Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Endividamento das empresas está em mínimos anteriores à crise
  2. Desenvolvimento humano subiu 25% em Portugal desde 1990
  3. Angola lança janela eletrónica para facilitar o comércio externo
  4. Portugal com menor taxa de inflação na UE em dezembro de 2018
  5. Jerónimo Martins e Sonae voltam a subir no ‘ranking’ das maiores retalhistas do mundo
  6. Morreu a primeira semente de algodão a brotar no lado oculto da Lua
  7. Outros

1Endividamento das empresas está em mínimos anteriores à crise

eco
Estatísticas do banco de Portugal reforçam a maior independência das empresas relativamente a fontes de financiamento externo.

2Desenvolvimento humano subiu 25% em Portugal desde 1990

ri.jornalnegocios
Portugal está no grupo de países com desenvolvimento humano muito elevado, em 41.º lugar. Melhorou 20% no índice da ONU, mas só subiu uma posição desde 1990.

3Angola lança janela eletrónica para facilitar o comércio externo

ri.lusa
O Governo angolano pretende facilitar o movimento de mercadorias nas fronteiras com o novo projeto Janela Única Eletrónica do Comércio Externo (JUCE), apresentado hoje aos operadores económicos em Luanda e que vigorará no país a partir de 2021.

4Portugal com menor taxa de inflação na UE em dezembro de 2018

ri.lusa
Portugal e a Grécia (0,6% cada) registam as taxas anuais de inflação mais baixas, seguindo-se a Dinamarca (0,7%). As mais altas observam-se na Estónia (3,3%), Roménia (3,0%) e Hungria (2,8%).

5Jerónimo Martins e Sonae voltam a subir no ‘ranking’ das maiores retalhistas do mundo

ri.lusa
De acordo com o estudo ‘Global Powers of Retailing 2019’, que engloba 250 empresas a nível mundial, a Jerónimo Martins é hoje o 55.º maior retalhista, avançando uma posição em comparação com o ano anterior.

6Morreu a primeira semente de algodão a brotar no lado oculto da Lua

ri.lusa
Especialistas acreditam que a experiência serviu para obter uma ampla quantidade de informação valiosa.

7Outros

dinheirovivo

Impostos explicam dois terços do crescimento da receita do Estado

Excedente de 0,7% até ao terceiro trimestre ficou a dever-se em grande parte à receita. Saldo no final do ano ainda pode ser melhor que o previsto.

eco

Siza quer falar com dona da Zara para saber planos futuros

O ministro Adjunto e da Economia mostrou esta quarta-feira vontade de se envolver pessoalmente na questão que levou a gigante espanhola do têxtil a reduzir as encomendas às empresas portuguesas.

ri.expresso

Turismo, automóvel e têxtil serão dos mais penalizados por Brexit “duro”

Com o Reino Unido na liderança dos clientes turísticos de Portugal, a possibilidade de o país sair da União Europeia sem qualquer acordo faz soar alarmes no sector. Ao nível dos bens, as exportações estão a cair 1,2%, penalizadas por máquinas e aparelhos e indústria têxtil.

Há 15 novos destinos para voar a partir de Portugal

Ainda que a ocupação nos aeroportos portugueses, sobretudo Lisboa e Porto, esteja ao rubro, o ano que agora começou terá algumas ligações até agora inexistentes, e no verão deverá haver mais novidades. Só nos últimos três anos foram criadas 229 novas rotas aéreas.

ri.jornalnegocios

Rentabilidade das empresas portuguesas atinge máximo de oito anos

O rácio que mede a relação entre o EBITDA e o total do ativo quase duplicou no espaço de cinco anos.

ri.lusa

Estados-membros que violem regras da UE correm risco de perder fundos europeus

Esta medida “estabelece regras para a proteção do orçamento comunitário caso se verifiquem deficiências generalizadas no que diz respeito ao Estado de direito nos Estados-membros”, diz a assembleia.

BAD prevê crescimento de 4% para África

O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) estimou hoje que a economia de África cresça 4% este ano e 4,1% em 2020, considerando que “o estado do continente é bom e o desempenho económico geral continua a melhorar”.

