Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Défice fixou-se em 0,5% do PIB em 2018, melhor do que previa Centeno
  2. Portugueses são os que dão maior importância ao investimento sustentável
  3. Lisboa cai no top mundial. Mas está entre os 10 melhores destinos europeus do TripAdvisor
  4. Economia francesa cresceu 1,6% em 2018, uma décima acima do previsto
  5. Economistas mais pessimistas sobre a China
  6. O cérebro gera novos neurónios até depois dos 90 anos?
  7. Outros

1Défice fixou-se em 0,5% do PIB em 2018, melhor do que previa Centeno

ri.lusa
A previsão mais recente do Governo apontava para que o défice se tivesse fixado em torno de 0,6% do PIB, mas afinal o número foi melhor do que o esperado.

2Portugueses são os que dão maior importância ao investimento sustentável

ri.jornalnegocios
O estudo da Allianz GI mostra que portugueses estão dispostos a investir em produtos de investimento com preocupações de sustentabilidade.

3Lisboa cai no top mundial. Mas está entre os 10 melhores destinos europeus do TripAdvisor

eco
TripAdvisor fez um ranking dos melhores destinos com base nas opiniões dos utilizadores. Lisboa caiu duas posições na lista mundial, mas continua em 8.º a nível europeu.

4Economia francesa cresceu 1,6% em 2018, uma décima acima do previsto

ri.lusa
A economia francesa cresceu 1,6% em 2018, anunciou hoje o instituto de nacional de estatística francês (INSEE), que reviu assim em alta, de uma décima, os cálculos que tinha feito há um mês.

5Economistas mais pessimistas sobre a China

ri.expresso
O índice sobre a evolução da economia chinesa nos próximos doze meses publicado pelo centro alemão Leibniz e pela Universidade de Fudan em Xangai caiu em março para o nível mais baixo desde novembro do ano passado.

6O cérebro gera novos neurónios até depois dos 90 anos?

ri.publico
Estudo publicado na revista Nature Medicine conclui que a formação de novos neurónios cai de forma acentuada em pessoas com doença de Alzheimer mas não diminui tanto assim nos cérebros saudáveis

7Outros

eco

Telemóvel dobrável da Samsung chega à Europa. Portugal ainda não está na lista

Se quiser um Galaxy Fold, o novo telemóvel dobrável da Samsung, terá de ir a Espanha para o encomendar e receber. Portugal não está na lista dos 14 primeiros mercados europeus a terem o produto.

ri.expresso

Gronelândia. Glaciar que encolhia mais rapidamente voltou a crescer

Há poucos anos, o Jakobshavn estava a derreter e a regredir a uma média de quase 40 metros por ano. Voltou a crescer ao mesmo ritmo, conclui um novo estudo da NASA, ainda que o fenómeno seja encarado pelos cientistas como meramente temporário

Não é preciso ser rato. Basta ter um para roubar 4,6 biliões de euros

Este é o montante em jogo para empresas de todo o mundo nos próximos cinco anos, expostas à ameaça real do cibercrime. O alerta é dado através de um recente estudo

Fomos a uma das ruas mais populares do Instagram. Os moradores estão cansados e já só querem fechá-la

Muitas fotografias, milhares de referências no Instagram, destino dos novos peregrinos, que indiciam que o turismo pode estar a mudar: há quem procure as melhores imagens, tanto ou mais do que as melhores histórias. Os habitantes da Crémieux, em Paris, dizem que ali morar virou “um inferno”, feito de gente sentada à porta, objetivas apontadas à janela e “desconhecidos a entrar pelo jardim”.

ri.jornalnegocios

Estados Unidos e China resgatam turismo português do Brexit

Face às indefinições do Brexit, os operadores portugueses do setor acreditam numa continuada diminuição do turismo britânico em Portugal e redirecionam a atenção para os mercados norte-americano e chinês.

