Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. ISEG estima que economia mantenha crescimento homólogo de 2,3% no 3.º trimestre
  2. Mais de metade dos trabalhadores portugueses não recebe pelas horas extra
  3. Economia alemã dá sinais de quebra de confiança
  4. Moeda angolana valoriza-se pela primeira vez este ano frente ao euro
  5. Sahle-Work é a primeira mulher Presidente da Etiópia
  6. Ecológica e minimalista: a roupa de Carolina “leva a mensagem verde dos Açores a todo o lado”
  7. Outros

1ISEG estima que economia mantenha crescimento homólogo de 2,3% no 3.º trimestre

ri.lusa
O Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) estima que a economia portuguesa tenha crescido 2,3% no terceiro trimestre, em termos homólogos, e 0,5% em cadeia, mantendo o ritmo do trimestre anterior.

2Mais de metade dos trabalhadores portugueses não recebe pelas horas extra

ri.lusa
Mais de metade dos trabalhadores portugueses (64%) não recebe pelas horas extra e quase um terço está em risco de esgotamento (‘burnout’), revelou um estudo da Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (Deco) hoje divulgado.

3Economia alemã dá sinais de quebra de confiança

ri.publico
Indicador de confiança empresarial cai mais do que o previsto, acentuando a ideia de que a maior economia do euro pode estar agora numa fase de abrandamento.

4Moeda angolana valoriza-se pela primeira vez este ano frente ao euro

ri.lusa
A moeda angolana valorizou-se pela primeira vez este ano frente à moeda europeia, depois de ter ultrapassado a barreira dos 350 kwanzas/euro, situando-se nos 349,609 kwanzas/euro, depreciando-se face ao dólar, indica hoje uma nota do banco central de Angola.

5Sahle-Work é a primeira mulher Presidente da Etiópia

ri.lusa
Os parlamentares etíopes nomearam hoje pela primeira vez e por unanimidade uma mulher, Sahle-Work Zewde, como Presidente do país, após a renúncia de Mulatu Teshome.

6Ecológica e minimalista: a roupa de Carolina “leva a mensagem verde dos Açores a todo o lado”

ri.publico
Uma jovem açoriana lançou uma marca de roupa feita apenas com materiais biológicos e reciclados. LUS, de Carolina Moreira, apresenta-se como alternativa à fast fashion e quer chegar ao mercado internacional.

7Outros

ri.lusa

PSI20 sobe 1,13% e acompanha tendência positiva das bolsas europeias

O principal índice da bolsa de Lisboa, o PSI20, encerrou hoje com uma subida de 1,13% para 4.988,15 pontos, acompanhando a tendência positiva das bolsas europeias.

Mario Draghi diz que perspetivas de crescimento da zona euro continuam intactas

As perspetivas de retoma económica da zona euro mantêm-se, apesar de os últimos indicadores económicos serem “ligeiramente mais fracos”, diz o presidente do Banco Central Europeu.

Bolsa de Nova Iorque recupera das perdas na sessão de quarta-feira

As bolsas em Nova Iorque estão hoje a negociar em alta, recuperando das fortes perdas da sessão anterior, animadas pelos sólidos resultados trimestrais de empresas e pelo desempenho positivo das homólogas europeias.

Desemprego em Espanha baixa para 14,55% no final do terceiro trimestre de 2018

A taxa de desemprego espanhola no final do terceiro trimestre de 2018 foi de 14,55%, o que representa uma diminuição de 0,73 pontos percentuais durante o período, havendo agora menos 164.100 pessoas sem trabalho num total de 3.326.000.

Duas coleções privadas de escultura em diálogo numa exposição em Lisboa

As coleções privadas de escultura francesa do século XIX de dois empresários filantropos, o dinamarquês Carl Jacobsen e o arménio Calouste Gulbenkian, vão estar em diálogo numa exposição que abre ao público na sexta-feira em Lisboa.

Museus e monumentos com venda automática de bilhetes a partir de novembro

A diretora-geral do Património Cultural, Paula Silva, revelou hoje que o Mosteiro dos Jerónimos e o Museu Nacional de Arqueologia, em Lisboa, terão bilheteiras automáticas a funcionar a partir de novembro, libertando, assim, trabalhadores para outras funções.

