Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Guerra comercial? Excedente da UE na balança corrente com os EUA sobe 50%
  2. Portugal e Argélia fecham acordos de cooperação económica
  3. FMI revê ligeiramente em baixa crescimento da economia espanhola em 2018
  4. Talkdesk é o terceiro unicórnio em Portugal
  5. Web Summit recebe 11 milhões por ano de apoio público mas tem cláusula de indemnização se quiser sair
  6. Prémio Nobel da Química 2018 para a evolução no “tubo de ensaio”
  7. Outros

1Guerra comercial? Excedente da UE na balança corrente com os EUA sobe 50%

ri.jornalnegocios
A balança corrente, que agrega bens e serviços mas não só, entre a UE e os EUA passou a ser ainda mais favorável para os Estados-membros no segundo trimestre, altura em que a guerra comercial começou a ter efeitos práticos.

2Portugal e Argélia fecham acordos de cooperação económica

dinheirovivo
A V Cimeira Luso-Argelina terminou com a assinatura de 13 acordos de cooperação e a criação de um conselho empresarial luso-argelino.

3FMI revê ligeiramente em baixa crescimento da economia espanhola em 2018

eco
Para a instituição liderada por Largarde, Espanha continua a recuperar o terreno perdido durante a crise de 2008, mas ainda há “vários riscos que ensombram as perspetivas de médio prazo”.

4Talkdesk é o terceiro unicórnio em Portugal

ri.expresso
A empresa de desenvolvimento de software baseado na nuvem para centros de contacto acaba de angariar 100 milhões de dólares junto dos investidores Viking Global e DFJ, alcançando assim uma valorização acima de mil milhões de dólares. Investimento vai ser usado para expandir o negócio na Europa, aumentar a equipa de engenharia e reforçar a presença nos Estados Unidos.

5Web Summit recebe 11 milhões por ano de apoio público mas tem cláusula de indemnização se quiser sair

ri.jornalnegocios
O apoio público para a Web Summit é de 11 milhões de euros por ano, num total de 110 milhões pelos 10 anos. O orçamento público será retirado do Fundo de Desenvolvimento Turístico e outras instituições do Ministério da Economia e Câmara de Lisboa.

6Prémio Nobel da Química 2018 para a evolução no “tubo de ensaio”

ri.publico
O Prémio Nobel da Química de 2018 foi atribuído à norte-americana Frances H. Arnold e, a outra metade, ao norte-americano George P. Smith e a britânico Gregory P. Winter, anunciou esta quarta-feira o comité do Nobel no Instituto Karolinska, em Estocolmo (Suécia). O prémio tem um valor de nove milhões de coroas suecas (cerca de 871 mil euros). “Os laureados de Química deste ano assumiram o controlo da evolução e usaram os mesmos princípios – mudança genética e selecção – para desenvolver proteínas que resolvem os problemas químicos da humanidade.”

7Outros

ri.diariodenoticias

A Festa do Cinema Francês, de Rappeneau a Clouzot, com muitas antestreias pelo meio

Organizado pelo Institut français du Portugal, o evento arranca amanhã, em Lisboa, e espalha-se por mais 10 cidades até 11 de novembro. O clássico Cyrano de Bergerac faz as honras de abertura

dinheirovivo

Galp passa a cobrar dois euros aos clientes por atraso no pagamento da fatura

“O cliente entra em mora após o decurso do prazo contratualmente fixado de 21 dias para pagamento das faturas”, precisou a empresa.

Farfetch, OutSystems e Talkdesk: Que unicórnios portugueses são estes?

Portugal conta com três empresas avaliadas em pelo menos mil milhões de dólares pelos investidores a partir desta quarta-feira.

Impressora 3D nacional para Agência Espacial Europeia vale prémio em Inglaterra

Projeto que envolve a BeeVeryCreative ganhou prémio TLT Awards perante concorrentes como a HP e Airbus.

Governo português acredita que o hidrogénio é o futuro dos elétricos

A propósito do lançamento do novo projeto de autocarros a hidrogénio, falámos com o secretário de Estado do Ambiente, José Neves, sobre a tecnologia.

