Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Vendas no comércio a retalho aceleraram para 5,2% em outubro
  2. Clima de negócios sobe em novembro na zona euro
  3. Portugal e Marrocos estudam projetos conjuntos em África
  4. Londres é a melhor cidade do mundo. Lisboa é a 57.ª
  5. “Make it easy”. Alibaba quer facilitar a vida às marcas portuguesas que querem chegar a consumidores chineses
  6. UNESCO anuncia reggae jamaicano como Património Imaterial da Humanidade
  7. Outros

1Vendas no comércio a retalho aceleraram para 5,2% em outubro

jornaleconomico
O Índice de Volume de Negócios no Comércio a Retalho registou uma variação homóloga de 5,2% em outubro (1,1% no mês anterior).

2Clima de negócios sobe em novembro na zona euro

ri.lusa
O principal indicador que mede o clima de negócios na zona euro recuperou 0,08 pontos em novembro, face a outubro, para os 1,09, divulgou hoje a Comissão Europeia.

3Portugal e Marrocos estudam projetos conjuntos em África

dinheirovivo
Setores automóvel, energético, têxtil e tecnológico são considerados estratégicos.

4Londres é a melhor cidade do mundo. Lisboa é a 57.ª

eco
A capital portuguesa está entre as 100 melhores cidades do mundo em 2019, ocupando a 57.ª posição do ranking da Resonance. As pontuações são dadas de acordo com vários critérios e avaliações online.

5“Make it easy”. Alibaba quer facilitar a vida às marcas portuguesas que querem chegar a consumidores chineses

eco
O crescimento da classe média chinesa conjugado com o aumento de utilizadores de internet faz com que o grupo Alibaba queira as empresas portuguesas a vender os seus produtos no mercado chinês.

6UNESCO anuncia reggae jamaicano como Património Imaterial da Humanidade

ri.lusa
A música reggae jamaicana foi hoje inscrita na lista do Património Cultural Imaterial da Humanidade por uma comissão especializada da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

7Outros

ri.diariodenoticias

Portugal/China: Portugueses em Macau, do receio da transição ao ‘boom’ de quadros liberais

Quase 20 anos após a transição de Macau para a China, o receio sentido pela comunidade portuguesa deu lugar a uma nova geração de quadros liberais, disseram à Lusa dirigentes associativos.

dinheirovivo

Bruxelas quer fiscalizar investimento estrangeiro em empresas da UE

Bruxelas quer garantir mais transparência no processo de investimento estrangeiro em empresas de setores “chave” dos Estados-membros.

ri.expresso

Web Summit pode gerar receitas de 386 milhões de euros e atrair 120 mil participantes em 2028

Considerando três cenários, que fazem variar, por exemplo, a evolução do número de visitantes e o número de noites dormidas em Portugal, um relatório do Gabinete de Estratégia e Estudos do Ministério da Economia estima o impacto económico da Web Summit até 2028. Só em receitas fiscais, o evento pode gerar 93,9 milhões de euros.

Estes são os presentes que os portugueses vão oferecer mais vezes no Natal

A maior parte das pessoas prefere os centros comerciais para fazer as habituais compras da época. Já escolheu as suas?

ri.jornalnegocios

Aveiro: Empresas nacionais ganham em número mas não nas exportações

Sozinha, a fábrica da Renault em Cacia vende mais para o exterior do que as restantes nove maiores exportadoras de Aveiro. Mas a maioria delas é portuguesa.

Fecho dos mercados: Bolsas europeias no verde à espera do G20. Petróleo recupera de mínimos

As principais praças europeias encerraram com ganhos, numa altura em que os investidores aguardam pela reunião do G20. O petróleo recuperou de mínimos e o dólar desce.

O advento da voz e do marketing automation

Hoje o consumidor já interage com as marcas quando e como quer, sobretudo através de dispositivos móveis, mas os assistentes virtuais, nos EUA, já têm uma curva de adopção mais rápida do que a dos smartphones, pois permitem, por exemplo, o atendimento ao cliente 24h/7dias.

ri.lusa

COP24: tecnologia, pessoas e natureza estão no centro da cimeira

As novas tecnologias favoráveis ao clima, a população como líder da mudança e o papel da floresta são os temas centrais que a Polónia quer ver discutidos na reunião mundial do clima, no domingo.