Emprego aumenta para 68,4% na OCDE. Em Portugal foi de 70,0%

A taxa de emprego na OCDE aumentou 0,1 pontos percentuais no terceiro trimestre de 2018, face ao trimestre anterior, para 68,4%, com Portugal a progredir 0,4 pontos percentuais, para 70,0%, divulgou hoje a instituição.

Acordo de Angola com o FMI vai fazer subir preços dos produtos básicos

Ainda assim, segundo o China-Lusophone Brief, o acordo torna o país credível como um destino de investimento estrangeiro.

China anuncia ida aos Estados Unidos para discutir guerra comercial

Liu He vai reunir-se com autoridades norte-americanas para tentar conter a fricção comercial e “implementar o consenso” alcançado pelos presidentes Xi Jinping e Donald Trump.

modalisboa

Cinema Português em Roterdão

A 48ª edição do Festival Internacional de Cinema de Roterdão, que se realiza de 23 de janeiro a 3 de fevereiro, na Holanda, vai apresentar uma retrospetiva de Edgar Pêra, no âmbito da qual serão exibidos mais de 20 filmes do realizador português, incluindo o seu trabalho mais recente, “Caminhos Magnétykos”, e o cine-concerto “3D LoveCraftLand” com The Legendary Tigerman.

ri.observador

Quando o design é um – ou cinco – direito(s)

Deve o design ser um direito? A IKEA acha que sim. E tudo se resume a 5 dimensões: forma, função, qualidade, sustentabilidade e preço.

A nova coleção de Hugo Costa quer deitar muros abaixo, em Paris e no Mundo

Mensagens revolucionárias, vigas de betão e blocos de cimento. Na semana da moda masculina, Hugo Costa levou o Muro de Berlim a Paris para mostrar ao mundo (da moda) como se quebram barreiras.

Revolut atinge 100.000 clientes em Portugal e passa a “falar” português

“Fintech” que define como missão ser a “Amazon dos bancos” vai passar a disponibilizar a “app” em língua portuguesa. E até ao final do ano irá passar a ser possível lá receber o salário.

jornaleconomico

Brexit: Aeroportos portugueses vão ter corredores só para cidadãos britânicos

Além dos corredores para os britânicos, o Governo também anunciou a contratação de 60 funcionários alfandegários. Já as empresas nacionais que exportam para o Reino Unido vão ter acesso a uma linha de financiamento de 50 milhões de euros para enfrentar o Brexit.

“Para diversificar risco temos que diversificar exportadores, não chega diversificar mercados”, defende Brilhante Dias

Secretário de Estado da Internacionalização referiu que as exportações deverão ter um peso de 44% no PIB e que pelo sétimo ano consecutivo o país registou um superavit na balança de bens e serviços.

Estudo indica que automação pode fazer desaparecer 1,1 milhões de empregos em Portugal

A indústria transformadora e o comércio serão os setores mais afetados pelas novas tecnologias, segundo um estudo que prevê uma perda de 1,1 milhões de postos de trabalho até 2030 devido à automação. Mas a automação também traz boas notícias.

“Estamos numa fase diferente da vida empresarial e o investimento começa a dar sinais de retoma”, diz António Saraiva

Presidente da CIP defendeu a importância de estabilidade legislativa, fiscal e laboral para as empresas. No entanto, salientou que o tecido empresarial português tem procurado novos mercados.

ri.portugalnews

Têxteis Portugueses viajam para Medellín à conquista da América Latina

A histórica cidade de Medellín é o próximo destino no roteiro internacional do projeto “From Portugal”. Entre os dias 22 e 24 de janeiro, as empresas têxteis nacionais vão marcar presença na Colombiatex, com o objetivo de demonstrar o melhor da produção nacional e conquistar novos clientes de toda a América Latina.

ri.publico

Chicco faz parte do grupo de marcas que já disseram “adeus” aos produtos feitos com pêlo de animal

Marca italiana já tinha deixado de usar pêlo mas juntou-se agora ao compromisso da Fur Free Alliance.

RTP

Indústria têxtil a pôr em causa a sustentabilidade do planeta

A produção desenfreada de roupa está a poluir o ambiente a uma velocidade preocupante. Há um consumo excessivo de água, emissão de C02, rios contaminados e fibras têxteis na água da torneira