Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Tecnológica “portuguesa” levanta 11,8 milhões para desenvolver Inteligência Artificial
  2. Fortuna dos 10 mais ricos de Portugal duplicou em 15 anos. Família Azevedo regressa ao Top3
  3. Taxa de desemprego na Alemanha cai para nível mais baixo de julho desde 1990
  4. Crescimento da economia da zona euro e UE abranda no 2.º trimestre
  5. Economia espanhola trava e cresce ao ritmo mais lento desde 2014
  6. Cientista da UMinho ganha bolsa de 1 milhão de euros
  7. Outros

1Tecnológica “portuguesa” levanta 11,8 milhões para desenvolver Inteligência Artificial

ri.jornalnegocios
A DefinedCrowd, liderada pela portuguesa Daniela Braga e com escritórios em Portugal, anunciou esta terça-feira o fecho de um financiamento de 11,8 milhões de dólares, o equivalente a 10 milhões de euros. EDP Ventures entra como accionista.

2Fortuna dos 10 mais ricos de Portugal duplicou em 15 anos. Família Azevedo regressa ao Top3

ri.jornalnegocios
A família Azevedo volta a entrar no pódio dos mais ricos de Portugal, com a fortuna dos filhos de Belmiro de Azevedo a superar a da família Guimarães de Mello.

3Taxa de desemprego na Alemanha cai para nível mais baixo de julho desde 1990

ri.lusa
A taxa de desemprego na Alemanha desceu para 5,1% em julho, o nível mais baixo registado num mês de julho desde a reunificação alemã em 1990, informou a agência federal de emprego alemã.

4Crescimento da economia da zona euro e UE abranda no 2.º trimestre

ri.lusa
O crescimento da economia da zona euro abrandou, em termos homólogos, no segundo trimestre, para os 2,1%, e o da União Europeia para os 2,2%, segundo uma estimativa rápida do Eurostat.

5Economia espanhola trava e cresce ao ritmo mais lento desde 2014

jornaleconomico
Crescimento de 0,6% entre abril e junho, menos uma décima do que nos três trimestres anteriores.

6Cientista da UMinho ganha bolsa de 1 milhão de euros

ri.noticiasaominuto
O cientista da Universidade do Minho (UMinho) Agostinho Carvalho foi distinguido com uma bolsa de um milhão de euros para investigar complicações pulmonares, anunciou hoje aquela academia.

7Outros

ri.diariodenoticias

Mais mulheres nos órgãos de decisão de empresas “contagiam” setor empresarial local

O aumento de mulheres nos cargos de administração das empresas públicas e cotadas, um ano após a aprovação da nova Lei da Paridade, está a “contagiar” o setor empresarial local. Quem o garante ao DN é a secretária de Estado da Igualdade.

dinheirovivo

54% dos portugueses considera que o mercado de trabalho está estável

A maioria dos inquiridos pela consultora Michael Page está otimista.

Norges Bank aumenta participação na Sonae para 2,25%

Antes desta operação, o Norges Bank detinha uma participação de 1,99%, abaixo dos 2% necessários para deter uma participação qualificada.

eco

Universidades e politécnicos deram mais de 77 mil diplomas

As universidades conferiram 66,6% dos diplomas e os politécnicos 33,4%, mas foi o setor dos politécnicos que mais contribuiu para o aumento do número de diplomas.

Portugal e Espanha no bom caminho para cumprir meta de descarbonização

Os dois países estão também a desenvolver estratégias de “transição energética” para descarbonizar durante a década de 2030, em linha com os objetivos fixados pela União Europeia.

ri.expresso

São #MIÚDOSFORADESÉRIE. Temos de conhecê-los

O jovem bailarino António Casalinho venceu todos os prémios no International Ballet Competition, que decorreu em Varna, na Bulgária. Aos 15 anos, era o mais jovem da prova considerada por alguns como as “olimpíadas da dança”, e conquistou a medalha de ouro. António Casalinho foi um dos miúdos fora de série numa reportagem do Expresso que republicamos aqui.

Enólogos de todo o mundo dizem sim à cortiça

Em Bordéus, como na Califórnia, os melhores vinhos são engarrafados com rolha de cortiça. Porquê? “a rolha de cortiça faz parte do produto”, explicam os enólogos numa série de testemunhos recolhidos pela APCOR.

jornaleconomico

Corticeira Amorim sobe lucro em 9% no 1º semestre, para 41 milhões de euros

O EBITDA avançou 9,6%, em comparação com o semestre anterior, totalizando 77,4 milhões de euros.

Pensões mínimas: conheça os novos valores que entram hoje em vigor

As pensões mais baixas vão ter um aumento extra que entra hoje em vigor. Deco faz a radiografia dos novos valores mínimos das pensões por anos de desconto nos regimes da Segurança Social e das pensões pagas pela Caixa Geral de Aposentações (CGA).

Guerra comercial: EUA e China querem encetar novas negociações

Steve Mnuchin, representante do secretário de Estado do Tesouro, e o vice-primeiro-ministro chinês, Liu He, têm estabelecido contactos privados para encetar novas negociações comerciais entre os dois países. Tensão entre os dois países tem criado distúrbios na economia mundial.

Marcelo promulga lei da autodeterminação da identidade de género

O decreto aprovado prevê a obrigatoriedade de apresentação pelos menores de um relatório subscrito por qualquer médico ou qualquer psicólogo, inscritos nas respetivas ordens profissionais, para atestar “exclusivamente a sua capacidade de decisão e vontade informada, sem referências a diagnósticos de identidade de género”.

