Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Fitch: “Estamos muito mais confiantes sobre a descida da dívida pública em Portugal”
  2. Atividade económica da Zona Euro estagna arrastada pela Alemanha e França
  3. Dinheiro abandona Londres enquanto Reino Unido debate Brexit
  4. Roupas eletrónicas? Aveiro pode lançar a moda
  5. Nuno Gama mudou-se para o Chiado, à procura do “turismo ávido de diferença”
  6. Como capitalizar o potencial da inteligência artificial na sua empresa?
  7. Outros

1Fitch: “Estamos muito mais confiantes sobre a descida da dívida pública em Portugal”

jornaleconomico
A descida o défice público de 7% do PIB em 2014 para menos de 1% no ano passado ajudou a tornar Portugal “numa história maravilhosa do ponto de vista de notação”, explicou Douglas Winslow, diretor de ‘ratings’ soberanos da agência. O peso da dívida permanece a maior fraqueza, mas está a atenuar, sublinhou.

2Atividade económica da Zona Euro estagna arrastada pela Alemanha e França

ri.jornalnegocios
As maiores economias da Zona Euro estão a dar mais sinais de abrandamento. A atividade industrial na Alemanha contraiu pela primeira vez em quatro anos, enquanto França continua sem conseguir colocar a atividade económica em terreno positivo.

3Dinheiro abandona Londres enquanto Reino Unido debate Brexit

ri.jornalnegocios
O Parlamento britânico não consegue chegar a um acordo sobre de como sair da União Europeia, mas muitas empresas de finanças já decidiram quanto dinheiro vão tirar do distrito financeiro de Londres – uma mudança vista por alguns como irreversível.

4Roupas eletrónicas? Aveiro pode lançar a moda

SIC
O projeto já está a ser desenvolvido na Universidade de Aveiro e promete revolucionar… o presente!

5Nuno Gama mudou-se para o Chiado, à procura do “turismo ávido de diferença”

ri.publico
A nova loja do criador, em Lisboa, é mais pequena, mas está mais bem localizada, perto do Largo do Camões.

6Como capitalizar o potencial da inteligência artificial na sua empresa?

jornaleconomico
A Adecco, um dos maiores recrutadores do mundo, salienta alguns pontos essenciais para que as empresas possam utilizá-la a seu favor.

7Outros

dinheirovivo

98% dos carros europeus têm peças feitas em Portugal

A indústria de componentes automóveis em Portugal passou a valer 11,3 mil milhões de euros em 2018

Newton: Solução de recrutamento por messenger com ADN luso chega a Portugal

A startup Newton, fundada por portugueses em São Francisco (EUA), está a escalar as suas operações e vai chegar a Portugal e ao Japão.

Fnac quer abrir mais três lojas em 2019. Foco é no Norte do país

Cadeia francesa conta investir até 2020 cerca de 20 milhões de euros no plano de expansão da rede de lojas. Marketplace já é 30% do online da Fnac.

eco

É um cidadão ciberseguro? Vai poder comprová-lo no curso do Centro Nacional de Cibersegurança

O objetivo do Centro Nacional de Cibersegurança é sensibilizar, formar e capacitar os cidadãos para navegarem de forma mais segura no ciberespaço. O curso começa já a 5 de fevereiro.

ri.jornalnegocios

Sol português atrai grandes grupos de energia… e não só

A Allianz e a Cepsa são os “players” que mais recentemente manifestaram interesse no universo de energia solar em Portugal. O leilão pode atrair mais gigantes, mas num cenário de parcerias.

ri.jornaldenoticias

Noventa trabalhadores de fábrica têxtil de Nelas no desemprego

Uma fábrica têxtil prepara-se para fechar as portas em Nelas, deixando noventa pessoas no desemprego. A notícia foi comunicada esta terça-feira aos funcionários, que não aceitaram a decisão e concentraram-se esta manhã à porta da empresa Mendes & Morais.

ri.lusa

China. Motor de busca Bing está bloqueado

Pequim argumenta que a “criação de uma internet limpa e justa” e a noção de “soberania do ciberespaço” são essenciais para a estabilidade política e segurança nacional.

Portugal injetou 13,4 mil milhões na banca em dez anos

Em 2014, ano da resolução do BES, o Estado meteu 4,9 mil milhões de euros no setor bancário.

