Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Economia desacelera para 2,1% no terceiro trimestre
  2. Custo do trabalho em Portugal aumentou sobretudo na construção e indústria
  3. Economia alemã contrai pela primeira vez desde 2015
  4. FMI avisa que crescimento italiano vai estagnar, ao contrário do que promete o governo
  5. Primeiro painel de instrumentos curvo do mundo é da Bosch e tem mão portuguesa
  6. Descoberto segundo planeta fora do Sistema Solar que está mais perto da Terra
  7. Outros

1Economia desacelera para 2,1% no terceiro trimestre

dinheirovivo
Consumo das famílias travou, tendo sido o principal responsável pelo enfraquecimento do ritmo económico. O investimento até acelerou.

2Custo do trabalho em Portugal aumentou sobretudo na construção e indústria

jornaleconomico
O índice de custo do trabalho aumentou 1,5% no terceiro trimestre em termos homólogos, com os custos salariais a subirem 1,9% e os outros custos a diminuírem 0,1%, divulgou o INE.

3Economia alemã contrai pela primeira vez desde 2015

eco
Pela primeira vez em três anos, o PIB da Alemanha contraiu, em cadeia, no terceiro trimestre deste ano.

4FMI avisa que crescimento italiano vai estagnar, ao contrário do que promete o governo

ri.expresso
O orçamento expansionista do governo italiano não vai gerar nenhum efeito multiplicador positivo na economia, alertam as conclusões publicadas esta terça-feira pela missão do Fundo Monetário Internacional que esteve em Itália. Pelo contrário, o crescimento vai estagnar em 1%.

5Primeiro painel de instrumentos curvo do mundo é da Bosch e tem mão portuguesa

jornaleconomico
Os engenheiros da Bosch Car Multimedia em Braga participaram no desenvolvimento desta solução inovadora, que vai equipar o novo VW Touareg.

6Descoberto segundo planeta fora do Sistema Solar que está mais perto da Terra

ri.lusa
Uma equipa internacional de astrónomos descobriu um planeta fora do Sistema Solar que é o segundo mais próximo da Terra e tem uma massa 3,2 vezes superior à terrestre, divulgou hoje o Observatório Europeu do Sul (OES).

7Outros

dinheirovivo

Portugal paga menos de 2% na última emissão de dívida do ano

O Tesouro financiou-se em 1,25 mil milhões de euros a cinco e a dez anos. Valor encaixado é para pagar ao FMI.

Crédito abranda. Mas no consumo bate máximos de 14 anos

As regras do Banco de Portugal levaram a um abrandamento dos empréstimos em setembro. Mas o novo crédito ao consumo ainda é o mais alto desde 2004.

Eurico Brilhante Dias: “Estamos a precisar de uma nova onda de exportações”

Secretário de Estado da Internacionalização esteve presente na abertura da 13ª edição do Portugal Exportador, em Lisboa.

Faniak. A inteligência artificial chegou à música

Plataforma tecnológica portuguesa quer que os artistas tenham mais tempo para criar músicas e deixar que um software fique a gerir a agenda.

eco

Victoria’s Secret fica sem CEO. Jan Singer demitiu-se

Depois de dois anos no cargo, Jan Singer, a presidente executiva da Victoria’s Secret despediu-se, de acordo com o Financial Times. As razões para a saída não são ainda conhecidas, mas acontece numa altura em que a empresa de lingerie enfrenta uma forte quebra nas suas vendas.

ri.expresso

Em Portugal já se vendem negócios por catálogo (e por menos de mil euros)

A Ready2Start foi lançada na Web Summit e é a primeira startup nacional que disponibiliza negócios prontos a lançar. Estranho? Não tanto quanto parece.

Chiado é a 33.ª zona comercial mais cara do mundo

A zona de Causeway Bay, em Hong Kong ultrapassou novamente a 5.ª Avenida, em Nova Iorque, tornando-se a localização de comércio de retalho mais cara do mundo. Cada metro quadrado de loja custa, em Hong Kong, 24.606 euros por ano

ri.jornalnegocios

“Portugal tem um ecossistema de inovação a crescer”

No último ano, o financiamento do Banco Europeu de Investimento a Portugal aproximou-se dos dois mil milhões de euros.