Primeiro hotel de luxo abre em Havana e tem ‘dedo’ português

A empresa aveirense OLI foi selecionada para montar soluções de quarto de banho no hotel que o grupo suíço Kiempinski abriu num dos lugares mais emblemáticos da capital de Cuba.

ri.lusa

Lei da paridade diminui fosso entre homens e mulheres nos órgãos de decisão de empresas

A lei da paridade, que na quinta-feira faz um ano, diminuiu o fosso entre homens e mulheres em cargos de administração e fiscalização de empresas públicas e cotadas.

Bolsa de Lisboa abre a cair 0,09%

A bolsa de Lisboa abriu hoje em terreno positivo, com o índice PSI20 a descer 0,09% para 5.614,68 pontos, depois de ter encerrado a sessão de terça-feira a cair.

Reino Unido pede a França e Alemanha acordo “sensato” de saída da UE

O novo ministro dos Negócios Estrangeiros britânico pediu aos Governos alemão e francês que propiciem um acordo “sensato” de saída do Reino Unido da UE (‘Brexit’), favorável ao emprego.

FMI adverte para riscos na Grécia apesar de prever continuação do crescimento

A Grécia registou um crescimento económico modesto que vai continuar em 2019, mas os riscos de deterioração continuam importantes, indica um comunicado divulgado hoje pelo Fundo Monetário Internacional (FMI).

Inflação homóloga acelera para 1,6% em julho, segundo estimativa do INE

O Índice de Preços no Consumidor subiu 1,6% em julho face ao mesmo mês de 2017, contra uma variação de 1,5% em junho, segundo uma estimativa do Instituto Nacional de Estatística.

Portugal com 2.ª maior quebra homóloga no desemprego em junho na UE

A taxa de desemprego homóloga recuou em junho para os 8,3% na zona euro e para os 6,9% a União Europeia (UE), com Portugal a registar a segunda maior quebra entre os Estados-membros.

Festival de Cinema de Locarno dá início a edição que tem Portugal em foco

O 71.º Festival de Cinema de Locarno, na Suíça, começa hoje, incluindo dois filmes portugueses em competição e a exibição dos novos filmes de Vicente Alves do Ó, Rodrigo Areias e Tiago Hespanha, em fase de pós-produção.

ri.jornalnegocios

Apple dispara mais de 4% após resultados e aproxima-se a passos largos do bilião

As acções da fabricante do iPhone atingiram um novo recorde acima dos 199 dólares, depois dos resultados e estimativas acima do previsto.

Huawei supera Apple na venda de smartphones pela primeira vez

A chinesa Huawei ultrapassou a gigante americana Apple, pela primeira vez, no que toca à quota de mercado. Atingiu os 16%, acima dos 12% da empresa liderada por Tim Cook.

“O pior pode estar para vir”, diz a IHS sobre a actividade industrial da Zona Euro

A actividade industrial da Zona Euro desiludiu em Julho, segundo os dados da IHS Markit. O economista-chefe da consultora alerta que o futuro pode trazer ainda piores notícias.

ri.noticiasaominuto

Comércio externo de Macau cresce 22,8% no primeiro semestre

O comércio externo de Macau cresceu 22,8% nos primeiros seis meses do ano e atingiu 49,64 mil milhões de patacas (5,25 mil milhões de euros), indicam dados divulgados hoje.

Produção industrial japonesa em queda pelo segundo mês consecutivo

A produção industrial japonesa desceu 2,1% em junho, em relação ao mês anterior, o segundo mês consecutivo em queda de acordo com dados divulgados hoje pelo Governo nipónico.

ri.observador

Se ouve música no Spotify, esta é a roupa a vestir

A marca de roupa masculina Eison Triple Thread analisa o histórico de um utilizador no Spotify, faz-lhe um questionário de “lifestyle”, pede-lhe avaliações de moda e no fim sugere-lhe roupa adequada.

ri.portugalnews

Atelier de arquitetura português distinguido internacionalmente

A Rosmaninho+Azevedo – Arquitetos, startup incubada no UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, venceu o prémio internacional “Jury’s Special Award” do “VMZINC Archizinc Trophy”. Das 120 candidaturas vindas de 18 países diferentes, o trabalho desenvolvido no Centro Interpretativo do Vale do Tua valeu a distinção ao estúdio de arquitetura portuense.

Programa INOV Contacto da AICEP – Abertas as candidaturas para a edição de 2018/2019

Procuramos: Jovens até aos 29 anos de idade que não estejam a trabalhar nem a estudar; com formação superior; domínio do inglês; motivação para desenvolver uma carreira internacional; disponibilidade para viver no exterior.

Missão empresarial ao Panamá e Costa Rica

A AEP encontra-se a promover uma missão empresarial ao Panamá com extensão à Costa Rica, entre 16 e 22 de setembro de 2018. A abordagem a estes dois mercados fundamenta-se na estabilidade económica e nas perspetivas que apresentam no que respeita ao paradigma do comércio nestas regiões, assente na sua posição geoestratégica.

Oportunidades de negócio para as empresas portuguesas no Peru

Em 2019, realizar-se-ão os Jogos Panamericanos e Parapanamericanos em Lima, no Peru, um dos mais importantes eventos desportivos nesta região. Nesse sentido, a organização dos jogos está a receber manifestações de interesse de empresas capazes de fornecer os vários materiais e serviços que serão necessários.

Portugal Exportador 2018

O Portugal Exportador realiza-se no dia 14 de novembro de 2018, no centro de congressos de Lisboa. A edição deste ano está mais focada nas empresas, mais orientada para o negócio e com mais oportunidades de networking.