Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. ONU coloca duas ‘têxteis’ de Guimarães no clube restrito das boas práticas empresariais
  2. Economia, dívida e trabalho. É nisto que Portugal está pior que os outros
  3. Para exportar 10 euros Portugal tem de importar quatro euros
  4. App portuguesa permite comunicação a quem tem limitações na voz
  5. 5 truques das lojas para o fazerem gastar mais no Natal
  6. Cinemateca mostra todo o cinema de Manoel de Oliveira, “o visível e o invisível”
  7. Outros

1ONU coloca duas ‘têxteis’ de Guimarães no clube restrito das boas práticas empresariais

jornaleconomico
Para serem aceites, Scoop e TMG Automotive tiveram de fazer uma descrição completa das suas ações e evidenciar como integram os valores das Nações Unidas.

2Economia, dívida e trabalho. É nisto que Portugal está pior que os outros

eco
Portugal está pior na estabilidade macroeconómica, na dimensão do mercado e nas competências da mão-de-obra. Nas áreas onde compara bem, Portugal regista desempenhos maus em alguns subindicadores.

3Para exportar 10 euros Portugal tem de importar quatro euros

jornaleconomico
As exportações têm 44% de conteúdo de importações, sendo a componente do PIB que mais compras exige ao exterior. E são a que tem menor impacto marginal no PIB.

4App portuguesa permite comunicação a quem tem limitações na voz

ri.lusa
Uma aplicação desenvolvida por estudantes de engenharia informática na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) permite a quem tem limitações na voz comunicar de forma eficaz no seu quotidiano, foi hoje anunciado.

55 truques das lojas para o fazerem gastar mais no Natal

dinheirovivo
Não é muito difícil ultrapassar o orçamento familiar durante a época de festas, especialmente desde que as lojas estão já projetadas de forma a levar os consumidores a gastar demais.

6Cinemateca mostra todo o cinema de Manoel de Oliveira, “o visível e o invisível”

ri.lusa
A Cinemateca Portuguesa vai iniciar, este mês, a exibição integral da obra de Manoel de Oliveira, com a projeção de “Non, ou a Vã Glória de Mandar”, no dia 11, data do aniversário do realizador, indica a programação.

7Outros

dinheirovivo

Huawei promete aumentar investimento e assina acordo com Altice

Multinacional chinesa vai trabalhar com Altice no desenvolvimento do 5G em Portugal.

Multinacional chinesa vai trabalhar com Altice no desenvolvimento do 5G em Portugal.

Daniel Traça, reitor da Nova SBE, alertou que a China não se pode dar ao luxo de uma crise económica no país, num momento em que a sua taxa de crescimento anual se aproxima dos 6,5%, o valor mínimo definido no plano quinquenal do país entre 2016 e 2020.

ri.expresso

10 Dicas para a sua empresa “entrar” na China

A mudança em curso no modelo de desenvolvimento da segunda maior economia do mundo abre oportunidades para a exportação e o investimento portugueses. Mas exige o conhecimento de algumas regras de ouro, segundo Peter Williamson, professor de gestão internacional em Cambridge, que esteve em Portugal antes da visita esta semana do presidente chinês

ri.jornalnegocios

Fecho dos mercados: Tréguas entre EUA e China elevam bolsas e euro. Juros cedem para mínimos e petróleo dispara

As bolsas europeias fecharam com ganhos acentuados, animadas pelo acordo entre EUA e China que suspende a guerra comercial. O petróleo disparou, os juros deslizaram e o euro reforçou-se, tal como o ouro, uma vez que os investidores deixaram de sentir necessidade de se refugiar no dólar.

Lisboa sobe mais de 1,5% na melhor sessão desde Junho

A Europa registou ganhos acentuados e Lisboa acompanhou a tendência. O PSI-20 encerrou em alta pela quarta sessão consecutiva, naquela que foi a maior subida desde Junho, à boleia da valorização da Galp Energia e das papeleiras.

Apple deve esperar até 2020 para apresentar iPhone com 5G

A decisão da Apple de esperar até 2020 para apresentar um novo iPhone com acesso à rede 5G pode penalizar a empresa, afirmam os analistas. Rivais como a Samsung devem começar a disponibilizar telemóveis com esta tecnologia já no próximo ano.