Fecho dos mercados: Itália bate o pé a Bruxelas e agita bolsas. Petróleo recupera de queda acentuada

A discórdia em torno do orçamento de Itália voltou a penalizar as bolsas europeias. Isto num dia dominado pela subida dos juros italianos, mas também pela recuperação dos preços do petróleo e do euro.

ri.lusa

Investir em Angola torna economia portuguesa mais robusta

O embaixador de Angola em Portugal considerou hoje que a internacionalização das empresas portuguesas para Angola é uma “forma auspiciosa” de fazer crescer as duas economias, considerando as relações comerciais entre os dois países como complementares.

Espetáculo com ‘robertos’ e fado representa Portugal na China

O espetáculo de marionetas ‘Uma Tourada dos Diabos’, que combina os tradicionais ‘robertos’, a viola campaniça e o fado, da autoria de uma companhia de Évora, vai representar Portugal num festival na China, a partir de sábado.

Compras ‘tax free’ crescem 13% em Lisboa durante Web Summit

O turismo de compras ‘tax free’ na cidade de Lisboa cresceu 13% durante a cimeira de tecnologia Web Summit, que decorreu entre 05 e 08 de novembro em Lisboa, segundo os dados da Global Blue hoje divulgados.

ri.observador

OutSystems cria dois cursos de “low code” para licenciados

A OutSystems, empresa de desenvolvimento rápido de aplicações de software, anunciou esta quarta-feira a criação de dois cursos de requalificação em “Low Code Developer”, para licenciados, com o objetivo de dar resposta à crescente procura de profissionais na área das Tecnologias da Informação (TI) e de aprofundar “as competências ao nível da formação especializada de pós-graduação”, disse a empresa em comunicado.

Spotify e Apple Music ganham concorrência em Portugal — ficou disponível o YouTube Music

O YouTube Premium, que permite ouvir vídeos da app com o smartphone bloqueado, e o YouTube Music, o novo serviço de subscrição de música da Google, são lançados esta quarta-feira em Portugal.

jornaleconomico

Europa pronta para responder se Trump impuser tarifas sobre as importações de automóveis

Estados Unidos decidiram adiar a imposição de tarifas sobre os automóveis e componentes da União Europeia. No entanto, Cecilia Malmstrom, comissária europeia para o Comércio, reforça posição da Europa caso o presidente norte-americano decida impôr as taxas aduaneiras.

Via Verde lança novo portal para empresas

Fonte oficial da Brisa disse ao Jornal Económico que a empresa investiu 300 mil euros para criar o portal “Via Verde Business”.

A concorrência desleal no digital é o sucesso de uns e a desgraça de outros

Para Luís Santana, os media são no mundo digital um bom canal de comunicação de marcas e anunciantes com o seu target, como sempre foram no passado. A tecnologia permite um maior conhecimento dos consumidores e a complementaridade que não existia no offline.

Portugal emite 1.250 milhões de euros a cinco e 10 anos para reembolsar o FMI

Numa emissão com vista a financiar um novo pagamento antecipado ao FMI, o IGCP pagou 1,908% em dívida a 10 anos, face aos 1,939% pagos num leilão em outubro e aos 1,946% no mercado secundário. Na dívida a cinco anos, a taxa subiu ligeiramente para 0,702%.

ri.portugalnews

Arquitetura portuguesa distinguida com prémios internacionais

A OPENBOOK Architecture, atelier português de arquitetura, foi um dos principais vencedores portugueses dos prestigiados prémios mundiais “Architecture MasterPrize 2018”.

Fórum Económico Portugal – Marrocos 2018

O Fórum Económico Portugal – Marrocos, que conta com o apoio da AICEP, decorre no dia 29 de novembro, entre as 9h e as 13h, no Hotel Pestana Palace Lisboa.

Empresas indianas visitam Portugal

A Federação de Organizações Exportadoras Indianas e a Federação das Câmaras de Comércio e Indústria Indianas organizam uma Missão Empresarial a Portugal e Espanha, em novembro. No âmbito desta iniciativa, a Câmara de Comércio recebe, no dia 26 de novembro, uma delegação de cerca de 20 empresas indianas.