Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. A situação melhorou mas ainda somos mais pobres do que antes da crise
  2. Filiais estrangeiras produzem e investem mais. Trabalhadores ganham acima da média
  3. Estudo revela que 49% dos portugueses não denuncia “más condutas éticas” no trabalho
  4. Economia alemã abrandou temporariamente devido às exportações automóveis
  5. Dicas de poupança: cuidado com a Black Friday
  6. O Museu do Prado faz 200 anos e já pediu prenda de aniversário
  7. Outros

1A situação melhorou mas ainda somos mais pobres do que antes da crise

ri.diariodenoticias
Onde está o limiar da pobreza? Estatisticamente, em quem vive com um rendimento médio mensal igual ou inferior a 454 euros/mês. A evolução tem sido positiva. Mas há um grupo onde a situação tem piorado.

2Filiais estrangeiras produzem e investem mais. Trabalhadores ganham acima da média

ri.jornalnegocios
As filias de empresas estrangeiras presentes em Portugal pagam melhor, são mais produtivas e investem mais do que as empresas nacionais.

3Estudo revela que 49% dos portugueses não denuncia “más condutas éticas” no trabalho

jornaleconomico
Cerca de metade dos trabalhadores não denuncia as más condutas éticas por não acreditar que seriam tomadas medidas para alterar a situação, considerar que os abusos não são um assunto da sua responsabilidade ou que a denúncia poderia colocar em perigo o seu trabalho.

4Economia alemã abrandou temporariamente devido às exportações automóveis

ri.lusa
O Bundesbank afirmou hoje que a economia alemã abrandou no verão, mas por um efeito extraordinário devido à queda da produção no setor automóvel.

5Dicas de poupança: cuidado com a Black Friday

ri.expresso
Há pessoas que ficam à espera destes dias específicos para fazer determinadas compras. Mas será que vale mesmo a pena? Não tenho dúvidas de que em alguns casos valerá a pena – e muito. Mas tenho visto tantos casos relatados e têm-me chegado por mensagem tantos casos de pessoas que se sentiram enganadas que acho que vale a pena alertar mais uma vez para o engano de algumas promoções

6O Museu do Prado faz 200 anos e já pediu prenda de aniversário

ri.expresso
As comemorações começam esta segunda-feira e prolongam-se até 19 de novembro de 2019, quando se completam exatamente dois séculos desde a primeira exposição. Antes disso, a primeira campanha de crowdfunding do museu é uma oportunidade para os visitantes o presentearem.

7Outros

dinheirovivo

Startups e grandes empresas apresentam soluções para Lisboa

As startups finalistas do programa de inovação aberta Smart Open Lisboa deram a conhecer projetos que prometem facilitar a mobilidade na capital.

Fundo Ambiental tem 850 mil euros para redução de impacto ambiental

O Fundo Ambiental vai apoiar 22 projetos para reduzir o impacto ambiental e combater o desperdício alimentar, num valor superior a 850 mil euros.

Engenharia portuguesa apoia construção do maior telescópio do mundo

O projeto do edifício que vai prestar apoio técnico à construção do novo telescópio da ESO – Extremely Large Telescope (ELT) terá mãos portuguesas.

ri.expresso

Renault-Nissan. A queda do super-herói Carlos Ghosn

O presidente do grupo Renault foi detido no Japão, por suspeita de evasão fiscal de 38,5 milhões de euros. Em bolsa, o grupo perdeu 8,4%, destruindo 1,5 mil milhões.

Porto de Lisboa perdeu 31,2% das escalas em 10 anos

Numa década, o maior porto nacional aproxima-se do terceiro lugar do ranking. “São as greves e os pré-avisos de greve”, dizem os agentes de navegação para explicar o declínio.

ri.jornalnegocios

Conheça o português, o espanhol e o suíço que compraram o loteamento Efanor à Sonae por 30 milhões

A família dona da Telhabel, juntamente com o espanhol Gonzalo Alvargonzalez Figaredo e o suíço Daniel Klein, encabeça a sociedade que comprou a empresa que detém o “Loteamento Efanor” em Matosinhos.

Fecho dos mercados: Rússia coloca petróleo a cair e bolsas descem pela quarta sessão

O dia foi negativo para as bolsas, numa sessão em que o sector tecnológico foi o que mais pressionou. O petróleo regressou às quedas e os juros da dívida portuguesa subiram pela 11.ª sessão.

