Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. 70% dos negócios familiares do Norte têm até 9 pessoas
  2. OE2019: Empresas querem mais estabilidade do sistema fiscal
  3. Mais de 90% dos consumidores já comprou online, revela estudo
  4. CE: Escalada de tarifas ameaça abrandar economia mundial
  5. “Jornal de Angola” fala em “nova era” nas relações com Portugal depois de “divórcio temporário”
  6. As 10 marcas portuguesas mais valiosas
  7. Outros

170% dos negócios familiares do Norte têm até 9 pessoas

dinheirovivo
As conclusões de um estudo sobre as empresas familiares na região Norte, que serão apresentadas na próxima quinta-feira, em Guimarães, mostram se “acentua a litoralização” deste tipo de unidades, com 50% deste universo sediado na Área Metropolitana do Porto e cerca de 12% no Cávado e Ave. No que ao tamanho e antiguidade diz respeito, mais de 70% são microempresas, com menos de nove trabalhadores, e quase 80% existem há quase cinco décadas. Centenárias são, apenas, 0,3%.

2OE2019: Empresas querem mais estabilidade do sistema fiscal

ri.noticiasaominuto
As empresas os empresários querem que o Governo garanta uma maior estabilidade do sistema fiscal no Orçamento do Estado de 2019, a par de um esforço de redução da sua complexidade, conclui o estudo da consultora EY hoje divulgado.

3Mais de 90% dos consumidores já comprou online, revela estudo

jornaleconomico
Mais de 90% dos portugueses já adquiriu algum produto ou serviço pela internet. Associada a esta prática, surge um aumento significativo do número de reclamações associadas ao comércio online, revela um estudo do Portal da Queixa , a maior rede social de consumidores em Portugal. Em média, chegam ao Portal da Queixa mais de 20 reclamações por dia. Em seis meses, chegaram quase 4 mil reclamações.

4CE: Escalada de tarifas ameaça abrandar economia mundial

dinheirovivo
As taxas alfandegárias anunciadas segunda-feira por Washington, sobre um total equivalente a 171 mil milhões de euros (200 mil milhões de dólares) de importações oriundas da China, podem levar ao abrandamento da economia mundial, considerou o vice-presidente da Comissão Europeia (CE), Valdis Dombrovskis.

5“Jornal de Angola” fala em “nova era” nas relações com Portugal depois de “divórcio temporário”

ri.expresso
O “Jornal de Angola”, estatal, dedicou esta terça-feira um editorial em que destaca a “nova era” nas relações com Portugal, depois de um passado com um “divórcio temporário” que serviu para evidenciar “mais as desvantagens que as vantagens do distanciamento”.

6As 10 marcas portuguesas mais valiosas

ri.jornalnegocios
As quatro marcas mais valiosas em Portugal repetem-se em 2018: a EDP lidera, seguida pela Galp, Pingo Doce e Caixa Geral de Depósitos. A primeira surpresa no “ranking” deste ano da consultora Brand Finance surge no quinto lugar, com a Nos a destronar a TAP e a ultrapassar a “rival” Meo, que mantém a sexta posição, enquanto a PT Empresas ganha destaque.

7Outros

dinheirovivo

Gestores valorizam desempenho no momento de aumentar salários

Uma grande parte das empresas portuguesas preveem aumentar salários em 2019 e até estão dispostas a abrir mais os cordões à bolsa do que este ano. Mas quando chegar o momento de decidir quanto e quem aumentam vão olhar sobretudo para os resultados individuais de cada trabalhador e para o seu posicionamento na grelha salarial, porque são estes os critérios que mais valorizam. Já a antiguidade de pouco ou nada vale nesta decisão.

eco

Portugueses entre os europeus mais satisfeitos com os comboios

Portugal está entre os países europeus mais satisfeitos com o serviço ferroviário, em janeiro e fevereiro deste ano, de acordo com os dados do Eurobarometro publicados esta terça-feira. Estes resultados surgem num contexto de forte contestação à CP e à supressão de horários que começou a ser feita em janeiro e de greves agendadas para o início do ano.

Wall Street resiste à nova vaga de tarifas. Tecnológicas ajudam

Apesar da nova onda de tarifas no comércio entre EUA e China, as bolsas norte-americanas iniciaram o dia com ganhos, com Wall Street a ser impulsionado sobretudo pelos setores petrolífero e tecnológicos.

ri.expresso

Emmy. Os vencedores, os melhores momentos e a pergunta inesperada no palco: “Casas comigo?”