Taxa de desemprego terá sido de 6,7% em outubro.

Em setembro, a taxa de desemprego foi de 6,6% e desde 2002 que não se registava um valor tão baixo.

Estado regista excedente de 259 ME em outubro, melhor que no homólogo

O excedente orçamental em contas públicas totalizou 259,4 milhões de euros até outubro, uma melhoria de 2.072 milhões de euros face ao período homólogo, segundo a síntese de execução orçamental divulgada hoje pela Direção-Geral do Orçamento.

Festa do Cinema em Português começa sexta-feira em Cabo Verde

O Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa – FESTin arranca sexta-feira no Centro Cultural Português, na cidade da Praia, com filmes de países de língua portuguesa, programação infantil e uma oficina de produção.

modalisboa

Filipe Augusto vence Prémios Novos 2018 na categoria de moda

Filipe Augusto foi o vencedor dos Prémios Novos 2018 na categoria de Moda. Este prémio representa mais um importante reconhecimento do talento do jovem designer que este ano já conquistou o 1º lugar do concurso Sangue Novo da ModaLisboa, em março, e o prémio FashionClash, em junho.

Filipe Faísca apresenta coleção ‘inocência’ na Moda Madeira

Filipe Faísca vai encerrar o primeiro dia de desfiles do Moda Madeira 2018. Depois do sucesso da sua apresentação na ModaLisboa, o criador mostra na Madeira a coleção ‘Inocência’ inspirada nos bordados típicos da região e que resultou de um projeto desenvolvido ao longos dos últimos meses entre a marca Filipe Faísca e o IVBAM – Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira. O desfile realiza-se amanhã, no Madeira Tecnopolo, e vai contar também com a presença de criadores da Madeira, Cabo Verde, Açores e Canárias.

jornaleconomico

Há vida além da bitcoin. Conheça as moedas virtuais concorrentes

Criptomoedas… Há muitas. É dinheiro digital que pode entrar ou sair dos seus bolsos através de moedas virtuais –dinheiro virtual que é utilizado para diversos tipos de transações ou de ‘tokens’ – que representam ativos ou algo que tenha um valor específico atribuído. Aqui apresentamos as principais concorrentes à mãe das moedas virtuais.

Estado arrecadou mais 1.726 milhões de euros em impostos

Até outubro, a receita fiscal aumentou 5% para 35.933 milhões de euros devido sobretudo ao aumento dos impostos directos, em particular, do IRC que contribuiu com 505 milhões de acréscimo de receita. E do IVA, cuja receita aumentou 4,8%, mais 619 milhões de euros.

Quatro portugueses nos vencedores de bolsas do Conselho Europeu de Investigação

Quatro investigadores portugueses, três dos quais a trabalhar em Portugal, constam da lista de 291 vencedores do concurso de Bolsas de Consolidação de 2018, e vão receber mais de 8 milhões de euros, anunciou hoje o Conselho Europeu de Investigação.

ri.portugalnews

A Economia Digital da Indonésia dominará o Sudeste Asiático em 2025

Um novo estudo indica que a economia digital na Indonésia deve chagar aos 100 mil milhões de dólares americanos em 2025.

ri.publico

Portugal2020: 46 empresas desistiram de receber apoios

Auditoria do Tribunal de Contas alerta para falta de fiabilidade do sistema de recuperação de dívidas nos apoios europeus.

“Não, a Internet não vai desaparecer”, responde a Comissão Europeia aos youtubers

“Uma informação errada, ainda que partilhada 1500 vezes, não passa a ser verdade”, escreve a representante da Comissão Europeia em Portugal a vídeos virais críticos da proposta de directiva de direitos de autor.

ri.sol

Diga adeus ao bloqueio geográfico ao fazer compras online na UE

Novas regras põem fim à “discriminação injustificada no comércio em linha dentro da União Europeia (UE) por razões relacionadas com a nacionalidade ou o local de residência do cliente”, explica Parlamento Europeu