os automóveis e deverão levar Trump a retirar as proibições que afectam a chinesa ZTE.

Adobe compra empresa de comércio electrónico por 1,68 mil milhões

A fabricante do Photoshop pretende reforçar o seu portefólio de software através da compra da empresa de e-commerce Magento por 1,68 mil milhões de dólares (1,42 mil milhões de euros).

ri.lusa

Empresas portuguesas têm de “tirar mais partido da inovação”

O diretor-geral da COTEC Portugal – Associação Empresarial para a Inovação alertou hoje que as empresas nacionais “têm de tirar mais partido dos investimentos” que fazem nessa área, para conseguirem “transformar o negócio” para o futuro.

Endividamento do setor não financeiro sobe para 719,7 mil ME em março

O endividamento do setor não financeiro da economia atingiu, em março deste ano, 719,7 mil milhões de euros, mais seis mil milhões de euros do que no mesmo mês do ano passado, segundo o Banco de Portugal (BdP).

ri.noticiasaominuto

Milionários multiplicam-se em Espanha. Há o dobro face a 2007

A maior parte dos considerados multimilionários declaram bens e propriedades de entre 300.000 euros e 1,5 milhões de euros.

ri.observador

CE avisa governo italiano sobre dívida pública

A Comissão Europeia avisou esta terça-feira o novo governo italiano sobre as derrapagens orçamentais, recordando que o país é um dos Estados mais endividados da Zona Euro.

Feira do Livro de Lisboa volta a bater recorde

De regresso ao Parque Eduardo VII, a Feira do Livro de Lisboa volta a bater o recorde e a aumentar o número de pavilhões e de editoras presentes. Evento abre as portas esta sexta-feira.

Bruxelas criticas eleições na Venezuela

A Comissão Europeia lamentou que as eleições presidenciais na Venezuela tenham tido lugar sem que fosse acautelada a transparência e liberdade do ato eleitoral.

ri.portugalnews

1º Congresso de Propriedade Industrial e Inovação

No próximo dia 25 de maio, a partir das 09h00, será realizado o 1º Congresso de Propriedade Industrial e Inovação na Sala de São Pedro da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra. A iniciativa visa consciencializar a comunidade académica para as matérias de Propriedade Industrial e Inovação, promovendo a interdisciplinaridade e o espírito empreendedor.

ri.publico

Teletrabalho e parentalidade ganham destaque nas convenções colectivas

As 208 convenções publicadas em 2017 mostram que, apesar de os salários e o tempo de trabalho serem os temas mais negociados, há outros assuntos a preocupar sindicatos e patrões.

ri.sol

Casal Obama vai produzir filmes e série para o canal Netflix

O acordo foi assinado ontem, tem a duração de oito anos e pode incluir séries e documentários. Os valores do contrato não foram divulgados.