Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. ISEG revê em baixa crescimento do PIB para 2,1% a 2,3%
  2. Portugal tem a 6ª electricidade e o 4º gás mais caros da União Europeia
  3. Portugal é o país da UE que mais usa emprego pouco qualificado para exportar
  4. Brexit: PIB do Reino Unido recua 5,5% em dez anos com acordo e 8,7% sem acordo
  5. Amazon alcança novo recorde de vendas na Cyber Monday
  6. Esta app cria um banco de dados anónimos através da roupa. E acaba de chegar a Lisboa
  7. Outros

1ISEG revê em baixa crescimento do PIB para 2,1% a 2,3%

eco
O ISEG reviu em baixa a estimativa de crescimento homólogo do PIB este ano para 2,1% a 2,3%. Antes, via a economia crescer até 2,5%.

2Portugal tem a 6ª electricidade e o 4º gás mais caros da União Europeia

ri.jornalnegocios
No primeiro semestre, o preço médio da electricidade em Portugal era a sexto mais caro da União Europeia. No gás o país ficou no quarto lugar.

3Portugal é o país da UE que mais usa emprego pouco qualificado para exportar

ri.jornalnegocios
Um estudo de Bruxelas sobre o comércio extra-UE, excluindo as trocas entre Estados-membros, destaca Portugal como o terceiro país onde os empregos ligados a essas exportações mais cresceram. Porém, é o país que mais depende de trabalhadores pouco qualificados.

4Brexit: PIB do Reino Unido recua 5,5% em dez anos com acordo e 8,7% sem acordo

dinheirovivo
O Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido pode recuar 5,5% numa década com o atual acordo do ‘Brexit’ negociado entre Londres e Bruxelas.

5Amazon alcança novo recorde de vendas na Cyber Monday

ri.jornalnegocios
Os dias de descontos que antecedem a época natalícia têm-se traduzido em receitas maiores para a Amazon todos os anos. A última Cyber Monday foi o melhor dia da história da empresa.

6Esta app cria um banco de dados anónimos através da roupa. E acaba de chegar a Lisboa

ri.observador
A SUPA permite aos utilizadores guardarem e fornecerem os dados biométricos, de forma anónima, às empresas e, ao mesmo tempo, obterem retorno financeiro com isso. O centro tecnológico fica em Lisboa.

7Outros

dinheirovivo

Experiências de festivais são geridas a partir do Porto e criam emprego

Festicket conta com cinco pessoas no escritório da Founders Founders, a partir do qual tomam conta dos serviços da plataforma na Península Ibérica.

BEI. Portugal é o terceiro melhor do plano Juncker

“É uma história de sucesso”, diz presidente do BEI, Werner Hoyer. Plano Juncker emprestou até agora 5,5 mil milhões a projetos nacionais.

eco

Portugal 2020 tem execução mais atrasada que o QREN. Alentejo e Lisboa com o pior desempenho

A execução do atual quadro comunitário de apoio está mais atrasada do que o quadro anterior. Os programas operacionais do Alentejo e de Lisboa estão no fim da tabela.

ri.expresso

Trabalhadores de Lisboa e Porto gastam mais de uma hora por dia em transportes

Os habitantes de Lisboa e do Porto passam, em média, mais de uma hora por dia em deslocações, sobretudo entre casa e o trabalho. Esta é uma das conclusões do Inquérito à Mobilidade nas Áreas Metropolitanas do Porto (AMP) e de Lisboa (AML), realizado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) em 2017, cujos resultados definitivos foram esta terça-feira conhecidos.

BCP e Alipay querem ajudar comerciantes portugueses a atraírem turistas chineses

Banco liderado por Miguel Maya passa a disponibilizar os serviços da Alipay aos seus comerciantes com sistemas de pagamentos, que totalizam os 65 mil. Mais de três quartos dos turistas chineses que visitaram Portugal em 2017 eram utilizadores da plataforma da Alibaba.

Emissões de carbono atingirão este ano novo máximo histórico

O diretor executivo da Agência Internacional de Energia, Fatih Birol, alerta que apesar da vaga de projetos solares em várias regiões o sector energético mantém níveis preocupantes de emissões de CO2.

ri.jornalnegocios

Itália aproxima-se da Comissão Europeia cedendo sem mostrar que cede

A esperada reunião das quatro principais figuras do governo italiano terminou sem a mensagem esperada em Bruxelas e pelos mercados: as metas orçamentais são para manter. Contudo, as autoridades transalpinas ponderam redimensionar o impacto orçamental de duas das medidas-bandeira prometidas pelo 5 Estrela e pela Liga.

