Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Produção industrial em Portugal recua pelo quinto mês consecutivo
  2. Crescimento das vendas no comércio a retalho abranda para 1,3% em setembro
  3. Há menos portugueses a exportar para o Brasil
  4. Recursos qualificados são vitais para a transformação digital em Portugal
  5. C&A investe mais de 12 milhões de euros em Portugal e Espanha no último ano
  6. E as mulheres portuguesas mais poderosas no mundo dos negócios são…
  7. Outros

1Produção industrial em Portugal recua pelo quinto mês consecutivo

ri.jornalnegocios
A produção das indústrias portuguesas continuou a cair em Setembro, pelo quinto mês consecutivo. Contudo, o ritmo da descida abrandou face a Agosto. Para este desempenho contribuíram sobretudo os bens de investimento.

2Crescimento das vendas no comércio a retalho abranda para 1,3% em setembro

ri.lusa
De acordo com o Instituto Nacional de Estatística, as vendas no comércio a retalho apresentaram um aumento de 3,8% em agosto.

3Há menos portugueses a exportar para o Brasil

ri.publico
Em 2017, houve uma recuperação, mas há hoje menos 215 empresas lusas do que há cinco anos a vender para o Brasil. Bolsonaro promete “facilitar comércio internacional”.

4Recursos qualificados são vitais para a transformação digital em Portugal

jornaleconomico
O estudo “Maturidade Digital das Empresas em Portugal”, da EY e da Nova SBE, revela que 41% das organizações portuguesas já iniciou o seu processo de digitalização – contudo, os investimentos no digital ainda estão a descurar as vertentes de pessoas e organização, a gestão de informação, a estratégia e a liderança.

5C&A investe mais de 12 milhões de euros em Portugal e Espanha no último ano

ri.portugalnews
No seguimento do plano renovação da marca, até ao final de 2018, o novo conceito de loja será implementado em cerca de 10% das 1500 lojas na Europa.

6E as mulheres portuguesas mais poderosas no mundo dos negócios são…

ri.noticiasaominuto
Na edição de novembro, que será lançada esta quarta-feira (dia 31), a Forbes Portugal publica a lista das portuguesas mais poderosas no mundo dos negócios. Tratam-se, como refere o comunicado enviado às redações, de mulheres “que moldam projetos à sua imagem, que deixam marca sem pedir licença, que gerem com brilhantismo milhões de euros e centenas de pessoas”.

7Outros

ri.diariodenoticias

Português ganha prémio de 1,5 milhões: “Vamos explorar uma nova fronteira na biomedicina”

Cientista da Fundação Champalimaud, Henrique Veiga-Fernandes é o primeiro português a receber o prémio Allen Distinguished Investigator. São 1,5 milhões de euros para criar uma nova forma de olhar para o diálogo das células.

eco

Preço das casas acelera. Porto dispara 25%, mas Lisboa já custa quase três vezes mais que média do país

Comprar uma casa em Portugal tem um preço mediano de 969 euros por metro quadrado. Em Lisboa, o preço mediano é de 2.753 euros por metro quadrado.

Claus Porto: o cheiro de Portugal chegou às ruas de Nova Iorque

Com projeto do arquiteto Jeremy Barbour, fundador da Tacklebox Architecture, é a primeira loja internacional da marca portuguesa. E logo em Nova Iorque.

ri.expresso

Desde 1970, mais de metade dos animais desapareceram da Terra. E os culpados somos nós

Há animais que nunca mais iremos ver. Desapareceram. As atuais taxas de extinção são entre 100 e 1000 vezes superiores às taxas de extinção existentes antes de o Homem se tornar um “fator proeminente de pressão” do meio ambiente

ri.jornalnegocios

PIB da Zona Euro cresce ao ritmo mais baixo desde 2014

A economia dos países da moeda única cresceu 1,7% de Julho a Setembro, desacelerando face ao primeiro semestre. É o crescimento mais baixo desde o quarto trimestre de 2014.

Oito.Um: Fitness brasileiro em corpo português

Queriam criar vestuário técnico para idosos, acabaram por apostar tudo no fitness. Criada em 2015, a Oito.Um encomenda roupa ao Brasil e vende 95% em Portugal.