Défice de 2018 ainda deve baixar antes das eleições

Por causa de uma alteração de metodologia, tanto o défice orçamental, como o PIB, deverão vir a ser revistos em setembro, um mês antes das legislativas. O impacto da mudança no défice deverá ser positivo, adianta o INE.

ri.lusa

Operações com MB Way triplicaram no primeiro trimestre de 2019 – SIBS

O número de operações realizadas com MB Way no primeiro trimestre deste ano ultrapassou 10,3 milhões, tendo triplicado face ao mesmo período de 2018 indicou hoje a SIBS — entidade gestora do Multibanco.

Poupança das famílias recupera no 4.º trimestre

No quarto trimestre de 2018, “a taxa de poupança das famílias aumentou para 4,6% do rendimento disponível” em resultado de um acréscimo do rendimento disponível, refere o INE.

Carga fiscal sobe para 35,4% do PIB, o valor mais alto desde 1995

A carga fiscal, que inclui receita de impostos e contribuições efetivas, subiu de 34,4% em 2017 para 35,4% em 2018. O total de receitas de impostos e contribuições sociais ascendeu assim a 71.357,3 milhões de euros no ano passado, contra 67.027,5 milhões no ano anterior.

França, Alemanha e UE querem parceria mais equilibrada com a China

A França, a Alemanha e a Comissão Europeia reivindicaram hoje uma parceria mais equilibrada entre a China e a Europa, baseada na “confiança” e “reciprocidade” e defenderam uma renovação do multilateralismo face a um afastamento dos Estados Unidos.

5G: Países da UE podem excluir empresas dos seus mercados por razões de segurança

A Comissão Europeia apresentou hoje medidas para os Estados-membros adotarem na implementação da quinta geração móvel, permitindo-lhes excluir empresas “por razões de segurança nacional”, argumentando que um ciberataque afetaria toda a União Europeia.

ri.observador

Históricas Galerias Lafayette abrem portas nos Campos Elísios

O número 60 da famosa avenida parisiense acolhe a partir de 28 de março a nova vida das Galerias Lafayette, para uma experiência de compra única. Quase 100 anos depois, cumpre-se o sonho do fundador.

jornaleconomico

Descarbonização da economia tem de ser suportada numa “iniciativa global”

Carlos Costa Pina deu o pontapé de saída da Conferência Anual de Sustentabilidade, promovida pela Galp. O Chief Sustainability Officer da energética portuguesa falou no “triplo desafio” da sustentabilidade e revelou que o preço do carbono não reflete as externalidades negativas das emissões de CO2.

“Vamos assistir cada vez mais à oferta de personalização de ofertas e serviços”

O Jornal Económico e a Accenture estão a promover hoje um Observatório sobre o tema “The post-technology era is upon us: Are you ready?”.

Como as empresas se estão a adaptar à transformação tecnológica

As novas tecnologias e a inovação estiveram hoje em debate no Observatório promovido pelo Jornal Económico e a Accenture.

Cidadãos da União Europeia à espera da lei que os coloca a salvo do Brexit

Relatório de uma comissão conjunta dos Comuns e dos Lordes enfatiza que o governo britânico tem de legislar para promover a proteção dos cidadãos europeus que vivem no Reino Unido.

“Um dia negro” ou um “passo em frente”? Nova diretiva dos direitos de autor foi aprovada

A União Europeia aprovou hoje a nova reforma dos direitos de autor, que incluem os polémicos artigos 11 e 13 (agora conhecidos por 15 e 17). A lei, que foi aprovada com 348 votos a favor e 274 contra, não era alterada desde 2001

ri.portugalnews

Argentina – Síntese Setorial de Mercado de Roupa de Cama, Banho e Mesa

A presente Síntese Setorial de Mercado, agora publicada pela AICEP, inclui uma breve caracterização do mercado argentino de roupa de cama, banho e mesa e da sua evolução recente. São analisadas as relações comerciais internacionais, países fornecedores, principais importadores e distribuidores locais e outra informação económica e regulamentar relevante para as empresas deste setor.

ri.publico

O Changemakers da Gucci quer apoiar a diversidade no mundo da moda

A iniciativa surge um mês depois da polémica com uma camisola que lembrava a blackface e que valeu à marca italiana várias acusações de racismo.