Empresário chinês condenado por falsificar robô japonês

Um tribunal da cidade chinesa de Xangai condenou um homem a três anos e meio de prisão por fabricar e vender mais de 34 mil modelos falsificados do robô japonês Gundam, noticiou a imprensa local.

ri.noticiasaominuto

Web Summit colocou “imagem de Portugal no setor das tecnologias”

O ministro Adjunto e da Economia afirmou hoje que as duas edições da Web Summit em Portugal permitiu colocar a “imagem de Portugal no setor das tecnologias” e representa uma “montra” que capacita as ‘startups’ portuguesas a aceder a investidores.

Empresa portuguesa quer produzir carros elétricos

A empresa Enging, de Oliveira do Hospital, que criou um algoritmo próprio que monitoriza equipamentos industriais, já entrou no setor nuclear em Espanha e espera, no futuro, entrar no setor dos carros elétricos.

José Luís Peixoto presente em festival na Indonésia e segue para o Japão

O escritor José Luís Peixoto participa hoje no Ubud Writers & Readers Festival, na ilha de Bali, na Indonésia, primeira etapa de um périplo do autor de ‘Em Teu Ventre’, pela Oceânia e Ásia.

ri.observador

Portugal é o 14.º país com mais reservas de ouro

Segundo os dados do World Gold Council, Portugal ocupa o 14.º lugar e tem 382,5 toneladas em ouro, que correspondem a 66,3% do total de reservas do país.

Filme “Cem anos de Urgeiriça” premiado em Berlim

O filme “Cem anos de Urgeiriça”, sobre aquelas minas em Nelas, Viseu, foi premiado pelo Festival Internacional do Rio de Filmes sobre Urânio, realizado em Berlim, disse o ex-mineiro António Minhoto.

jornaleconomico

Debenhams encerra cerca de 50 lojas e revela perdas de 578 milhões de euros

Cadeia britânica de lojas de retalho luta para evitar o colapso. Vendas online deixaram os comerciantes com menos clientes. Sobrevivência da empresa irá depender da sua capacidade para atrair mais compradores.

Resultados líquidos da Sonae Indústria atingem os 22,6 milhões

O grupo aumentou os lucros em 8% relativamente ao mesmo período do ano. O EBITDA recorrente situou-se nos 59,7%.

ri.portugalnews

Participação de Portugal na “Casa Décor 2019”

Pelo quarto ano consecutivo, a AICEP organiza a participação de Portugal no evento de referência da fileira casa em Espanha, “Casa Décor”, cuja 54ª edição decorre entre a última semana de janeiro e a primeira semana de março de 2019.

“Dutch Design Week” – A presença portuguesa promovida pela aicep Portugal Global

Pela primeira vez neste evento, a aicep Portugal Global organiza uma mostra, que apresentará um conjunto de peças de design português.

ABC Mercado – Chile

No dia 7 de novembro próximo, no Porto, e no âmbito de mais uma ação ABC Mercado que a AICEP organiza, daremos a conhecer as particularidades e tendências que caracterizam o mercado do Chile, as melhores formas de abordagem e de desenvolvimento de negócios com este mercado, bem como as oportunidades que aí se perspetivam para as empresas portuguesas.

Seminário – Oportunidade de Negócio com a Indonésia

A AICEP, em colaboração com a EU – Indonésia Business Network, organiza o Seminário “Oportunidades de Negócios com a Indonésia”, dia 31 de outubro em Lisboa.

Missão empresarial a Marrocos

A Câmara de Comércio organiza uma missão empresarial a Marrocos, entre os dias 4 e 8 de dezembro de 2018. Marrocos é um parceiro de longa data de Portugal, que se caracteriza pela sua estabilidade política e económica. Essa circunstância permite-lhe, a par das reformas económicas, manter uma economia aberta e dinâmica com países de todo o mundo.

Seminário “Mercados Africanos”

A ANEME organiza um seminário sobre Mercados Africanos no dia 6 de novembro, em Lisboa. No evento serão disseminados aspetos relevantes de caracterização dos mercados, que mais recentemente analisámos, e as suas oportunidades no contexto do setor, designadamente em Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Gana e Argélia.