Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Excedente da balança comercial externa recua para 13,1 mil milhões
  2. Parlamento Europeu fixa meta de 32% para energias renováveis até 2030
  3. Dívida pública da China atinge 149% do PIB em 2020
  4. Estas são as nações que vão ‘mandar’ no mundo em 2050
  5. Lisboa teve a Web Summit, o Porto vai ter Tomorrow
  6. “Tóxico” é a palavra do ano
  7. Outros

1Excedente da balança comercial externa recua para 13,1 mil milhões

ri.lusa
O excedente do comércio externo da zona euro recuou, em setembro, para os 13,1 mil milhões de euros face aos 25,3 mil milhões homólogos, segundo dados hoje divulgados pelo Eurostat.

2Parlamento Europeu fixa meta de 32% para energias renováveis até 2030

jornaleconomico
“Esta decisão irá ainda permitir a redução da fatura energética da UE através da redução da importação de combustíveis fósseis (que atualmente é de mais de mil milhões de euros diários) e a promoção da indústria e do emprego europeus”, diz a APREN.

3Dívida pública da China atinge 149% do PIB em 2020

ri.lusa
A agência de ‘rating’ Moody’s alerta hoje para o crescente endividamento do setor público na China, que deve atingir 149% do Produto Interno Bruto (PIB), em 2020, devido a um modelo de crescimento económico assente no investimento.

4Estas são as nações que vão ‘mandar’ no mundo em 2050

dinheirovivo
Quais são os países que dentro de 30 anos vão dominar o planeta? A consultora PwC divulgou um relatório no qual apresenta as previsões de crescimento para 32 das maiores economias do mundo. A lista foi elaborada com recurso a dados referentes ao PIB (produto interno bruto) e PPC (paridade do poder de compra) de cada país.

5Lisboa teve a Web Summit, o Porto vai ter Tomorrow

ri.jornalnegocios
A Federação Académica do Porto (FAP) vai promover, no dia 21 de Novembro, na Alfândega do Porto, a primeira edição da Tomorrow Summit, evento sobre tecnologia e inovação.

6“Tóxico” é a palavra do ano

ri.observador
É oficial: a palavra do ano já foi escolhida. “Tóxico” foi a palavra eleita pelos dicionários britânicos Oxford. O anúncio foi feito pela conta oficial de Twitter esta quarta-feira.

7Outros

dinheirovivo

Passageiros dos comboios com mais direitos. Saiba o que pode mudar em Portugal

Parlamento Europeu quer aumentar indemnizações por atrasos e mais assistência para pessoas com deficiência.

ri.jornalnegocios

Onda de demissões no Governo de May arrasta bolsas. Banca britânica afunda

Os investidores acordaram animados com o acordo alcançado entre o Reino Unido e a União Europeia que permite avançar com o Brexit. Mas a manhã está a ser marcada por várias demissões no Governo de May, o que sugere que o acordo pode ser bloqueado dentro de portas. As bolsas inverteram a tendência e seguem já em queda, com a banca em destaque.

Turismo com o menor crescimento desde 2012. Dormidas caem pela primeira vez em nove anos

O turismo continua a crescer, com o número de hóspedes a atingir novos máximos. Mas o abrandamento é visível. Apesar do número recorde de hóspedes, o aumento é o menor em seis anos. Já as dormidas registam mesmo uma quebra, o que já não acontecia desde 2009.

Excedente comercial da União Europeia com os EUA aumenta até Setembro

Os desejos de Trump não estão a ser concretizados. Pelo menos é isso que os números sinalizam: o excedente comercial da União Europeia com os EUA continua a aumentar.

Portugueses casaram-se mais e divorciaram-se menos

O peso dos casamentos civis tem vindo a aumentar de ano para ano e já corresponde a dois terços do total. As uniões entre pessoas do mesmo sexo registaram o valor mais alto desde pelo menos 2011.

ri.lusa

Utilizadores do Instagram promovem cidade de Braga

O passado e o futuro de Braga vão ser mostrados ao mundo por 11 ‘instagramers’ nacionais e internacionais, que somam mais de três milhões de seguidores na rede social Instagram, num encontro que pretende tornar-se “icónico à escala global”.

População residente em Portugal continua a diminuir

A população residente em Portugal voltou a cair em 2017, apesar de ligeira redução da mortalidade, do decréscimo da emigração e do aumento da imigração, revelam dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgados hoje.

Portugal com maior verba da UE de remessas de emigrantes

Emigrantes portugueses enviaram um total de mais de 3,5 mil milhões de euros para Portugal em 2017.

Número de imigrantes em Portugal aumenta pelo quinto ano consecutivo – INE

O número de imigrantes em Portugal aumentou em 2017 pelo quinto ano consecutivo, estimando-se que tenham entrado no território 36.639 pessoas para residir no país, mais 6.714 face a 2016, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Exposição com peças raras evoca relações entre Portugal e Japão no Palácio da Ajuda

A exposição “Uma História de Assombro. Portugal-Japão séculos XVI-XX”, com biombos, lacas, cartografia e armaduras, vai estar patente no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa, de 29 de novembro a 27 de março de 2019, anunciou hoje esta entidade.

ri.observador

Zuckerberg proibiu executivos do Facebook de utilizar iPhones

A zanga entre Tim Cook, presidente executivo da Apple, e Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, fez com que os executivos da rede social fossem proibidos de utilizar iPhones, avança o New York Times.

Museu do Oriente mostra arte contemporânea de 23 criadores chineses

De acordo com o museu, a exposição “Purity, Purification – Arte Contemporânea Chinesa” é uma coprodução do Museu do Oriente e da CICA e apresenta a mais recente produção de arte chinesa.

ri.noticiasaominuto

Lisboa e Porto abraçam festival sobre a saúde mental

Mental arranca esta sexta-feira e dura até ao final do mês. Há filmes, debates e até um documentário para assistir.

jornaleconomico

EDP, Microsoft, Accenture e Cisco apoiam iniciativa do governo francês para Internet mais segura

A “Paris Call for trust and security in ciberspace” tem como objetivo estimular governos, ONG e empresas privadas a celebrarem acordos e desenvolverem medidas concretas para tornar o ciberespaço mais fiável.

Bolsa de Lisboa não escapa ao desânimo da Europa. Sonae tomba 3%

A Galp Energia e a Sonae Capital negoceiam em contraciclo, com ganhos superiores a 1%.

El Corte Inglés aumenta vendas para 7.585 milhões de euros

Crescimento é apenas de 0,4%, mas permite concluir que os piores tempos da guerra interna entre acionistas já ficou para trás.

ri.publico

Portugal quer usar fundos europeus para pagar Web Summit

A conferência irá receber cerca de 11 milhões de euros anuais ao longo da próxima década.

DS Smith vende fábrica de Ovar para ficar com a Europac

Grupo britânico DS Smith vai comprar a fabricante espanhola de papel e cartão Europac por 1,9 mil milhões de euros. E, para ver o negócio aprovado por Bruxelas, propôs a venda de três unidades na Europa. Uma delas é a unidade de cartão em Ovar