Bolsas dos EUA em alta com resultados e possível “grande acordo” com a China

As bolsas dos Estados Unidos estão a reflectir o optimismo dos investidores com os resultados das empresas e com a possibilidade avançada por Trump de um “grande acordo” com Pequim.

ri.lusa

Taxa de desemprego sobe em agosto pela primeira vez desde fevereiro de 2016 – INE

A taxa de desemprego subiu pela primeira vez desde fevereiro de 2016 para 6,9% em agosto, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE), que reviu assim em alta a estimativa provisória divulgada há um mês.

Setor não petrolífero vai liderar crescimento económico em Angola até 2022 – Governo

Angola prevê até 2022 um crescimento médio anual em termos reais de 3%, indicam as projeções do Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN) 2018-2022, com o setor não petrolífero (5,1%) a liderar as receitas face às perspetivas negativas do petrolífero (-1,8%).

Desemprego na Alemanha cai para 4,9% em outubro

O número de desempregados na Alemanha situou-se em 2.204.000 no mês de outubro, menos 53.000, isto é, menos 0,1% face a setembro, lê-se no comunicado divulgado.

Confiança dos consumidores volta a subir em outubro

Os inquéritos de conjuntura às empresas e aos consumidores realizados pelo INE refletem melhores perspetivas quanto à “evolução da poupança e da situação financeira do agregado familiar e, em menor grau, da situação económica do país”

China não precisa de Portugal para entrar em África, mas haver empresas portuguesas ajuda

O presidente da câmara de comércio e indústria luso-chinesa, João Marques da Cruz, considerou que “a China não precisa de Portugal” para entrar em África.

ri.observador

Hamilton. Campeão de F1 também acelera na moda

Lewis Hamilton é, para a maioria, o melhor piloto da Fórmula 1 da actualidade, com cinco títulos de campeão do mundo. O que poucos sabem é que também “acelera” na moda, em companhia de Tommy Hilfiger.

jornaleconomico

Crescimento das economias da zona euro e UE abranda no terceiro trimestre

O crescimento das economias da zona euro e da União Europeia (UE) abrandou no terceiro trimestre quer na comparação homóloga quer face ao trimestre anterior, segundo a estimativa rápida hoje divulgada pelo Eurostat.

“Economist”: Angola tem de ter cuidado com a dívida para não arriscar um ‘default’

A Economist Intelligence Unit (EIU) alertou hoje para a possibilidade de Angola optar por compensar a necessidade de novos financiamentos com um aumento de dívida pública e arriscar assim uma situação de incumprimento financeiro (‘default’).

Macau regista crescimento de 22% nas importações de países lusófonos

Macau importou até setembro mercadorias dos países lusófonos no valor de 582 milhões de patacas (63,26 milhões de euros), um crescimento de 22% em comparação a igual período de 2017, informaram hoje as autoridades.

Sonae e Navigator fazem avançar PSI 20

A bolsa portuguesa avança 1,29%, para 5.016, 31 pontos, por volta do meio da sessão desta terça-feira. Os investidores estão na expectativa perante as contas dos CTT e da Jerónimo Martins.

Crédito desce nas empresas e sobe nos particulares em setembro

O crédito a particulares aumentou em setembro, quer face a agosto, quer face ao mês homólogo. O valor de empréstimos aos particulares somou 126.360 milhões, o que compara com 126.262 milhões em agosto. O crédito ao consumo aumentou, bem como o crédito à habitação.

ri.portugalnews

União Europeia Foi o Principal Parceiro Económico do Reino Unido entre 2008 e 2016

Foram publicados pelo Office for National Statistics (ONS), os mais recentes dados estatísticos finais e consolidados relativos às trocas comerciais do Reino Unido entre 2008 e 2016.

ri.publico

Massive Attack regressam a Mezzanine em Portugal

Vinte e um anos depois do emblemático álbum de Teardrop ou Inertia Creeps, o álbum vai ser o centro de um espectáculo especial em Fevereiro.

Politécnico de Coimbra usa moscas para reaproveitar resíduos das cantinas

Um projecto-piloto de reaproveitamento de resíduos, com recurso a moscas soldado negro, está a ser desenvolvido nas cantinas do Politécnico de Coimbra.