Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Portugal é o 34.º país mais competitivo do mundo
  2. Economia dos EUA cresceu 3,5% no terceiro trimestre, confirma segunda estimativa
  3. Brexit pode fazer economia britânica contrair até 0,7%, mas saída desordeira seria pior
  4. Portugueses entre os europeus que mais trabalham a partir de plataformas digitais
  5. Ikea tem nova concorrência em Portugal. Kinda Home abriu portas no Porto
  6. Portugal esgota venda de livros de alguns autores na Feira de Guadalajara
  7. Outros

1Portugal é o 34.º país mais competitivo do mundo

ri.noticiasaominuto
A melhor classificação de Portugal foi obtida nas infraestruturas.

2Economia dos EUA cresceu 3,5% no terceiro trimestre, confirma segunda estimativa

ri.lusa
A economia norte-americana cresceu a um ritmo anual de 3,5% no terceiro trimestre, confirmou hoje o Departamento do Comércio, numa segunda estimativa que reviu em baixa o consumo das famílias.

3Brexit pode fazer economia britânica contrair até 0,7%, mas saída desordeira seria pior

ri.lusa
A economia britânica poderá contrair 0,7% nos próximos 15 anos se adotar o plano para o ‘Brexit’ favorecido pelo governo, mas sem acordo pode encolher 7,6%.

4Portugueses entre os europeus que mais trabalham a partir de plataformas digitais

ri.publico
Inquérito feito em 14 países da União Europeia conclui que 10,6% da população adulta em Portugal já prestou algum tipo de serviço através de plataformas digitais. Só o Reino Unido e a Espanha apresentam percentagens mais elevadas.

5Ikea tem nova concorrência em Portugal. Kinda Home abriu portas no Porto

jornaleconomico
A Kinda Home investiu 20 milhões de euros na primeira loja em Portugal e criou 150 postos de trabalho na Estrada da Circunvalação.

6Portugal esgota venda de livros de alguns autores na Feira de Guadalajara

ri.lusa
Em três dias, venderam-se cerca de 1.500 livros de autores portugueses no espaço de Portugal na Feira do Livro de Guadalajara, no México, e já se esgotaram títulos de alguns escritores, que não será possível repor.

7Outros

dinheirovivo

Fazedores alertam para “fuga de cérebros” devido a normas para reter talento

Três dezenas de líderes tecnológicos alertam que na Europa as políticas que permitem aos funcionários das startups terem ações são “inconsistentes”.

Aceleradora apoiada por Gates e Bezos anda à procura de startups

Village Global tem 150 mil dólares para investir em cada startup e um programa de aceleração que arranca janeiro e até oferece participação virtual.

eco

Bruxelas quer acabar com a emissão de gases poluentes até 2050

Um dos objetivos propostos por Bruxelas é que as energias renováveis sejam a fonte de 80% da eletricidade utilizada na União Europeia, até meados do século.

ri.lusa

PSI20 sobe 0,70% com bolsas europeias divergentes

O índice de referência da bolsa de Lisboa (PSI20) subiu hoje 0,70% para 4.870,14 pontos, num dia em que as principais bolsas europeias terminaram divergentes.

Comércio externo do G20 volta a crescer no 3.º trimestre mas a ritmo mais lento

O comércio externo no conjunto do G20 voltou a crescer no terceiro trimestre, depois do recuo constatado no segundo, mas a um ritmo muito baixo, devido essencialmente à subida do preço do petróleo, indicou hoje a OCDE.

Receitas fiscais de Portugal abaixo da zona euro em 2017

As receitas totais provenientes de impostos e cotizações sociais representaram, em 2017, em Portugal, 36,9% do produto interno bruto, abaixo das médias da zona euro (41,4%).

Sistemas de Incentivos Portugal 2020 com execução de”apenas 28,5%” no fim de 2017

A taxa de execução dos Sistemas de Incentivos do Portugal 2020 no final de 2017 “era apenas 28,5%”, concluiu uma auditoria do Tribunal de Contas hoje divulgada.

Escritora Margaret Atwood anuncia continuação de “História de uma serva”

A escritora Margaret Atwood anunciou que está a escrever a sequela de “The Handmaid’s Tale” e que o livro, intitulado “The Testaments”, será publicado em setembro de 2019, revelou hoje a editora britânica Penguin.

Exposição de Paula Rego é “primeiro passo” para a mostrar em França

O conselheiro cultural da Embaixada de Portugal em França, João Pinharanda, disse hoje, em Paris, que a exposição “Os contos cruéis de Paula Rego” é um “primeiro passo” para dar a conhecer a artista ao público francês.