Jornal I

Astrónomos descobrem novo planeta anão perto do Sistema Solar

Quando um grupo de astrónomos faziam observações para redefinir os limites do sistema solar, um novo planeta anão surgiu no campo de visão dos investigadores. The Goblin é um planeta anão que surgiu quando os astrónomos procuravam o Planeta Nove, um corpo celeste que estará escondido depois de Plutão.

ri.jornalnegocios

FMI: Zona Euro foi mais afectada durante a crise por causa da arquitectura incompleta

As lacunas da arquitectura da Zona Euro levaram a um maior impacto nos países da moeda única. A conclusão é do Fundo Monetário Internacional num relatório sobre a recuperação económica dos últimos dez anos.

Wall Street em alta à espera de discursos da Fed

As bolsas norte-americanas abriram a sessão no verde. Wall Street está a acompanhar o sentimento do resto da Europa, num dia que será marcado por discursos de responsáveis da Fed, incluindo Jerome Powell.

ri.lusa

Museu do Design adquiriu pórtico de Querubim Lapa criado para a Loja Rampa

O Museu do Design e da Moda (MUDE), em Lisboa, anunciou hoje que adquiriu à Galeria Objetismo o pórtico desenhado pelo artista Querubim Lapa (1925-2016) para a antiga Loja Rampa, pelo seu “elevado valor urbanístico, patrimonial, cultural e artístico”.

DocLisboa com mais cinema português e mais estreias mundiais

O Festival Internacional de Cinema DocLisboa, dedicado ao documentário, terá este ano mais cinema português e mais estreias mundiais, reflexo da pertinência e relevância dentro e fora de portas, disse hoje Cíntia Gil, da direção.

ri.noticiasaominuto

Accenture eleita a empresa mais diversa e inclusiva do mundo

Accenture foi eleita a empresa mais diversa e inclusiva do mundo pelo Thomson Reuters ESG (Environmental, Social and Governance) Index. Criado em 2016, este índice avalia as práticas de diversidade e inclusão laboral.

Banco Mundial tira 0,4 pontos à previsão de crescimento da África

O Banco Mundial reviu hoje em baixa a previsão de crescimento para as economias da África subsariana, antecipando agora uma expansão de 2,7% para este ano, menos 0,4 pontos do que previa em abril.

ri.observador

Lisboa e Porto vão ter ‘passe família’ nos transportes públicos

As famílias residentes em Lisboa e Porto vão ter direito a várias benesses a partir de 2019. Entre elas, está a criação do passe-família que está em preparação pelo governo no âmbito do Orçamento do Estado e que poderá permitir poupanças mensais superiores a 100 euros, avança o Correio da Manhã na sua edição de hoje. Além disso, as famílias que, por exemplo, tenham quatro utilizadores de transportes públicos, só duas, no limite, pagarão passe.

jornaleconomico

Mais de metade dos proprietários de negócios próprios teme não ter clientes suficientes na abertura

Em Portugal, 36% dos donos de negócios próprios consideram ter demasiados impostos para pagar, demonstrando também preocupação acerca da segurança dos seus rendimentos (37%) e da situação económica em geral no país (36%).

Empregos criados por novas empresas com salários mais baixos do que empresas antigas

Mais de 33% dos empregos criados por empresas novas são em profissões que se encontram nos 25% de trabalhadores com menores salários na economia portuguesa, revela estudo apresentado esta quarta-feira pela Fundação Francisco Manuel dos Santos.

Não existe “tendência de aceleração, mas antes de desaceleração ou estabilização” da economia, analisa ISEG

O grupo de análise económica salienta que para o ano de 2018, “atendendo ao crescimento registado no primeiro semestre e à evolução dos principais agregados da procura, o crescimento do PIB foi fixado no intervalo de 2,2% a 2,5%”.

Foram criados 230 mil empregos nos EUA em setembro, estima ADP

Dado está muito acima do esperado, uma vez que os analistas previam que fosse anunciada a criação de 187 mil empregos no mesmo período.

ri.portugalnews

Easy Walk Experience® destaca-se na maior feira de calçado do mundo

A marca alia-se a um estilo de vida ativo, assente em valores como a criatividade, exclusividade, liberdade, inspiração e conforto. Prova do seu sucesso é o seu mais recente galardão “Gold” na categoria de Acessório de Calçado no “IDA – International Design Awards 2017” – prémios que surgem para reconhecer, celebrar e promover designers com visão e capacidade de definir tendências em todo o mundo.

Tendências da “Heimtextil 2019/2020” apresentadas em Guimarães

A maior feira de têxteis para o lar e hotelaria revelou as tendências para o futuro, numa conferência que contou com a presença de dezenas de empresários e designers da região.