Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Portugal “campeão da oferta têxtil e do vestuário” em Paris
  2. Prozis Tech Maia vai representar investimento superior a 15 milhões de euros
  3. OCDE revê em baixo PIB da Zona Euro pela segunda vez este ano
  4. Os portugueses pagam mesmo muitos impostos?
  5. NASA quer limpar lixo existente no Espaço
  6. Depeche Mode, Vivienne Westwood e William Friedkin no Doclisboa
  7. Outros

1Portugal “campeão da oferta têxtil e do vestuário” em Paris

ri.lusa
Durante a visita aos expositores portugueses, naquela que “é provavelmente mais importante” feira daquele setor na Europa, Eurico Brilhante Dias, disse à agência Lusa que Portugal é “uma referência do setor têxtil e da confeção” e uma “ilustração do desenvolvimento do setor têxtil na Europa”.

2Prozis Tech Maia vai representar investimento superior a 15 milhões de euros

jornaleconomico
O Prozis Tech Maia, um novo centro tecnológico de investigação e desenvolvimento, com capacidade para mais de 1000 colaboradores, vai representar um investimento superior a 15 milhões de euros.

3OCDE revê em baixo PIB da Zona Euro pela segunda vez este ano

ri.jornalnegocios
A OCDE prevê que o ritmo de expansão económica já tenha atingido o seu pico. E isso reflecte-se nas suas previsões de crescimento para as economias avançadas, especialmente a Zona Euro. A queda da procura externa, num ambiente de guerra comercial, levou a Organização a rever pela segunda vez em baixa o PIB para o conjunto dos Estados-membros do euro. As previsões constam do Economic Outlook intercalar publicado esta quinta-feira, dia 20 de Setembro.

4Os portugueses pagam mesmo muitos impostos?

ri.expresso
Em vésperas de apresentação do Orçamento do Estado para 2019, saiba que impostos paga, quanto lhe custam e como se comparam com os outros países europeus.

5NASA quer limpar lixo existente no Espaço

Jornal I
O Centro Espacial Surrey criou uma rede que envolve os destroços que estão na órbita da Terra e os arrasta para a atmosfera terrestre para que entrem em combustão.

6Depeche Mode, Vivienne Westwood e William Friedkin no Doclisboa

ri.publico
O Heart Beat é a secção do Doclisboa, o festival de cinema documental, dedicada aos filmes sobre as mais variadas artes. A programação deste ano, com a mostra a decorrer entre 18 a 28 de Outubro, é agora anunciada.

7Outros

ri.diariodenoticias

Transferências bancárias imediatas sim, mas com custos

Ainda não há muitos detalhes sobre os preçários dos bancos portugueses que disponibilizam o novo serviço de transferências imediatas de dinheiro. Mas não vai ser grátis a solução que promete revolucionar as transferências e pagamentos em euros anunciada ontem pelo Banco de Portugal.

dinheirovivo

Aeroporto de Lisboa recebe mais de 7 milhões de turistas no segundo trimestre

Entre abril e junho, aterraram nos aeroportos nacionais 58,6 mil voos, sendo que no continente registou-se um “aumento ligeiramente mais expressivo”.

Portugal tem crescido na produção de vinho e no seu valor

As empresas com enoturismo são as que têm uma rendibilidade de capitais superiores às restantes do setor vitivinícola.

eco

Com os táxis parados, procura aumenta na Taxify e na Uber

A manifestação do setor do táxi levou à concentração de centenas de taxistas em Lisboa, que estiveram parados em protesto contra a “lei da Uber”. Do outro lado da barricada, quem beneficiou da paragem foram mesmo as plataformas eletrónicas, apurou o ECO.

Dos avisos para este Governo aos alertas para o próximo. CFP dispara recados a um mês do último OE

O relatório “Finanças Públicas: Situação e Condicionantes 2018-2022” não se refere diretamente nenhuma vez ao Orçamento do Estado para 2019, mas é como se o fizesse. A um mês da entrega do último Orçamento da legislatura, o documento do Conselho das Finanças Públicas (CFP) identifica riscos para a economia e para as contas públicas e está cheio de recados para a equipa de Mário Centeno. E não só. Quem vencer as legislativas de 2019 fica já de sobreaviso.

ri.expresso

Residência alternada: dois terços defendem que filhos devem viver com os dois pais após o divórcio