Trump considera a Fed um problema maior para a economia dos EUA do que a China

O Presidente norte-americano insistiu hoje nos ataques ao banco central dos EUA (Reserva Federal – Fed), considerando-o “um problema maior do que a China” para a economia norte-americana, adiantando que não está “nem um pouco contente” com o presidente da instituição.

ri.jornalnegocios

Polyanswer: Químicos do Minho “impactam” fábricas e militares

A produtora de fluidos dilatantes para protecção de impactos está a explorar a área da Defesa e a “dar o peito às balas” na indústria, com a venda de matéria-prima para materiais de trabalho ou desportivos.

Fitch vê Portugal a crescer apenas 1,5% em 2019

A agência de rating, que pode pronunciar-se sobre Portugal na sexta-feira, prevê que a economia trave de 2,1% este ano para 1,5% em 2019.

Xi Jinping anuncia que a China vai alargar acesso ao investimento estrangeiro

A apenas dois dias do encontro com Trump na cimeira do G20, o presidente chinês aproveitou a visita oficial a Espanha para anunciar a abertura ao investimento estrangeiro – uma das exigências dos EUA para estabelecer o acordo comercial que poderá pôr termo ao conflito comercial entre as duas maiores economias do mundo.

ri.noticiasaominuto

Jovens empresários organizam no Porto semana do empreendedorismo

A Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) organiza de 05 a 07 de dezembro, no Porto, uma semana dedicada ao empreendedorismo e internacionalização que inclui uma feira do empreendedor, uma conferência europeia e um encontro dedicado à CPLP.

Portos do continente registam quebra de 3,8% na carga movimentada

Os portos do continente registaram, entre janeiro e setembro, uma quebra de 3,8% na carga movimentada, fixando-se em quase 70,7 milhões de toneladas, segundo a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT).

ri.observador

Gwyneth Paltrow lança linha de roupa com tamanhos grandes

O site da atriz norte-americana juntou-se à marca Universal Standard para criar uma coleção cápsula de cinco peças com vários tamanhos, entrando, assim, a pés juntos no universo “plus-size”.

jornaleconomico

Portugal já escolheu formato de faturação eletrónica na contratação pública

Portugal vai adoptar o formato UBL 2.1 (Universal Business Language) para a faturação eletrónica nos termos da ISO/IEC19845:2015. Esta decisão decorre da Directiva Europeia 2014/55/EU, considerada o primeiro grande marco da massificação da utilização da fatura eletrónica na Europa.

Portugal é um dos países favoritos dos turistas da América do Sul para viajar

Já os europeus preferiram o México, Cuba, República Dominicana e Brasil. O Fórum Global sobre Estatísticas do Turismo bianual, organizado pelo Eurostat e pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico, decorrer entre esta quarta e sexta-feira na América Latina pela primeira vez.

ri.portugalnews

Empresas exportadoras devem acautelar proteção contra novos riscos

MDS e Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa (CCIP) auxiliam empresas na internacionalização.

Candidaturas abertas para a 2ª edição do Export Advance Lisboa

Estão abertas as inscrições para o Programa Avançado de Internacionalização Export Advance Lisboa – 2ª edição, que decorrerá entre 29 de janeiro e 25 de junho de 2019.

RoadShow Braga| Exportar Online

A AICEP realiza no próximo dia 6 de dezembro em Braga a última sessão de 2018 do RoadShow “Exportar Online” com a presença de Fernando Aparício, especialista do comércio eletrónico internacional. INSCREVA-SE!

“CPM Moscow” primavera de 2019

Decorrerá em Moscovo, de 25 a 28 de fevereiro 2019, no Parque de Exposições “Expocentre”, a 32ª edição da Feira Internacional de Moda Masculina, Feminina, Infantil, Nupcial, Lingerie e Acessórios de Moda “CPM – Collection Première Moscow”.

ri.publico

Lobo Antunes, o maestro galanteador — ou a importância das pernas num mundo de intelectuais muy aburridos

O autor português está divertido na Feira do Livro de Guadalajara, onde há dez anos lhe deram o Prémio Juan Rulfo e continuam a tratá-lo por mestre. Ali deixou um recado para Donald Trump (“Ele que vá à merda”) e elogios rasgados à “nobre” cultura mexicana.

Emissões de CO2 sobem pela primeira vez em quatro anos

Os resultados das emissões de gases com efeito de estufa estão muito aquém das metas definidas (e necessárias) para cumprir o Acordo de Paris, diz a ONU – que pede aos governos que sejam mais ambiciosos para travar este aumento.