Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Depois do travão, economia dá sinais de recuperação no arranque do ano
  2. Candidaturas das empresas aos incentivos à inovação com valores “recorde”
  3. Portugal com 3.º maior aumento do custo do trabalho no 4.º trimestre de 2018
  4. Inteligência artificial permite ganhos nos mercados, mas sob atenta vigilância humana
  5. “Cinco sábios” reveem em baixa crescimento da Alemanha para 0,8%
  6. Estes são os países mais ricos, saudáveis, felizes e seguros do mundo
  7. Outros

1Depois do travão, economia dá sinais de recuperação no arranque do ano

eco
Várias instituições têm revisto em baixa a previsão de crescimento para este ano. Indicadores para a economia portuguesa dão sinais mistos.

2Candidaturas das empresas aos incentivos à inovação com valores “recorde”

ri.lusa
As candidaturas ao concurso de investimento empresarial do Portugal 2020 encerraram na sexta-feira com 1.155 propostas e 2.840 milhões de euros de investimento associado, um “recorde” que o Governo atribui aos “elevados níveis de confiança” na economia.

3Portugal com 3.º maior aumento do custo do trabalho no 4.º trimestre de 2018

ri.lusa
O custo horário da mão-de-obra aumentou, no quarto trimestre de 2018, 2,3% na zona euro e 2,8% na União Europeia (UE) na comparação homóloga, com Portugal a registar a terceira maior subida (10,3%), segundo o Eurostat.

4Inteligência artificial permite ganhos nos mercados, mas sob atenta vigilância humana

ri.lusa
Portugal tem um fundo de investimento gerido por inteligência artificial que ganha mais que o índice de referência este ano, mas há ‘mão’ humana no processo e, segundo os especialistas, o humano tem sempre de supervisionar o robô.

5“Cinco sábios” reveem em baixa crescimento da Alemanha para 0,8%

ri.lusa
O conselho de assessores do Governo federal alemão, denominado “cinco sábios”, previu hoje que a economia alemã só vai crescer 0,8% este ano, uma estimativa que baixa em sete décimas a previsão de novembro.

6Estes são os países mais ricos, saudáveis, felizes e seguros do mundo

jornaleconomico
Noruega, Nova Zelândia e Finlândia lideram o ranking do Índice de Prosperidade Global Anual mas Portugal também ficou (muito) bem classificado. Veja aqui a lista dos países mais prósperos do mundo.

7Outros

ri.expresso

Portugal Fashion. Nuno Baltazar bate com a porta e acusa direção de “vaidade e deslumbramento”

O designer Nuno Baltazar afirma que não volta a participar no Portugal Fashion e acusa a direção do evento de “não dignificar, não elevar e não potênciar o trabalho árduo dos criadores portugueses”

Brexit. Exportadores de vinho do Porto reforçam stocks no Reino Unido

Em 2018, os stocks reduziram-se. Exportadores negoceiam planos favoráveis de pagamento com agentes.

ri.jornalnegocios

Utilizadores vão passar a poder fazer compras no Instagram

A nova funcionalidade vai passar a estar disponível para os utilizadores nos Estados Unidos, que poderão fazer compras de 20 marcas, numa fase inicial. O objetivo é alargar a oferta “nos próximos meses”.

23% dos candidatos a apoios à inovação quer criar empresas

Uma em cada cinco candidaturas ao novo Sistema de Incentivos à Inovação do PT2020 passa pela criação de uma empresa. O ministro do Planeamento diz que é a prova da confiança dos empresários.

ri.jornaldenoticias

Operários do setor do calçado em casa por falta de encomendas

Empregos em risco. Associação Empresarial teme “drama”.

ri.lusa

Museus de S. João da Madeira não cobram entrada a pessoas com deficiência

Cidadãos portadores de deficiência vão ter entrada gratuita nos museus e circuitos de turismo industrial de São João da Madeira, anunciou a autarquia, que pretende dessa forma incentivar nesses visitantes uma “plena participação na sociedade”.