Portugal é dos que mais gasta em pensões de sobrevivência. “Ainda são necessárias?”

A pergunta é colocada pela OCDE, que mostra que Portugal está entre os países que mais gasta em pensões de sobrevivência e onde o peso da despesa mais subiu. Esta pensão é atribuída aos viúvos de forma permanente logo a partir dos 35 anos, uma regra que a OCDE defende que deve mudar.

ri.lusa

Sting é a primeira confirmação do Festival Marés Vivas em Gaia para 2019

O britânico Sting é a primeira confirmação do Festival Marés Vivas em Vila Nova de Gaia, que decorre de 19 a 21 de julho, depois de ter passado pelo evento em 2017, adiantou hoje à Lusa a PEV Entertainment.

Moçambique deve ficar em `default` mesmo havendo acordo com credores (Moody`s)

A agência de notação financeira Moody’s avisou hoje que deverá manter Moçambique em incumprimento financeiro (‘default’) mesmo que o acordo com os credores seja oficializado, argumentando que implica perdas para os investidores face ao acordo original.

Guimarães expõe “um dos mais secretos segmentos de trabalho” de Rui Chafes

A exposição “Desenhos sem Fim”, de Rui Chafes, concebida para o Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG), é inaugurada no próximo sábado e completa o ciclo expositivo deste ano da instituição vimaranense, que prossegue até fevereiro.

Dívida pública atinge novo recorde em outubro de 251,1 mil ME

A dívida pública aumentou 2,1 mil milhões de euros em outubro, face a setembro, para os 251,1 mil milhões de euros, atingindo um novo recorde, divulgou hoje o Banco de Portugal (BdP).

modalisboa

Moda e Artesanato – aula aberta de Filipe Faísca no ISCTE

Filipe Faísca vai dar uma aula aberta sobre Moda e Artesanato no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, no próximo dia 5 de dezembro, das 18h00 às 20h00.

ri.observador

Os sabonetes com gorro e a moda feita de plástico reciclado

O plástico reciclado já chegou à moda, a Nespresso convidou uma designer para tomar café e há um Fofo que lhe deixa a cara num brinco. Os sabonetes da Castelbel já se agasalharam, e você?

Uber está a negociar aquisição de Bird, uma startup de aluguer de trotinetas elétricas

A Uber já tem uma participação pequena na Lime, que também opera em Lisboa, mas estará a negociar um acordo de aquisição com uma rival: a Bird.

jornaleconomico

Probe.ly levanta mais de meio milhão de euros em nova ronda de financiamento

A Busy Angels, Novabase e Shilling Capital juntam-se aos investidores da empresa de cibersegurança, a Bright Pixel e a Caixa Capital. O objetivo da startup é desenvolver o produto.

Portugal tem 4 ‘business schools’ no grupo das 95 melhores da Europa. Veja aqui o ranking

Católica-Lisbon, Nova SBE, Porto Business School e ISCTE figuram na lista do Financial Times, liderada pela britânica LBS. A ISCTE Business School foi a portuguesa que mais subiu no espaço de um ano.

Siza Vieira: China é “parceiro amigo”, mas Portugal quer “investimento produtivo”

Na conferência “Portugal-China, uma relação com futuro”, em Lisboa, ministro da Economia reforçou que China é “um parceiro comercial muito significativo”, desde logo por ser o 13.º cliente de exportações.

ri.portugalnews

Tailândia: Tensões de crescimento

A recuperação económica do ano passado deve esgotar-se no ano que vem, com os especialistas alertando sobre a desaceleração do crescimento.

Laos: Reestruturação da economia

Para garantir um crescimento económico estável, o Laos deve ser aconselhado a reestruturar a economia com vistas à estabilidade e sustentabilidade, e de forma a reverter a desaceleração atual, aconselhou um importante analista.

ri.publico

Em Wall Street, os homens já não querem estar ao lado de mulheres

Os efeitos do movimento MeToo estão a fazer com que os homens evitem viajar ao lado de mulheres. Ou, se estiverem em reuniões privadas, manterem a porta aberta. Em vez de assistir a uma correcção de comportamentos, as mulheres estão a ser excluídas e os homens afastam-se de uma queixa de assédio sexual para serem acusados de discriminação com base no género, explica um advogado especialista em questões laborais.