Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Excedente comercial da Zona Euro recua em 2018. Importações subiram 6,6%
  2. Exportações agroalimentares pesam quase tanto quanto calçado e têxtil
  3. Como ter empresas mais amigas da família? A resposta passa por “melhores gestores”
  4. Produtos falsificados para a Europa valem 121 mil milhões de euros
  5. China pede à União Europeia que garanta livre concorrência para as suas empresas
  6. Empresas têm de apostar na conciliação do trabalho com a família para não perderem talentos
  7. Outros

1Excedente comercial da Zona Euro recua em 2018. Importações subiram 6,6%

eco
As importações da Zona Euro subiram 6,6% em 2018, penalizando o excedente comercial, que recuou para 193,4 mil milhões de euros.

2Exportações agroalimentares pesam quase tanto quanto calçado e têxtil

ri.lusa
O primeiro-ministro disse este domingo, em Dusseldorf, na Alemanha, que as exportações do setor agroalimentar, que estão atualmente em cerca de sete mil milhões de euros, representam quase o volume conjunto do setor do calçado e do têxtil.

3Como ter empresas mais amigas da família? A resposta passa por “melhores gestores”

ri.expresso
Portugal tem leis avançadas que permitem aos trabalhadores conciliar a vida profissional com a familiar. Mas o desconhecimento da lei e o medo de represálias levam muitos a não as acionar. O que é preciso? Desde logo “melhores gestores”, diz Miguel Pina e Cunha, coordenador de um estudo encomendado pelos patrões. Certo é que Portugal é o terceiro país da União Europeia onde maior percentagem de trabalhadores tem horários impostos pelos empregadores

4Produtos falsificados para a Europa valem 121 mil milhões de euros

dinheirovivo
Calçado e vestuário continuam a ser os produtos mais falsificados em todo o mundo. A esmagadora maioria tem origem na China e em Hong Kong.

5China pede à União Europeia que garanta livre concorrência para as suas empresas

ri.jornalnegocios
O ministro chinês dos Negócios Estrangeiros, Wang Yi, pediu hoje aos países da União Europeia (UE) que garantam livre concorrência para as empresas chinesas, e denunciou tentativas de “afundar” grupos como a Huawei por motivos de segurança.

6Empresas têm de apostar na conciliação do trabalho com a família para não perderem talentos

ri.publico
Permitir que as pessoas conciliem trabalho, família e vida pessoal é uma forma de manter os trabalhadores mais talentosos e um factor de rentabilidade, conclui um estudo promovido pela Confederação Empresarial de Portugal.

7Outros

dinheirovivo

Estas 9 nações vão ficar mais pobres até 2022. Surpreenda-se com os nomes

Conheça nove economias destinadas a enfraquecer nos próximos três anos.

Indústria de peles e curtumes cresce mais de 50% numa década

Consciência ambiental e vozes ativas em defesa dos animais não fazem inverter dinâmica do negócio. 80% do calçado português para exportação é em couro

eco

Espanhóis investem 25 milhões de euros em cinco hotéis em Portugal

Os espanhóis da Casual Hoteles planeiam investir 25 milhões de euros em Portugal com a abertura de cinco hotéis. Empresa espera faturar 7,5 milhões por ano no país.

Apple lança novos iPads Mini e Air com ecrãs maiores

A Apple silenciosamente lançou dois novos iPads Air e Mini com ecrãs maiores, a uma semana do evento onde se espera que lance um novo serviço de streaming. Preços começam em 579 euros e 469 euros.

ri.expresso

Estímulos do BCE dão empurrão de quase 2% no crescimento da zona euro

As medidas não convencionais de política monetária, que o Banco Central Europeu (BCE) adotou desde junho de 2014, contribuirão para o crescimento real em 1,86 pontos do PIB da zona euro entre 2016 e 2020.

Sorria, está a ser vigiado. Pode fugir, mas não se pode esconder do seu Android

Estudo elaborado por especialistas espanhóis analisou 1700 dispositivos, de 214 fabricantes, e detetou sofisticadas técnicas de rastrear a localização, lista de contactos, mensagens ou e-mails.

Nunca houve tantas empresas em Portugal a resvalar nos prazos de pagamento

Fevereiro de 2019 registou o valor mais baixo de sempre a nível de empresas que pagam a tempo aos fornecedores, segundo ao Barómetro de Pagamentos Informa D&B. Transportes, alojamento e restauração destacam-se entre os sectores menos cumpridores

ri.jornalnegocios

Portugal entre os países da UE com menos empregos vagos

O mercado de trabalho português é dos que tem menos vagas livres. Ainda assim, nos serviços há mais oportunidades do que na indústria ou construção.

