Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Incentivos às empresas vão chegar aos cinco mil milhões de euros
  2. Há bónus para famílias, funcionários públicos e empresas que se mudem para o interior
  3. OIT elogia políticas portuguesas mas aponta baixos salários dos empregos
  4. Inflação na China cresce 2,5% em setembro
  5. Têxtil portuguesa Inovafil desenvolveu fios com pelo de bovídeo dos Himalaias
  6. Museu de Arte Antiga inaugura hoje galeria dedicada à coleção de têxteis
  7. Outros

1Incentivos às empresas vão chegar aos cinco mil milhões de euros

ri.publico
Reprogramação do PT2020 permitiu manter o ritmo de apoio às empresas. Até ao final do ciclo estão disponíveis 1700 milhões de euros para investimento em territórios no interior.

2Há bónus para famílias, funcionários públicos e empresas que se mudem para o interior

eco
Famílias e estudantes que elegerem o interior para viver e empresas que decidam investir nessas zonas do país serão compensadas com benefícios fiscais, prevê a proposta de OE 2019.

3OIT elogia políticas portuguesas mas aponta baixos salários dos empregos

ri.noticiasaominuto
A Organização Internacional do Trabalho (OIT) elogiou as políticas económicas e sociais adotadas em Portugal, que favoreceram o crescimento do emprego, mas manifestou preocupação pela baixa qualidade dos empregos e baixos salários praticados, refere um relatório a divulgar hoje.

4Inflação na China cresce 2,5% em setembro

ri.noticiasaominuto
O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da China, o principal indicador da inflação no país, subiu 2,5%, em setembro, face ao mesmo mês do ano anterior, informou hoje o Gabinete Nacional de Estatísticas (GNE) chinês.

5Têxtil portuguesa Inovafil desenvolveu fios com pelo de bovídeo dos Himalaias

jornaleconomico
Uma das fibras desenvolvidas pela empresa tem por base o milho e é biodegradável. A empresa já fatura 18 milhões de euros por ano, exportando diretamente cerca de 30% da sua produção.

6Museu de Arte Antiga inaugura hoje galeria dedicada à coleção de têxteis

ri.lusa
Uma galeria que irá receber as exposições temporárias da Coleção de Têxteis do Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), composta por 4.600 peças, é hoje inaugurada, às 18:00, e abre ao público na quarta-feira.

7Outros

dinheirovivo

Fundo para apoiar exportações com mais 20 milhões

Capital do Fundo de Fundos para a Internacionalização aumenta para 120 milhões. Presença na Expo Dubai 2020 vai custar 7 milhões.

eco

Já são conhecidos os novos secretários de Estado. Saem 10, ficam 5. Galamba confirmado na Energia

Depois da remodelação governamental anunciada no domingo, já são conhecidos os nomes dos Secretários de Estado. São dez novos secretários de Estado, mantendo-se apenas cinco nos cargos que ocupavam.

ri.expresso

Entrega do IRS passa a ser feita entre abril e junho

As datas para a entrega do IRS voltam a mudar em 2019, estendendo-se até junho. Prazos para confirmar despesas no e-fatura também se alargam.

Governo quer aprovar 95% dos fundos comunitários em 2019

Orçamento do Estado para 2019 traça como meta comprometer toda a verba possível do Portugal 2020.

ri.lusa

PSI20 sobe 0,92% seguindo ganhos das bolsas europeias

A bolsa de Lisboa encerrou hoje com uma subida de 0,92% no índice PSI20 para 5.042,74 pontos, num dia de ganhos expressivos nas bolsas europeias.

Mundo chegou a um “ponto sem retorno” nas alterações climáticas – Ban Ki-moon

O antigo secretário-geral da ONU Ban Ki-moon defendeu hoje, na Holanda, que o mundo chegou a um “ponto sem retorno” em matéria de alterações climáticas.

Canadá aprova uso de canábis para fins recreativos

O Canadá será o segundo país a permitir o consumo de canábis para fins recreativos, a partir de quarta-feira, com legislação que terá maior impacto económico do que social.

Mensagem póstuma de físico Stephen Hawking alerta para ameaça da ciência no mundo

O cosmólogo britânico Stephen Hawking avisa, numa mensagem póstuma hoje transmitida no lançamento do seu último livro, em Londres, que a ciência e a educação estão ameaçadas no mundo.

Brasil deve crescer mais com vitória “provável” de Bolsonaro – Consultora Fitch

A consultora Fitch Solutions considerou hoje que a economia brasileira deve acelerar no seguimento da “provável” vitória de Jair Bolsonaro, que trará maior clareza às políticas económicas e vai fortalecer o real e o sentimentos dos empresários.

