Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Robôs ainda não nos estão a tirar todos os empregos, diz o Banco Mundial
  2. “Estado não pode estar sistematicamente desconfiado das empresas”
  3. Confiança dos consumidores volta a cair e atinge mínimos de março de 2017
  4. Risco ao negócio: Empresários temem mecanismos financeiros
  5. Angola cresce 1,9% este ano alicerçada no acordo com FMI e estabilidade política
  6. Portugal eleito o país mais cool para visitar em 2019
  7. Outros

1Robôs ainda não nos estão a tirar todos os empregos, diz o Banco Mundial

ri.jornalnegocios
Num relatório que desvaloriza o impacto das novas tecnologias no nível de emprego, o Banco Mundial chama atenção para a importância do investimento em saúde e educação. Portugal surge em 16.º lugar num índice que procura medir até que ponto os países garantem condições para manter os níveis de produtividade nas futuras gerações.

2“Estado não pode estar sistematicamente desconfiado das empresas”

ri.jornalnegocios
O Governo quer incentivar mais a execução dos projetos de investimento. Por isso, na renegociação dos fundos, avançou com parcerias com a banca para que as empresas recebam logo o dinheiro.

3Confiança dos consumidores volta a cair e atinge mínimos de março de 2017

ri.jornalnegocios
O indicador de confiança dos consumidores voltou a cair em dezembro, atingido mínimos de quase dois anos.

4Risco ao negócio: Empresários temem mecanismos financeiros

ri.lusa
Os empresários consideram que a falha dos mecanismos financeiros pode ser o maior risco para os negócios na próxima década.

5Angola cresce 1,9% este ano alicerçada no acordo com FMI e estabilidade política

ri.lusa
A consultora IHS Markit considera que o acordo com o FMI vai aliviar as pressões de liquidez na economia angolana a curto prazo e vai enviar um forte sinal sobre a estabilidade política.

6Portugal eleito o país mais cool para visitar em 2019

ri.noticiasaominuto
A escolha é feita tendo como base o interesse revelado pelos turistas. E há um destino específico em Portugal que é considerado imperdível..

7Outros

ri.diariodenoticias

Robôs nos cafés e o Tejo como sala de estar: como vai ser Lisboa do futuro

Esqueçamos os filmes. Daqui a 46 anos Lisboa terá veículos autónomos (aviões incluídos), uma gestão de tráfego inteligente, robôs nos cafés e nas repartições públicas, humanos com hortas.

Universidades Europeias. Passa a ser possível tirar um curso entre Espanha, Portugal e a Roménia

O projeto, que nasceu no âmbito das comemorações dos 30 anos do programa Erasmus, pretende criar 20 campus universitários transnacionais até 2024.

dinheirovivo

Carro elétrico mais barato do mundo custa 7600 euros

A chinesa Great Wall Motors anunciou a chegada do seu primeiro pequeno elétrico, com 312 km de autonomia e um preço base de 7600 euros.

eco

Governo dá crédito fiscal à Faurecia, Molaflex e Volvalis

Conselho de Ministros aprova três novos contratos de investimento que atribuem créditos fiscais às empresas em contrapartida pelo investimento realizado e os postos de trabalho criados.

Malparado continua a encolher. Mas banca ainda tem 30 mil milhões para “limpar”

Os bancos prosseguem os esforços de “limpeza” de balanços, com os setor a tentar desfazer-se dos créditos. Desde o máximo, os bancos já se libertaram de 19,2 mil milhões, diz o Banco de Portugal.

Jornal I

Passageiros terão direito a pedir indemnização se comboios se atrasarem

A partir deste ano, sempre que um comboio sofra um atraso, os passageiros terão direito a pedir indemnizações, de acordo com as novas regras relativas ao transporte ferroviário de passageiros na União Europeia – que foram publicadas a 31 de dezembro e entraram em vigor no início deste mês.

ri.lusa

Museu do Louvre bate recorde com mais de dez milhões de visitantes em 2018

Franceses, americanos e chineses são os que mais visitam aquele que é o museu mais visitado do mundo

Desemprego em Espanha baixou em 210.484 pessoas durante 2018

O número de desempregados inscritos nos serviços públicos espanhóis diminuiu em 210.484 pessoas durante 2018 (menos 6,2%), alcançando um total de 3.202.297, o número mais baixo dos últimos 10 anos.

Fitch tira Angola da lista de países cuja ‘rating’ está em observação

A agência de notação financeira Fitch retirou Angola da lista de países cujo ‘rating’ está em observação, na sequência da decisão de manter a opinião sobre a qualidade do crédito em B, com Perspetiva de Evolução Estável.

Moçambique terá ambiente económico favorável e cresce 3,7% este ano

A consultora IHS Markit considera que o ambiente económico vai ser favorável este ano, partindo do princípio de que as eleições vão ser pacíficas. O banco central pode descer a taxa de juro para 12%.

Prémio Vasco Graça Moura-Cidadania Cultural distingue Maria do Céu Guerra

A atriz e encenadora Maria do Céu Guerra, uma das fundadoras da companhia de teatro A Barraca, foi distinguida com o Prémio Vasco Graça Moura-Cidadania Cultural, divulgou hoje a Estoril-Sol, promotora da iniciativa.

jornaleconomico

Apple tomba mais de 9% e arrasta Wall Street para terreno negativo

Apesar do profit warning da Apple, a volatilidade continua a marcar presença nos mercados bolsistas em 2019. Uma tendência que já estava patente no final do ano passado, especialmente no último mês do ano. A Apple abriu a sessão a desvalorizar 9,40%.

Combate à evasão fiscal rendeu 238 milhões ao Estado em 2017, menos 58%

Receita de impostos recuperada pelo fisco registou uma quebra de 58%, em 2017, pela sua acção no combate à fraude e evasão fiscais, revela Tribunal de Contas no seu parecer à Conta Geral do Estado. Foram cobrados menos 330 milhões de euros devido ao perdão fiscal de 2016.

Resgate a Portugal foi o terceiro maior de sempre na história do FMI

Apenas os resgates à Argentina e à Grécia superam o empréstimo financeiro da instituição liderada por Christine Lagarde a Portugal.

ri.portugalnews

Encontro Anual da Rede Externa da AICEP 2019 e empresas portuguesas

No âmbito do Encontro Anual da Rede Externa da AICEP 2019, convidamos as empresas portuguesas a reunir com os nossos delegados nos mercados, dia 8 de janeiro no hotel SANA Metropolitan, em Lisboa.

ri.publico

Angola prepara a estreia do IVA e Portugal dá uma mão

Angola está em contagem decrescente para a chegada do imposto sobre valor acrescentado (IVA), a 1 de Julho. Será um desafio para um país onde a economia paralela é muito grande e um passo em frente numa economia em crise à procura de diversificar as fontes de receita para ficar menos dependente do petróleo.

Por mares nunca dantes navegados: Noemie é a primeira submarinista da marinha portuguesa

Há 105 anos que a marinha tem submarinos e há 105 anos que apenas homens os navegam. A primeiro marinheiro Noemie Freire, 30 anos, acaba de pôr fim a uma exclusão centenária. É ela a primeira submarinista da marinha portuguesa.

China torna-se o primeiro país a alunar no lado oculto da Lua

A sonda Chang’e 4, com pouco mais de um metro de altura e comprimento, foi lançada no mês passado. Vai estudar a possibilidade de vida vegetal e captar sinais rádio de baixa frequência na Lua.