PSI-20 acompanha perdas da Europa com Galp a cair 2%

A bolsa nacional não escapou ao pessimismo das congéneres europeias, numa sessão em que a Galp desceu 2% e a EDP Renováveis mais de 1%, ditando a descida do PSI-20.

ri.lusa

União Europeia quer atrair turistas chineses para destinos menos “óbvios”

A directora-geral da Comissão Europeia para o Mercado Interno, Indústria, Empreendedorismo e PME, apontou hoje a necessidade de atrair turistas chineses para além dos destinos “óbvios”, reclamando maior integração na oferta turística europeia.

Mais lugares e aviões a jato: o que muda em 2019 na ligação Lisboa-Porto da TAP

A ponte aérea entre Lisboa e Porto da TAP passará a ser operada, em 2019, por aviões a jato, o que aumentará anualmente o número de assentos disponíveis para 220 mil, num crescimento de 50%, foi esta segunda-feira anunciado.

Portugal não pode continuar com crescimento potencial “anémico”

Carlos Costa avisou que Portugal não pode continuar com um “crescimento potencial anémico”, insistindo que o que separa o país das restantes economias são as diferenças de produtividade.

modalisboa

GQ Men Of The Year Awards

Os melhores looks dos convidados GQ Men of the Year Awards vestidos por designers nacionais.

ri.observador

‘Refabricator’ vai voar até à Estação Espacial para o seu 20º aniversário em órbita

Esta tecnologia vai reduzir a necessidade de materiais vindos da Terra, autonomizar o processo de reparação da estação e permitir que um dia seja possível fazer viagens de longo curso no espaço.

Não ceda ao impulso da semana da Black Friday. Aguente até sexta

Desligue a internet, leia um livro, veja séries, dê aos dados com um jogo de tabuleiro. Mas fuja das promoções antecipadas. Os melhores descontos só chegam mesmo na sexta-feira negra.

jornaleconomico

Fórum de Investimento em África garantiu 38,7 mil milhões de dólares para 49 projetos

O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) anunciou hoje que o Fórum de Investimento para África garantiu 38,7 mil milhões de dólares para 49 projetos de investimento em África, podendo chegar a 47 mil milhões.

Brexit: Responsáveis da UE vão debater extensão do período de transição até 2022

O negociador da União Europeia (EU) para o ‘Brexit’, Michel Barnier, admitiu hoje a possibilidade de prolongar a transição até finais de 2022, uma ideia que será debatida na cimeira de líderes do próximo domingo, para aprovar o esboço do acordo de saída.

EY vai recrutar mais 300 jovens em Portugal

O processo de recrutamento da EY para 2019 já arrancou e tem como finalidade conhecer e avaliar um conjunto alargado de estudantes no nosso país.

Investidores institucionais e de retalho levam Fundo Allianz AI a superar os mil milhões em património

Este fundo, lançado inicialmente na Europa em março de 2017, foi desenhado especificamente para beneficiar do potencial disruptivo da Inteligência Artificial (AI).

Apple corta produção de três novos modelos de iPhone

A fabricante de telemóveis reduziu a produção em um terço, das quase 70 milhões de unidades que deveriam ser distribuídas entre setembro e fevereiro pelos fornecedores.

ri.portugalnews

RoadShow Coimbra e Braga| Exportar Online

A AICEP irá realizar mais duas sessões do RoadShow “Exportar Online” no próximos dias 21 de novembro em Coimbra e 6 de dezembro em Braga, com a presença de Fernando Aparício, especialista do comércio eletrónico internacional.

Vice-Primeiro Ministro para os Assuntos Económicos promove um plataforma para as Startups

Uma plataforma para as startups deverá ser citada para apoiar a Tailândia no caminho de se tornar num país de startups.

Tailândia: Crescimento do Q3 desacelera com o abrandamento no turismo e nas exportações

Espera-se que o crescimento económico da Tailândia em julho-setembro tenha desacelerado em relação ao trimestre anterior, mostrou um relatório da Reuters, já que o abrandamento nas exportações e no turismo não compensam a recuperação do consumo privado.

Portugal sobe sete posições no “World Talent Ranking 2018”

Portugal sobe sete lugares e encontra-se na décima sétima posição no ranking “World Talent Ranking 2018”, registando subidas significativas em duas das dimensões avaliadas para a elaboração do ranking.

ri.publico

Telemóvel e computador da empresa fazem portugueses levar trabalho para casa

Estudo feito em 13 países europeus mostra que Portugal é o terceiro país em que mais empresas disponibilizam um telemóvel aos seus colaboradores.

Em Famalicão, jovens pintam lendas e tradições do concelho nas paredes

Através de intervenções artísticas nas paredes das freguesias, o Urban Youth quer “descentralizar a arte urbana” pelas mãos dos jovens de Vila Nova de Famalicão. A 6.ª edição do projecto acontece de 1 a 22 de Dezembro.