Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Reprogramação do Portugal 2020 vai alavancar investimento de 7,3 mil milhões de euros
  2. Crescimento da economia portuguesa deve abrandar para 1,7% em 2019, diz Edmond de Rothschild
  3. Portugal é dos países mais endividados do mundo
  4. Produção industrial sobe em outubro na zona euro e UE com Portugal em contraciclo
  5. Espanha vai ter salário mínimo de 900 euros. “Um país rico não pode ter trabalhadores pobres”, diz Pedro Sánchez
  6. ‘Mundial’ foi a palavra mais pesquisada pelos portugueses no Google este ano
  7. Outros

1Reprogramação do Portugal 2020 vai alavancar investimento de 7,3 mil milhões de euros

jornaleconomico
Desde 7 de dezembro, quando a Comissão Europeia aprovou a reprogramação do Portugal 2020, já foram aprovados concursos de 460 milhões de euros , que vão induzir um investimento de 1,2 mil milhões de euros.

2Crescimento da economia portuguesa deve abrandar para 1,7% em 2019, diz Edmond de Rothschild

jornaleconomico
O grupo suíço vê a desaceleração das economias da zona euro como principal causa do abrandamento em Portugal. Alertou ainda que o endividamento permanece elevado e poderá representar um risco no caso de uma desaceleração excessivamente abrupta na atividade económica”.

3Portugal é dos países mais endividados do mundo

jornaleconomico
Um rácio da dívida pública face ao PIB que deverá terminar em 2018 nos 124,8% torna o endividamento português no quarto maior do mundo entre os países desenvolvidos. Apesar da trajetória de diminuição desde 2014, a dívida portuguesa apenas é ultrapassada a nível europeu pela dívida grega e italiana.

4Produção industrial sobe em outubro na zona euro e UE com Portugal em contraciclo

ri.lusa
A produção industrial aumentou em outubro na zona euro e na União Europeia (UE), quer na variação homóloga quer face a setembro, com Portugal em contraciclo, a recuar em ambas as comparações, segundo Eurostat.

5Espanha vai ter salário mínimo de 900 euros. “Um país rico não pode ter trabalhadores pobres”, diz Pedro Sánchez

eco
Pedro Sánchez anunciou que o Governo vai aprovar a subida do salário mínimo em Espanha para 900 euros. Tal representa a um aumento de 22%, o maior desde 1977.

6‘Mundial’ foi a palavra mais pesquisada pelos portugueses no Google este ano

ri.lusa
‘Mundial’ foi a palavra que liderou as pesquisas este ano no Google, em Portugal, segundo um balanço anual daquele motor de busca, que revela ainda que as notícias mais pesquisadas pelos portugueses foram relativas ao ‘Incêndio de Monchique’.

7Outros

ri.correiodamanha

Estrelas brilham em lingerie de marca italiana em campanha de Natal

Cores da nova coleção inspiradas na época natalícia. Tal como já é habitual, a marca italiana Intimissimi lançou uma nova coleção de lingerie inspirada na época natalícia. Como não podia deixar de ser, o vermelho é a cor dominante da nova roupa interior e a marca convidou várias caras conhecidas para divulgar a nova campanha

dinheirovivo

Portugal é o país convidado da Feira do Livro de Sevilha 2019

Portugal foi, este ano, o país convidado da 32.ª Feira Internacional do Livro de Guadalajara, a segunda maior, a nível mundial.

Mais de 23 mil empresas portuguesas já exportam

“Nos últimos dez anos cresceram de forma significativa as empresas exportadoras em Portugal”.

América Latina tem “potencial” para receber 5% das exportações portuguesas

No ano passado Portugal exportou 1,7 mil milhões de euros para países da América Latina. “É manifestamente pouco”, diz o IPDAL.

eco

Pensões até 870 euros com aumento de 1,53% em janeiro. Reformas até 653 euros ainda têm subida extra

De acordo com os dados divulgados esta quarta-feira pelo INE, a partir de janeiro, as pensões até dois IAS vão beneficiar de um aumento de 1,53%.

Itália revê meta do défice de 2019 para 2,04%

O Governo italiano propôs esta quarta feira ao presidente da Comissão Europeia uma nova meta para o défice de 2019, depois de Bruxelas ter chumbado a proposta de Orçamento.

Jornal I

Grupo português distinguido pela NATO por tecnologia contra o extremismo online

A equipa apresentou uma proposta que pretende combater o extremismo online através da análise de imagens e vídeos publicadas na internet, assim como a descrição e os comentários da publicação

ri.lusa

Produção petrolífera angolana cresce para 1,521 milhões de barris diários em novembro

Angola produziu 1,521 milhões de barris de petróleo por dia em novembro, um aumento de 3.000 barris face a outubro, segundo o relatório mensal da Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP) divulgado hoje.

Roménia quer adotar o euro até 2024

A Roménia espera adotar o euro até 2024 e pretende contribuir durante a sua presidência da União Europeia, que começa a 01 de janeiro, para reduzir as distâncias entre antigos e novos membros, disse hoje a primeira-ministra.

PSI20 acompanha bolsas europeias e sobe 1,35%

O principal índice da bolsa de Lisboa (PSI20) registou hoje um avanço de 1,35% para 4.842,58 pontos, em linha com as subidas nas principais praças europeias.

OPEP revê em baixa produção de petróleo para 2019

A OPEP reviu hoje em baixa a produção de petróleo em 2019 para 31,4 milhões de barris por dia, menos que o calculado há um mês, mas manteve a estimativa do consumo em 100,8 milhões de barris diários.