Investidores já exigem quase o mesmo juro a Portugal e a Espanha

O diferencial entre os juros da dívida portuguesa e espanhola está em mínimos de janeiro de 2010. A melhoria do rating pela Standard & Poor’s, as últimas decisões do Banco Central Europeu (BCE) e a incerteza política em Espanha justificam a redução do “spread”.

Sonaecom lucra 70 milhões com valorização da unicórnio Outsystems

A Sonaecom lucrou, em 2018, um total de 70 milhões de euros, o que compara com os 22,8 milhões um ano antes, anunciou a empresa.

Novo “billboard” na Times Square deixa marcas sair do ecrã com um palco

Uma das praças mais tentadoras para as grandes marcas vai ganhar uma nova plataforma para o contacto com os consumidores. A novidade está no palco que cruza o ecrã e que estende o contacto das marcas com os transeuntes através de entretenimento ao vivo permanente.

ri.lusa

Bruxelas tem €2 mil milhões para ser acionista de ‘startups’ europeias

A Comissão Europeia arranca esta segunda-feira com um programa de investimentos em que entra no capital das empresas. Carlos Moedas frisa que é a primeira vez que Bruxelas dá passos diretos para fazer investimentos no sector privado

UE diz que Londres pode pedir adiamento do Brexit até uma hora antes da saída

Fonte europeia garante que os líderes dos 27 não precisam de se voltar a encontrar numa cimeira extraordinária para dar o seu aval à extensão do prazo para saída do Reino Unido da UE.

S&P sobe ‘ratings’ do Santander em Portugal

A agência de notação financeira norte-americana aumentou as classificações da dívida a curto e longo prazo do Santander em Portugal, divulgou o banco.

Bruxelas tem dois mil milhões para ser acionista de ‘startups’ na UE

A Comissão Europeia vai investir dois mil milhões de euros para criar um Conselho Europeu da Inovação, projeto que vai tornar Bruxelas acionista de ‘startups’ e pequenas e médias empresas na União Europeia (UE), captando ainda novas ideias.

Bryan Adams atua em dezembro em Portugal

O músico canadiano Bryan Adams estará em Portugal em dezembro para dois concertos em Lisboa e em Braga, por causa do álbum “Shine a light”, editado este mês.

ri.noticiasaominuto

Biquínis, praia e muito sol: Women’secret lança coleção que chama o verão

Na sua nova coleção de banho a Women’secret aposta em peças versáteis e intemporais, com estampados tropicais e efeito aguarela.

jornaleconomico

Portugal e Angola reforçam cooperação na área da ciência

O ministro Manuel Heitor e a sua congénere angolana do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Sambo, inauguram esta segunda-feira, no Palácio das Laranjeiras em Lisboa a Semana de Ciência Portugal-Angola.

Maioria das empresas ainda não integra o pilar da família na sua gestão organizacional, diz estudo da CIP

No estudo “Desafios à conciliação família-trabalho”, os economistas sugerem a definição em sede de concertação social de incentivos às empresas e instituições que promovam a conciliação entre a vida profissional e familiar, tais como a flexibilidade do horário laboral ou ao trabalho a tempo parcial.

ri.portugalnews

Evento “Como exportar para a China”

A Fundação AIP organiza o evento “Como exportar para a China”, no dia 22 de março.

“O Plano de Investimento para a Europa – Oportunidades de Financiamento e Aconselhamento para PME Inovadoras”

O European Investment Advisory Hub – Banco Europeu de Investimento, em colaboração com a Comissão Europeia e a Instituição Financeira de Desenvolvimento, organizam o evento: “O Plano de Investimento para a Europa – Oportunidades de Financiamento e Aconselhamento para PME Inovadoras”, no dia 2 de abril, em Lisboa e no dia 3 de abril, no Porto.

ri.publico

Estudo indica que relógios da Apple podem identificar problemas de coração

A Apple colaborou com a Universidade de Stanford, nos EUA, para perceber o sucesso dos seus relógios inteligentes em fazer exames ao coração. Num estudo com 400 mil pessoas, cerca de 2000 foram notificados de um batimento cardíaco irregular.