Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Inflação acelera 1,4% em setembro
  2. Governo espanhol aumenta salário mínimo em 22%
  3. Exportadores portugueses fogem do Reino Unido por causa do brexit
  4. Bolsa do Empreendedorismo 2018 chega a Lisboa
  5. Governo alemão revê em baixa crescimento para 1,8% este ano e no próximo
  6. Eduarda Abbondanza: “Tudo o que se faz hoje nas startups, nós já fazíamos em 1991”
  7. Outros

1Inflação acelera 1,4% em setembro

dinheirovivo
Em termos mensais a inflação foi 1,1% e a variação média dos últimos 12 meses fixou-se em 1,2%.

2Governo espanhol aumenta salário mínimo em 22%

jornaleconomico
A atualização da remuneração mínima dos trabalhadores para os 900 euros é uma das medidas inscritas no Orçamento do Estado (OE) para 2019, com vista à aprovação no Parlamento, onde o atual governo não tem maioria.

3Exportadores portugueses fogem do Reino Unido por causa do brexit

ri.diariodenoticias
O Reino Unido passou de quarto para quinto mercado de destino das vendas das empresas portuguesas. As exportações da metalurgia e de vestuário perdem terreno.

4Bolsa do Empreendedorismo 2018 chega a Lisboa

jornaleconomico
Os participantes poderão interagir, debater e trocar ideias com representantes da Comissão Europeia, do Banco de Portugal e do Fundo Europeu de Investimento.

5Governo alemão revê em baixa crescimento para 1,8% este ano e no próximo

ri.lusa
O governo alemão reviu hoje em baixa para 1,8% a previsão do crescimento anual da economia este ano e no próximo, uma redução em 0,5 pontos percentuais e de 0,3 pontos, respetivamente, face às anteriores projeções.

6Eduarda Abbondanza: “Tudo o que se faz hoje nas startups, nós já fazíamos em 1991”

ri.observador
A mulher que construiu a ModaLisboa não gosta de falar do passado. No arranque de mais uma edição, Eduarda Abbondanza quer delegar tarefas, mas também garantir o financiamento que tanto tarda na moda.

7Outros

dinheirovivo

Portugal bate recorde de exportação de peças para automóveis em agosto

Peças enviadas a partir de Portugal valeram 5,5 mil milhões de euros até agosto, mais 8% do que no mesmo período de 2017.

ri.expresso

Entrada em bolsa da Sonae MC fracassa

A oferta pública de venda de 21,7 a 33% do capital da subsidiária da Sonae que concentra o negócio da distribuição já não vai acontecer. Falhanço na colocação junto de investidores institucionais justifica o fracasso.

Bolsas asiáticas afundam-se. Europa abre no vermelho. Trump diz que a Fed está “louca”

As bolsas da Ásia fecharam esta quinta-feira com quedas entre 2% e 6%. Tóquio perdeu quase 4% e Xangai afundou-se mais de 5%. As praças da zona euro abriram em terreno negativo, com Madrid a liderar as quedas. É o segundo dia consecutivo em outubro com perdas acentuadas à escala mundial. Trump desferiu ataque sem precedentes ao banco central dos EUA.

Patrões recuam no salário mínimo: “Não há condições” para ir além dos 600 euros

Em junho deste ano, o líder da CIP surpreendeu muitas pessoas (e os próprios partidos políticos da esquerda) ao declarar que os patrões poderiam aceitar que o Salário Mínimo Nacional (SMN) ficasse acima dos 600 euros em 2019.

Jornal I

Já são conhecidos os vencedores dos Altice International Innovation Awards

A startup FuelSave recebeu 50 mil euros e o projeto de Vanessa Duarte venceu na categoria ‘academia’ e recebeu 25 mil euros.

ri.lusa

PSI20 cai 0,82% no segundo dia de quedas nas bolsas europeias

A bolsa de Lisboa encerrou hoje com uma descida de 0,82% no índice PSI20, que ficou abaixo de 5.000 pontos, acompanhando as quedas significativas registadas pelo segundo dia consecutivo nas principais bolsas europeias.

Barril de Brent abre em baixa para os 81,78 dólares

O preço do barril de petróleo Brent, para entrega em dezembro, abriu hoje em baixa no mercado de Londres, a valer 81,78 dólares, menos 1,51% do que no fecho da sessão anterior.

ri.jornalnegocios

Universidade Católica diz que dá 600 milhões por ano à economia portuguesa

A Universidade Católica celebra, em 2018, 50 anos de presença em Portugal. Durante este período o impacto económico conseguido foi crescendo, até chegar aos 600 milhões por ano.

ri.noticiasaominuto

Governo cria linha de crédito para luso-venezuelanos investirem por cá

O Governo português vai criar uma linha de crédito pelo valor de 50 milhões de euros para os luso-venezuelanos que queiram investir em Portugal, anunciou hoje o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro.

ri.observador

Moschino x H&M: uma ode à diversidade

É uma ode à diversidade, aos anos 90 e à geração MTV. A coleção da Moschino para a H&M chega dia 8 de novembro e é o espelho da extravagância do seu criador, Jeremy Scott.

O que sabemos sobre o desfile da Victoria’s Secret

Há quem pague mais de 40 mil dólares para conhecer Sara Sampaio. No final de novembro, os anjos da Victoria’s Secret desfilam em Nova Iorque.

China dá 300 milhões a África para investimentos

Segundo comunicado anunciado esta quinta-feira, o investimento vai “abrir outras hipóteses de financiamento e relações com as entidades privadas e públicas chinesas” ao continente africano.

jornaleconomico

BdP mantém estimativa de crescimento de 2,3% para 2018, apesar de travagem nas exportações

O Banco de Portugal salienta que o ambiente externo está menos benigno e que o abrandamento da procura externa deverá levar a que as exportações cresçam a um ritmo mais lento do que esperado há quatro meses. O investimento também deverá abrandar, mas o aumento do consumo privado deverá compensar as travagens.

ri.publico

Começa hoje uma nova era para a moda nacional

Arranca esta quinta-feira a 51.ª edição da ModaLisboa, seguida na próxima semana pelo Portugal Fashion. O protocolo recentemente assinado pelas duas organizações sinaliza uma nova fase de colaboração no sector da moda.

RTP

Coleções de cinco jovens designers e debate abrem hoje 51.ª edição da ModaLisboa

A 51.ª edição da ModaLisboa, durante a qual serão apresentadas coleções para a primavera do próximo ano, arranca hoje, na Estufa Fria, com as propostas de cinco jovens designers e um debate sobre moda, atividades abertas ao público.