Brexit. Exportadores de vinho do Porto reforçam stocks no Reino Unido

Em 2018, os stocks reduziram-se. Exportadores negoceiam planos favoráveis de pagamento com agentes.

Alemanha vai permitir tecnologia chinesa 5G apesar de alertas dos EUA

A Alemanha começou hoje a leiloar frequências para a futura rede de telecomunicações 5G, sem excluir fabricante chineses, apesar dos apelos de Washington, que alerta para riscos de espionagem.

Portugal precisa de mais engenharia para cumprir economia circular

O presidente do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC), Mário Velindro, alertou hoje que Portugal necessita de uma aposta forte na engenharia para o cumprimento das metas europeias na economia circular.

ri.observador

Estes portugueses querem o fim de filas nas caixas

A tecnologia da Sensei promete entrar num supermercado, pôr as compras no cesto e sair sem ficar na fila da caixa. Quer ser o concorrente da Amazon Go e vai abrir a primeira loja em Portugal no verão.

Merkel promete “lutar até ao fim” por Brexit

A chanceler alemã disse que ainda não é capaz de dizer qual será a sua posição, na quinta-feira, quando decorrer a cimeira de líderes europeus, mas prometeu que tudo fará para encontrar uma solução.

jornaleconomico

Zonas ‘duty free’ agregam negócio de mais de 60 mil milhões

Não pagar impostos é a motivação de uma atividade comercial que já não é monopólio dos aeroportos e que deverá chegar aos 75 mil milhões em 2020.

Já escolheu uma entidade para ‘doar’ 0,5% do seu IRS? Há 4 mil candidatos

Contribuintes com direito ao IRS automático deverão indicar até 31 de março qual a entidade ou instituição particular de solidariedade social que pretendem ajudar.

Sempre colado ao telemóvel? Esta aplicação impede os ‘zombies’ dos smartphones de serem atropelados

Em 2017, na Coreia do Sul, mais de 1.600 mil pedestres foram mortos em acidentes na estrada, o que representa cerca de 40% do total de mortes no trânsito, segundo dados do Traffic Accident Analysis System. Esta aplicação ajuda os pedestres a estarem mais atentos aos carros.

Portugal é o país da OCDE que mais defende aumentar os impostos aos mais ricos para apoiar os mais pobres

Relatório “Risks that Matter”, publicado pela OCDE, esta terça-feira, revela ainda que 71% dos portugueses identificam a injustiça como a principal causa da pobreza.

Poluição do ar terá causado a morte a 15 mil pessoas em Portugal em 2015

A previsão dos cientistas é superior à da Agência Europeia do Ambiente e da Organização Mundial de Saúde, que era de 6.690 mortes nesse ano.

ri.portugalnews

Made in Portugal reforça posição em Marrocos

Diferenciação, qualidade, confiança, design e personalização de relacionamento são as características que atribuem a Portugal num mercado que, cada vez mais procura a customização de produto.

5ª edição do Startup Olé, um dos maiores eventos de empreendedorismo tech na Europa

Startup Olé, um dos maiores eventos de empreendedorismo tech na Europa, terá a sua 5ª edição nos próximos dias 26 a 29 de março em Salamanca.

ri.publico

Só aos 30 anos nos tornamos adultos, dizem neurocientistas

De acordo com um grupo de neurocientistas, apesar de aos 18 sermos adultos aos olhos da lei, só perto dos 30 anos é que o cérebro atinge este nível de desenvolvimento.

“O cinto de segurança salvou-lhe a vida”: campanha recria ferimentos em sobreviventes de acidentes

São apenas dez em centenas: Belted Survivors (“Sobreviventes com cinto de segurança”, numa tradução livre) é a nova campanha da Agência de Transportes da Nova Zelândia que dá a conhecer dez histórias reais de sobreviventes como alerta para o perigo da não utilização do cinto de segurança.