Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Portugal está na vanguarda da nanotecnologia
  2. Volume de negócios na indústria cresce 5,4% em outubro
  3. Portugal é o país com as melhores políticas climáticas
  4. Economia do Japão regista maior contracção desde 2014
  5. Brexit: Crescimento do Reino Unido desacelera entre agosto e outubro
  6. Fim das facturas em papel pouparia 280 mil árvores de serem cortadas por ano
  7. Outros

1Portugal está na vanguarda da nanotecnologia

dinheirovivo
Fio de pesca que brilha no escuro, cortinas com luzes LED incorporadas ou rodapés inteligentes que monitorizam inundações são alguns dos projetos. A Europa quer abolir o uso de crómio até 2030 e a Simoldes quer estar na vanguarda das soluções

2Volume de negócios na indústria cresce 5,4% em outubro

ri.lusa
O índice de volume de negócios na indústria cresceu 5,4% em outubro (1,9% no mês anterior), na comparação nominal homóloga, informou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

3Portugal é o país com as melhores políticas climáticas

ri.observador
Em termos globais, Portugal ocupa o 14º lugar no desempenho em relação às alterações climáticas, mas num dos parâmetros (que integra o índice global) conseguiu o primeiro lugar.

4Economia do Japão regista maior contracção desde 2014

ri.jornalnegocios
O gabinete de estatísticas reviu em baixa os números do PIB para o terceiro trimestre – de uma contracção de 1,2% para 2,5%, num período marcado por um série de desastres naturais.

5Brexit: Crescimento do Reino Unido desacelera entre agosto e outubro

ri.lusa
O Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido cresceu 0,4% entre agosto e outubro, contra 0,6% nos três meses precedentes, informou hoje a agência nacional de estatística britânica (ONS nas siglas em inglês).

6Fim das facturas em papel pouparia 280 mil árvores de serem cortadas por ano

ri.publico
Com o fim das facturas em papel poderão ser poupadas 281 mil árvores, o equivalente a 281 campos de futebol. A estimativa é da associação Zero.

7Outros

dinheirovivo

Funcionários públicos com 70 anos poderão trabalhar mais cinco

Os funcionários públicos que atinjam 70 anos vão poder continuar a trabalhar no Estado por um período máximo de cinco anos.

Lisboa ganha mais de 30 hotéis até 2020

Nos próximos dois anos vão nascer pelo menos 30 hotéis na capital, segundo um estudo das consultoras PwC e Essentia.

eco

Moody’s mais otimista para a banca nacional. Sobe perspetiva para “positivo”

A queda do malparado levou a agência de notação financeira a melhorar a perspetiva para o setor financeiro nacional. Passou o outlook para “positivo”.

Youtuber mais bem pago de 2018 tem sete anos. Top 10 arrecadou mais de 180 milhões de dólares

Os dez youtubers mais bem pagos do ano arrecadaram coletivamente 180 milhões de dólares. O líder da lista, Ryan, de sete anos, duplicou os ganhos desde o ano passado.

Investidores nacionais põem “todos os ovos no mesmo cesto” mas assumem pouco risco

A tradição mantém-se. Chegada a hora de escolher onde aplicar o seu dinheiro, os investidores portugueses continuam a ter o mau hábito de “colocar todos os ovos no mesmo cesto”. Esta tendência é percetível num estudo da Schroders que procurou avaliar a forma como os investidores a nível global tomam decisões de investimento, tendo também olhado para a realidade nacional.

ri.expresso

Uber prepara entrada em bolsa no primeiro trimestre de 2019

A multinacional norte-americana rivaliza com a Lyft na corrida à bolsa. Uber poderá protagonizar a maior entrada em bolsa do próximo ano e uma das cinco maiores da história.

ri.jornalnegocios

May confirma cancelamento da votação e anuncia negociações urgentes com UE

Depois de confirmar o cancelamento da votação sobre o acordo de saída da UE, primeira-ministra britânica partilha das preocupações dos deputados britânicos relativamente ao “backstop” para evitar uma fronteira rígida entre as duas Irlandas. Como tal, May revelou que vai encetar negociações com carácter de urgência para discutir eventuais alterações à solução encontrada.

ri.lusa

Atividade económica desacelera na OCDE e em Portugal

A atividade económica na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) como um todo e em Portugal deverá continuar a desacelerar, segundo indicadores da organização hoje divulgados.

Problemas de direitos humanos persistem em Portugal apesar de progressos, diz Amnistia Internacional

O mais recente relatório da Amnistia Internacional (AI) sobre direitos humanos indica que em Portugal “ainda persistem” desigualdades no acesso a habitação condigna e diferentes formas de discriminação de pessoas e comunidades mais vulneráveis.

Libra toca em mínimo de 20 meses após adiamento de votação

A libra caiu hoje para o seu valor mínimo em 20 meses face ao dólar e também baixou em relação ao euro, após a primeira-ministra britânica, Theresa May, anunciar o adiamento da votação do acordo para o ‘Brexit’.

Bolsas europeias em baixa preocupadas com recrudescimento de guerra comercial

As principais bolsas europeias estavam hoje em baixa, perante o medo de uma nova recessão, o possível aumento das tensões comerciais entre Pequim e Washington e o ‘Brexit’.

Netflix produz a sua primeira série original africana

A Netflix anunciou hoje a produção da sua primeira série original africana, “Queen Sono”, protagonizada pela atriz sul-africana Pearl Thusi, que irá estrear-se, na plataforma, em 2019.

ri.observador

As pontes e feriados de 2019 para fazer planos

Há tantos feriados com possibilidade de fazer ponte como os que calham ao fim de semana. A três semanas do Ano Novo, explore o calendário 2019 e saiba como aproveitar ao máximo as férias.

jornaleconomico

Produção industrial acelera 9,3%, para 85,6 mil milhões de euros, em 2017

No ano passado, registou-se um aceleramento no total das vendas de produtos e prestação de serviços na indústria transformadora portuguesa.

Apple condenada de violar patentes na China. Proibida a venda de sete modelos de iPhone

A fabricante de chips ganhou uma ação judicial contra a Apple que está impedida de vender vários modelos de iPhones na China. Qualcomm acusa a Apple de beneficiar da propriedade intelectual da fabricante de chips sem recompensar.

ri.portugalnews

EY divulga guidelines orientadoras para o setor da indústria

No âmbito da 3ª edição do “Beyond – Portugal Digital Transformation”, um movimento de reflexão e debate sobre a temática da Transformação Digital, a EY Portugal divulga as “EY Future Guidelines para o setor da indústria”, um setor em profunda transformação. A EY acredita que nos próximos cinco anos as tecnologias que hoje começam a ser adotadas nas operações industriais nacionais vão mudar o paradigma atual deste setor.

ri.publico

Roma é o filme do ano para os críticos de Los Angeles

Associação de Críticos de Cinema de Los Angeles anunciou as suas escolhas no domingo via Twitter. O cineasta mexicano Alfonso Cuarón foi distinguido com dois prémios: o de Melhor Filme e o de Melhor Fotografia.

SIC

“Boa vida”

Associado ao projeto da Casa de São Lourenço a Burel Factory em Manteigas merece visita. Métodos do antigamente para a reinvenção de um produto ancestral que outrora aquecia os pastores da Serra. O Burel é o tecido obtido a partir da lã de ovelhas merino e têm hoje diversas utilizações