Sondagem revela preferência por residência alternada para crianças de pais e mães separados ou divorciados, numa altura em que o Parlamento analisa petição que propõe alteração da lei nesse sentido.

ri.jornalnegocios

Há sete anos que não se andava tanto de comboio em Portugal

37,5 milhões de passageiros. Foi este o número de pessoas que andaram de comboio no segundo trimestre deste ano, segundo os dados divulgados esta quinta-feira, dia 20 de Setembro, pelo Instituto Nacional de Estatística. De acordo com a série histórica do INE, este é o valor mais elevado desde o segundo trimestre de 2011, período em que viajaram 38 milhões de passageiros nos comboios em Portugal. De realçar que o segundo trimestre de 2011 foi marcado pelo pedido de ajuda financeiro de Portugal.

Venda de 25% do retalho vai valorizar Sonae

A dispersão em bolsa do negócio de retalho da Sonae vai dar maior visibilidade a esta unidade de negócio, bem como dar margem de crescimento à casa-mãe. Os analistas antecipam ainda uma forte procura na operação.

ri.jornaldenoticias

Zara acusada de copiar roupa de artesãs mexicanas e vender ao triplo do preço

A conhecida marca de roupa Zara está a ser acusada de plágio por um grupo de artesãs da comunidade de Aguacarenango, no México. As mulheres acreditam que a empresa da Inditex copiou um dos seus bordados tradicionais, vendendo camisolas semelhantes por mais de 25 euros nas suas lojas.

ri.lusa

Governo financia programa internacional de tecnologias em 100 milhões de euros

O Governo, através da Fundação para a Ciência e Tecnologia, vai financiar em 100 milhões de euros o Programa UT Austin Portugal, uma colaboração internacional em tecnologias emergentes que vai “apostar em novas áreas estratégicas”, revelou hoje o diretor.

Fátima Carneiro eleita a patologista mais influente do mundo

Fátima Carneiro, directora do serviço de Anatomia Patológica do Centro Hospitalar São João (CHSJ), foi eleita a patologista mais influente do mundo. A distinção foi atribuída à investigadora portuguesa pela revista científica The Pathologist que, ao longo de dois meses, inquiriu patologistas de todo o mundo sobre quem consideravam merecedor do título.

ri.noticiasaominuto

Empresas portuguesas não aceitam criptomoedas como método de pagamento

Portugal segue assim a tendência da Europa, onde apenas 2% das empresas dizem aceitar moedas digitais como método de pagamento.

ri.observador

“Lisboa disneyficada”. Jornal britânico “The Telegraph” dá alternativas

Lisboa “arrisca tornar-se a próxima Veneza”, admite o jornal britânico The Telegraph, que dedicou um longo texto a descrever os “problemas” causados pelo “excesso de turismo”. Logo no título, o jornal compara a capital portuguesa (juntando-lhe, também, o Porto) com a cidade italiana que se “disneyficou“, ou seja, que se tornou um sítio saturado com turistas ao ponto de se tornar “insustentável” viver na cidade – onde até os turistas se estorvam uns aos outros.

Ed Sheeran anuncia concerto em Portugal. Vai ser em junho de 2019, no Estádio da Luz

O cantor britânico Ed Sheeran anunciou, esta quinta-feira, o primeiro concerto em nome próprio em Portugal, marcado para o dia 1 junho do próximo ano. O concerto foi anunciado na página da Everything is New, no Facebook.

jornaleconomico

Dívida do Estado, empresas e famílias atinge 721,9 mil milhões em julho

Em julho, e de acordo com as estatísticas publicadas pelo Banco de Portugal, o endividamento do setor não financeiro situou-se em 721,9 mil milhões de euros. Uma subida de 700 milhões face a junho devido ao endividamento do setor público.

ri.publico

Aquecimento global no Pleistoceno elevou o nível do mar até 13 metros

O aquecimento global no final do período do Pleistoceno (entre há cerca de 1,8 milhões de anos e 11.500 anos), com temperaturas similares às previstas para este século, reduziu a camada de gelo da Antárctida Oriental e elevou o nível do mar até 13 metros acima do actual. A conclusão é de um estudo internacional, liderado por cientistas do Instituto de Ciências da Terra do Imperial College de Londres, publicado esta quinta-feira na revista Nature.