A música como ferramenta de integração profissional de jovens chega ao palco em Lisboa

O Xilobaldes, grupo formado por jovens inseridos num projeto que visa a sua integração profissional e onde a música é usada como ferramenta de desenvolvimento pessoal, apresenta-se ao vivo no domingo na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

BCE aponta dados económicos da zona euro “mais fracos” do que o previsto

Os dados económicos da zona euro “continuam a ser mais fracos do que o previsto”, afirmou hoje o presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, resumindo as preocupações sobre a conjuntura.

Bruxelas quer que Portugal altere a tributação dos veículos usados importados

Bruxelas instou hoje Portugal a alterar a sua legislação em matéria de tributação dos veículos automóveis, por não ter em conta a depreciação na taxação de veículos usados importados de outros Estados-Membros.

modalisboa

Mostra de Cinema: realizadoras portuguesas

Qual o lugar que as realizadoras portuguesas ocupam na cultura contemporânea nacional? Como é que o seu trabalho se enquadra na internacionalização do cinema e cultura portuguesa? A Mostra de Cinema Realizadoras Portuguesas, que decorre até 27 de janeiro, no Caleidoscópio do Campo Grande, em Lisboa, procura responder a estas duas questões e outras que possam surgir. A entrada é livre.

‘Pour ma Sophie’

Para comemorar os 100 anos da poetisa Sophia de Mello Breyner Andresen, a Galeria de Biodiversidade, no Jardim Botânico do Porto, reconhecido como um lugar de inspiração de muitos dos seus contos e poemas, acolhe, entre 24 de janeiro e 22 de fevereiro, a exposição “Pour ma Sophie”.

ri.observador

Cat Power vai atuar no festival Super Bock Super Rock

A guitarrista, pianista, cantora e compositora é a confirmação mais recente para a próxima edição do festival, que acontecerá no Meco. Vai atuar a 18 de julho, tal como Lana Del Rey.

No atelier de Juliana Bezerra com flores, folhas e joias de autor

Tem a oficina aberta para a rua e a verdade é que é possível perceber o seu trabalho a partir dos objectos que a rodeiam. No mundo de Juliana Bezerra cada flor seca conta. E há nova coleção: Clara.

jornaleconomico

Brexit: CMVM vai criar linha de apoio para entidades que queiram vir para Portugal

Numa apresentação das prioridades para 2019, a CMVM adiantou ainda que vai procurar contribuir para o aprofundamento da União dos Mercados De Capitais.

Sonae e CTT sobem mais de 2% e animam PSI 20

Na bolsa de Madrid, os títulos do Bankinter sobem 3,57%, para 7,43 euros. O banco espanhol anunciou esta quinta-feira que os seus lucros do ano passado subiram 6,3%, para 526 milhões de euros.

Quase 90% das equipas financeiras ainda não usa inteligência artificial

Um novo estudo da AICPA e da Oracle revela que cerca de 89% das equipas de profissionais da área financeira não possuem recursos para suportar a transformação digital. A maioria afirmou mesmo que estes departamentos não possuem competências para a suportar.

ri.portugalnews

OIT disponibiliza relatório sobre Portugal

Está disponível o relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) sobre “Trabalho digno em Portugal 2008-2018: da crise à recuperação”.

CASA DECOR 2019 – Portugal de portas abertas no maior evento espanhol da fileira casa

Pelo quarto ano consecutivo, e a partir do dia 24 de janeiro, Portugal prepara-se para surpreender o público espanhol com um projeto arrojado e diferenciador, que um conjunto de empresas portuguesas da fileira Casa leva a Madrid ao maior evento do setor anualmente realizado na capital espanhola, a Casa Decor.

ri.publico

Arquivo.pt: uma viagem pela Web portuguesa que premeia projectos inovadores

Preservar a informação na Web portuguesa para futura memória e investigação é o principal objectivo do Arquivo.pt. Para se mostrar a utilidade deste projecto, lança-se a segunda edição do seu prémio.

Zero critica investimento previsto na queima de “lixo” por afastar país das metas de reciclagem

Associação pretende apresentar queixa em Bruxelas caso a versão final do Plano Estratégico de Resíduos Sólidos Urbanos mantenha os investimentos previstos na queima de resíduos.