Angola entrega 20.000 barris de crude por dia ao Brasil para manter financiamento

O Governo angolano comprometeu-se a entregar ao Brasil o equivalente a 20.000 barris diários de crude, no âmbito da negociação de uma nova linha de financiamento e seguro de crédito brasileiro para exportações de 2.000 milhões de dólares.

ri.jornalnegocios

Importações crescem acima das exportações na Zona Euro em Agosto

As importações dos países da moeda única aumentaram 8,4% em Agosto, acima do crescimento de 5,6% das importações, o que resultou numa redução do excedente para 11,7 mil milhões de euros.

Novo unicórnio investe no Porto e “liga” a brasileiros

A Talkdesk montou escritório para 300 pessoas num antigo complexo industrial no centro do Porto.

ri.noticiasaominuto

Gulbenkian lança concurso para potenciar o capital humano nas empresas

A Gulbenkian anunciou que está a decorrer o primeiro concurso para Oficinas Gulbenkian Conhecimento, procurando, numa primeira fase, ideias para potenciar o capital humano em micro e pequenas empresas.

Desemprego no Reino Unido cai para 4%, o nível mais baixo desde 1974

A taxa de desemprego no Reino Unido desceu para 4% entre junho e agosto (1,36 milhões de desempregados), o nível mais baixo desde finais de 1974, anunciou hoje a agência nacional de estatísticas britânica.

Défice de 0,7% do PIB este ano é a “melhor estimativa” neste momento

O ministro das Finanças, Mário Centeno, disse hoje que um défice este ano de 0,7% do PIB é a “melhor estimativa do Governo” neste momento.

Banco Central projeta crescimento negativo de 3% da economia timorense

O Banco Central de Timor-Leste (BCTL) estima que a economia timorense tenha crescido 3% em 2017, apesar da crise política, projetando um crescimento negativo de pelo menos 3% este ano, disse à Lusa o governador da instituição.

ri.observador

Irlandesa Anna Burns vence Man Booker Prize

O anúncio do vencedor foi feito esta quarta-feira, em Londres. No ano passado, o prémio literário foi atribuído ao norte-americano George Saunders, autor de “Lincoln in the Bard”.

O cachecol polémico: “Parece que estamos a nascer”

A Fendi lançou na sexta-feira a nova coleção, onde estava incluído o cachecol “The Touch of Fur”, em seda e pêlo de raposa. Mas a reação das redes sociais foi só uma: o cachecol parece…uma vulva.

jornaleconomico

EDP Renováveis vai fornecer energia eólica à Walmart

A EDP Renováveis e a Walmart fecharam três contratos de compra e venda de energia eólica, que vão permitir a construção de três novos parques eólicos de grande escala nos estados do Illinois e Indiana.

Feira Internacional de Macau reforça aposta no mercado lusófono

A MIF, o maior evento para a promoção do comércio e investimento do território, regressa na quinta-feira.

AEP: “Alívio orçamental” deve ser partilhado com as empresas portuguesas

A Associação Empresarial de Portugal (AEP) saudou hoje o “esforço de consolidação” das contas públicas previsto no Orçamento do Estado para 2019 (OE2019), mas lamentou que o “alívio orçamental” continue a não ser “partilhado com as empresas”.

Co-fundador da Microsoft morre aos 65 anos

Allen deixou a Microsoft em 1983, depois de uma ‘guerra’ com Bill Gates, mas manteve a sua quota na empresa o que lhe permitiu gastar milhões e milhões de dólares em iates, arte, música rock, equipas desportivas, neurociência e imobiliário.

Empresas não estão preparadas para ciberataque em Internet das Coisas

Estudo da Trend Micro mostra uma grande discrepância entre o investimento em sistemas de IoT e a segurança para protegê-los.

Wall Street abre no ‘verde’. Tecnológicas lideram transações

Tecnológicas lideram abertura positiva em Wall Street.

ri.portugalnews

Missão empresarial à Tunísia

A Câmara de Comércio está a organizar uma missão empresarial à Tunísia, no dia 26 de novembro. A Tunísia, enquanto país impulsionador da Primavera Árabe, tem demonstrado esforços significativos no processo de transição democrática e abertura política e económica, revelando-se como um caso excecional na região do Magrebe.

Encontro Empresarial Portugal-Bélgica

A AICEP apoia a realização do Encontro Empresarial Portugal-Bélgica, no dia 23 de outubro, pelas 10h15, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa. Luís Castro Henriques, presidente da AICEP, intervém na sessão, com o tema “Doing Business in Portugal”, como conclusão do painel “What Portuguese and Belgian businesses expect from Europe?”.

ri.publico

Portugal em 11.º lugar no risco de pobreza ou exclusão social

Eurostat divulgou dados a propósito do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza e analisa o comportamento da União Europeia nos últimos anos.

RTP

Parceiros sociais preocupados com os efeitos do Brexit

Os parceiros sociais estão preocupados com os efeitos do Brexit na economia portuguesa e deram conta dessas questões esta manhã, na reunião da concertação social com o ministro dos Negócios Estrangeiros.