Produção no setor da construção abranda mas ainda sobe 3,5% em 2018 – Estudo

A produção no setor da construção deverá subir 3,5% este ano, depois de uma subida de 5,9% em 2017, quando a atividade gerou 11,6 mil milhões de euros no país, segundo uma análise hoje divulgada.

Défice da balança comercial de bens culturais agrava-se em 2017

O défice da balança comercial no que diz respeito a bens culturais agravou-se em 2017, apesar de um aumento de 33,7% das exportações face ao ano anterior, revelou hoje o Instituto Nacional de Estatística.

2018 foi o segundo ano mais quente no Ártico desde que há registo de temperaturas

Este ano, 2018, foi o segundo mais quente no Ártico desde 1900, quando começou a haver registos das temperaturas, de acordo com um relatório hoje divulgado.

modalisboa

Os criadores nacionais e os seus chapéus

Os chapéus têm vindo a reconquistar um importante papel nas coleções dos criadores de moda. A exposição “Os Criadores Nacionais e os seus Chapéus”, patente no Museu da Chapelaria, em São João da Madeira, até 31 de dezembro de 2018, apresenta chapéus únicos criados por vários designers portugueses.

ri.jornalnegocios

Paulo Pereira da Silva: “Não há marketing a não ser digital”

Paulo Pereira da Silva comparou o digital com a gravidade, que “está em todo o lado e para conseguirmos viver ou estar alguns momentos sem gravidade tem um custo imenso.

Colunex prepara “cama” para facturar 100 milhões

O dono da fabricante de colchões, que sobressaltou o empresariado ao considerar que “Portugal é atractivo porque paga salários de terceiro mundo”, investe na expansão industrial e promete “pagar cada vez melhor” e distribuir lucros pelos trabalhadores.

INE confirma inflação de 0,9% em Novembro

A taxa de inflação voltou a travar dos 1% em Outubro para 0,9% em Novembro.

ri.noticiasaominuto

Angola arrisca cair para quinta maior economia da África subsaariana

A consultora Bloomberg Intelligence alertou hoje que novas desvalorizações do kwanza, no seguimento do acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), podem fazer com que Angola caia para o quinto lugar das maiores economias da África subsaariana.

Desemprego na OCDE mantém-se em 5,2% em outubro

A taxa de desemprego na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) manteve-se em 5,2% da população ativa em outubro, com 33,2 milhões de desempregados.

Dezassete projetos portugueses nomeados para Prémio Mies van der Rohe

Dezassete projetos portugueses de arquitetura foram selecionados para concorrer ao Prémio de Arquitetura Contemporânea da União Europeia Mies van der Rohe 2019, anunciou hoje a Comissão Europeia, organizadora do galardão.

ri.observador

Ideias para presentes criativos por menos de 20EUR

Não dê voltas à cabeça a pensar em presentes originais sem gastar muito. Reunimos algumas sugestões que cabem no sapatinho. E no bolso. Quer economizar nos presentes deste ano?

Fashion Awards. Quem brilhou na ‘red carpet’?

Modelos e celebridades estiveram presentes num dos maiores eventos de moda: os Fashion Awards 2018. Aqui está o melhor (e pior) que desfilou na ‘red carpet’ esta noite em Londres.

jornaleconomico

Valor máximo do subsídio de desemprego sobe 16 euros em 2019 para 1.088 euros

O valor máximo do subsídio de desemprego vai aumentar 16 euros no próximo ano, para 1.088,3 euros, segundo cálculos com base na inflação de novembro publicada hoje pelo Instituto Nacional de Estatística.

Mário Centeno é a personalidade do ano para a imprensa internacional

Como presidente do Eurogrupo, o ministro das Finanças português contribuiu para a promoção da imagem do país no estrangeiro, realça a Associação de Imprensa Estrangeira em Portugal.

ri.portugalnews

Estudo sobre a economia da Grécia

Consulte um novo estudo sobre a economia da Grécia.

Fórum de Alto-Nível África-Europa – Inscreva-se!

Vai realizar-se nos próximos dias 17 e 18 de dezembro, em Viena de Áustria, o Fórum de Alto-Nível África-Europa – uma iniciativa da presidência austríaca da UE, com apoio da Comissão Europeia, com a presença do Ministro dos Negócios Estrangeiros e outros membros do Governo Português.

Missão empresarial multissetorial ao Chile

A Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa está a organizar uma missão empresarial multissetorial ao Chile, de 4 a 9 de março de 2019.

ri.publico

Governo publica diploma para tornar regiões do interior “amigas do investimento”

O decreto-lei que regulamenta o novo Programa de Captação de Investimento para o Interior foi publicado esta terça-feira em Diário da República e nele se estabelece que todos os projectos que representem um investimento global igual ou superior a 10 milhões de euros e a criação de um número de postos de trabalho igual ou superior 25 possam merecer o acompanhamento especializado de uma Comissão Permanente de Apoio ao Investimento.

RTP

Novo polo turístico da Comporta vai ter um Museu de Arte Contemporânea

É a nova oferta turística e imobiliária prevista para a Herdade da Comporta comprada pelo Consórcio Amorim – Vanguard. Um investimento de mil milhões de euros para um projeto que se começa agora a desenhar e com previsão de arranque das obras para início de 2020.

China e EUA discutem calendário de negociações para acabar com guerra comercial

Negociadores chineses e norte-americanos discutiram por telefone um calendário de negociações para tentar acabar com a disputa comercial entre os dois países, informou hoje o Ministério do Comércio da China.