“Guerra dos Tronos”, que voltou a engordar o seu palmarés, e “The Marvelous Mrs. Maisel” foram as séries vencedoras da cerimónia dos Emmys, na madrugada desta terça-feira.

Jornal I

Portugueses regressam em força e exportações mantêm queda

Desde 2014 que os portugueses a trabalhar em Angola estão a regressar em força ao nosso país. A quebra de investimento, as dívidas acumuladas pelo Estado angolano a empresas nacionais e o facto de os salários terem começado a ser pagos em kwanzas ditaram a tendência.

ri.lusa

João Lourenço: Investimentos portugueses são “bem-vindos”

João Lourenço afirmou esta terça-feira, 18 de Setembro, que os investimentos na indústria transformadora, com base em matérias-primas e em materiais locais, a agricultura e a agro-indústria são fundamentais para o mercado interno e para as exportações angolanas.

Artista portuguesa Bela Silva em exposição em Paris

A Galerie du Passage, em Paris, tem patente uma exposição com cerca de 40 obras de Bela Silva, a artista portuguesa que “renovou totalmente a arte da cerâmica”, de acordo com a galeria. A exposição, inaugurada a 13 de setembro e aberta até 13 de outubro, reúne obras de diversos formatos da artista que fez, recentemente, um desenho para a famosa coleção de lenços de seda da marca de alta-costura Hermès.

Portugal deseja mais empresas e investidores angolanos no país

O primeiro-ministro frisou hoje que Portugal deseja mais empresas e investidores angolanos no país, salientando que as parcerias económico-financeiras são “entre iguais”, e agradeceu o apoio político angolano às candidaturas portuguesas a lugares internacionais.

modalisboa

Open House Lisboa 2018

Nos próximos dias 22 e 23 de setembro, Lisboa recebe a 7ª edição do Open House Lisboa, convidando o público a visitar edifícios icónicos da nossa capital, bem como projetos recentemente concluídos.

ri.noticiasaominuto

Assistente digital da Amazon chegará a eletrodomésticos

Achava que a assistente digital Alexa seria um exclusivo da coluna caseira Echo? Desengane-se porque a Amazon faz questão de não ficar por aqui. De acordo com a CNBC, a gigante de comércio eletrónico planeia está a trabalhar numa gama de produtos com a Alexa incluída.

ri.observador

Renault-Nissan-Mitsubishi junta-se à Google

A Aliança acaba de anunciar a assinatura de um acordo plurianual global com a Google, para equipar os automóveis Renault, Nissan e Mitsubishi com “sistemas inteligentes” de infoentretenimento, prevendo-se que a respectiva integração ocorra em 2021.

jornaleconomico

Governo dá força aos têxteis em Paris

Com a presença de dois secretários de Estado na Première Vision Paris, o Governo coloca o foco no setor têxtil nacional, que estará em destaque no evento com uma representação de mais de 40 empresas e o convite da organização para ser o ‘Focus Country’ na área de manufacturing.

EDP eleita líder mundial na dimensão social da sustentabilidade

A elétrica foi novamente distinguida como uma das empresas com melhores práticas de sustentabilidade a nível europeu e mundial, revelou a EDP em comunicado.

Haitong reduz prejuízos com corte de custos e vendas de activos

O Haitong Bank reduziu os custos operacionais no primeiro semestre deste ano, mas tal não foi suficiente para regressar aos lucros, embora se tenha registado uma descida significativa nos prejuízos.

ri.publico

Nunca abriram tão poucos cursos no ensino superior

Pelo segundo ano consecutivo, as instituições de ensino superior estabeleceram um novo mínimo no número de novos cursos que pediram autorização para entrar em funcionamento. Em 2017, a Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), o organismo público responsável pelo processo, recebeu 184 propostas para a abertura de licenciaturas, mestrados e doutoramentos. No início da década eram mais de 400.

Bilionário japonês é o primeiro turista espacial da SpaceX

Já é conhecido o primeiro astronauta privado escolhido para um passeio pelo espaço. Yusaku Maezawa, 42 anos, a 18.ª pessoa mais rica do Japão segundo a lista da Forbes, será o primeiro homem a viajar até à Lua como turista.