Wall Street no vermelho após Trump ameaçar com tarifas sobre todos os bens chineses

Depois de o presidente dos Estados Unidos ter voltado a ameaçar aplicar uma taxa alfandegária de 25% sobre todos os bens importados da China, as principais praças norte-americanas negoceiam em queda face à preocupação dos investidores quanto ao agravar da disputa comercial entre Washington e Pequim.

ri.lusa

The National são a primeira confirmação para o festival Paredes de Coura

Banda norte-americana regressa, uma vez mais, a Portugal, depois de este ano ter actuado no festival Nos Alive. Tocam no Minho no dia 14 de Agosto.

Delta Airlines vai voar todos os dias de Nova Iorque para os Açores

A companhia aérea Delta Airlines vai voar todos os dias entre Nova Iorque e Ponta Delgada na operação de verão de 2019, aumentando em cerca de 400 os lugares por semana, anunciou a operadora.

O tratamento da esclerose múltipla pode estar nas folhas de mirtilo

Um projeto de investigação da Universidade de Coimbra que aposta na folha de mirtilo para tratamento da esclerosa múltipla foi contemplado com uma Bolsa do INOV C 2020, financiada por fundos comunitários, foi hoje anunciado.

Consórcio europeu inventa solução antissísmica. E tem mão portuguesa

Um consórcio europeu inventou uma solução antissísmica para edifícios, que já está a ser comercializada, anunciou hoje a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), que participou no projeto.

Dois projetos portugueses na final dos World Summit Awards

Os dois projetos foram escolhidos entre mais de 400.

ri.observador

Winter Market Stylista: o que é que o mercado de Maria Guedes tem?

Tem peças a preço de saldo, produtos sustentáveis e árvores de Natal solidárias. Com 100 marcas de moda e decoração, o mercado de inverno de Maria Guedes regressa já no próximo fim de semana.

jornaleconomico

Angola dita regras para importação de 54 produtos

Uma lista de 54 produtos sobre os quais incidem medidas para acelerar a substituição de importações, foi apresentada nesta segunda-feira, em Luanda, numa iniciativa do Ministério da Economia e Planeamento angolano.

Banqueiros discutem futuro do setor financeiro no Fórum Banca 2018

O Fórum Banca, organizado pela PwC e pelo Jornal Económico, realiza-se esta quinta-feira, 29 de novembro, no Pestana Palace, em Lisboa. Carlos Costa, Faria de Oliveira, Paulo Macedo, Miguel Maya e António Ramalho serão alguns dos oradores.

Disparidade salarial com menor taxa de crescimento desde 2008

O relatório deste ano apresenta os resultados de um exame detalhado das desigualdades salariais entre homens e mulheres, de modo a compreender melhor as disparidades salariais a nível global.

Comércio garante 36 milhões de postos de trabalho na União Europeia

Dois novos estudos publicados, nesta terça-feira, 27 de Novembro, pela Comissão Europeia revelam a importância crescente das exportações da UE para as oportunidades de emprego dentro e fora da Europa.

ri.portugalnews

Classe média-alta (afluente) é o novo mercado de consumo do Sudeste Asiático

Os “afluentes” da região chegarão a 136 milhões até 2030, substituindo a classe média como impulsionadora do crescimento económico e criando vastas oportunidades para as empresas de produtos de consumo, segundo um novo relatório da BCG.

RoadShow Braga| Exportar Online

A AICEP realiza no próximo dia 6 de dezembro em Braga a última sessão de 2018 do RoadShow “Exportar Online” com a presença de Fernando Aparício, especialista do comércio eletrónico internacional.

Empresas tailandesas otimistas sobre comércio

Na Tailândia, com um forte impulso económico, as empresas do país estão otimistas em relação às perspetivas do comércio internacional, diz o último relatório de negócios do HSBC Navigator.

ri.publico

Elas estão a destruir maquilhagem contra os ideais de beleza sul-coreanos

Um pouco por todo o país, as mulheres estão a destruir produtos de cosmética e a cortarem o cabelo por discordarem dos ideais de beleza impostos pela sociedade. O mote é escape the corset.