Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Portugal é o país com o maior crescimento no turismo da UE
  2. Desemprego recua em fevereiro na zona euro e UE e Portugal tem taxa abaixo da média
  3. Taxa de inflação na Zona Euro recua para 1,4% em março
  4. Grécia: Banco central revê em forte baixa crescimento para este ano
  5. Tem uma empresa? Saiba como se candidatar a estes incentivos fiscais
  6. HUUB é a startup portuguesa entre os finalistas do Fashion Innovation Award
  7. Outros

1Portugal é o país com o maior crescimento no turismo da UE

ri.lusa
Os dados do relatório WTTC de 2018 mostram que o turismo teve um impacto direto estimado de 14,3 milhões de euros na economia e a projeção é a de que este ano se chegue aos 15 milhões de euros.

2Desemprego recua em fevereiro na zona euro e UE e Portugal tem taxa abaixo da média

ri.lusa
A taxa de desemprego recuou para 7,8% na zona euro e 6,5% na União Europeia em fevereiro, face ao mês homólogo, com Portugal abaixo de ambas as médias (6,3%), segundo o Eurostat.

3Taxa de inflação na Zona Euro recua para 1,4% em março

eco
A taxa de inflação anual da Zona Euro recuou para 1,4% em março, face aos 1,5% de fevereiro, mostra uma estimativa rápida do Eurostat.

4Grécia: Banco central revê em forte baixa crescimento para este ano

ri.lusa
O governador do Banco da Grécia, Yannis Sturnaras, reviu hoje drasticamente em baixa as previsões para o crescimento do país em 2019 e alertou para a necessidade de continuar as reformas, acelerar as privatizações e fomentar o investimento.

5Tem uma empresa? Saiba como se candidatar a estes incentivos fiscais

jornaleconomico
Estende-se até 31 de maio o prazo de submissão de candidaturas ao SIFIDE – Sistema de Incentivos Fiscais à Investigação e Desenvolvimento Empresarial – que concede incentivos fiscais às atividades de I&D empresarial. Se a sua empresa investiu nestas atividades, através de projetos financiados por programas de apoio nacional ou comunitário ou através de projetos desenvolvidos internamente pela própria empresa, poderá candidatar-se a este incentivo. Veja aqui como fazê-lo.

6HUUB é a startup portuguesa entre os finalistas do Fashion Innovation Award

jornaleconomico
A edição de 2019 tem como temática principal o papel da inteligência artificial e de machine learning na cadeia de valor da indústria da moda, desde a prototipagem ao comércio eletrónico.

7Outros

ri.correiodamanha

Adidas que produzir 11 milhões de ténis a partir do plástico retirado do mar

Marca mantém parceria com organização não-governamental que defende a preservação do meio-ambiente.

dinheirovivo

Petição pelo cancelamento do Brexit ultrapassa seis milhões de assinaturas

A petição lançada na Internet que pede o cancelamento do Brexit já ultrapassou este domingo seis milhões de assinaturas, tornando-se a iniciativa popular mais votada no Reino Unido.

eco

Moody’s volta a subir rating do BCP. Faltam dois níveis para sair de “lixo”

É a segunda melhoria do rating do BCP em seis meses. Moody’s justifica decisão com redução do malparado e reforço da rentabilidade do banco de Maya.

Portuguesa Peekmed eleita “melhor startup” do Startup Olé

Competição em Salamanca distinguiu startup portuguesa que produz e comercializa uma tecnologia de software de apoio à decisão médica.

ri.expresso

Um avatar para experimentar roupa na internet

Isabel Vaz é a primeira de dez grandes gestores de Portugal a revelar em que negócio apostaria se tivesse €50 mil para começar tudo de novo.

Grupo israelita transforma palácio em hotel

Grupo Selina investe €13 milhões no imóvel em Lisboa e planeia abrir 20 hotéis em Portugal.

Wildlings. Os jovens que querem povoar o interior de Portugal vão lançar um livro

Um grupo de jovens vai lançar um livro com uma outra perspetiva sobre o interior de Portugal, que se desdobra entre práticas de sustentabilidade e um guia de viagens sobre lugares selvagens no Pinhal Interior

Quer receber 1000 euros para dormir? Tem experiência? Empresa portuguesa procura especialista

Não é uma brincadeira para animar o Dia das Mentiras. A empresa Koala Rest quer mesmo contratar uma pessoa para experimentar almofadas.

O Porto é o anfitrião de um campeonato diferente: o dos melhores programadores universitários do mundo

Concurso de programação informática decorre na Alfândega do Porto até ao próximo sábado. Com o apoio da autarquia, a competição vai reunir 1500 estudantes universitários, concorrendo Portugal com uma equipa de três estudantes da Universidade do Porto, organizadora do evento mundial.

Brexit. Componentes automóveis perdem 260 milhões no biénio 2018/19

A indústria portuguesa de componentes fornece no Reino Unido desportivos de luxo e marcas topo de gama. Fixou um recorde de 1088 milhões de euros em 2017, mas este ano ficará muito longe dessa meta

ri.jornalnegocios

Turismo vale um em cada cinco euros da riqueza criada

País registou crescimento mais elevado da UE em 2018.

O peso da indústria e das exportações

Leiria tem-se destacado na indústria, “que pesa 36% no PIB da região, que compara com os 22% em termos nacionais”, referiu Pedro Castro e Almeida, presidente executivo do Santander. Acrescentou que 2011 até 2018, as exportações de Leiria duplicaram.

Espanhóis da Molaflex abrem fábrica na Feira com 450 pessoas

A deslocalização da fábrica de colchões de São João da Madeira para Santa Maria da Feira deverá acontecer em maio próximo, num investimento de 15 milhões de euros e que vai criar cerca de 120 novos postos de trabalho.

ri.lusa

Brexit: Riscos económicos de uma saída sem acordo são “geríveis”, diz BCE

Uma saída sem acordo tem “riscos que são geríveis, mas estas fragilidades podem ter efeitos desfavoráveis se interagirem com os riscos que dizem respeito à zona euro”, disse o vice-presidente do BCE.

Investigadores de Coimbra ajudam a salvar aves marinhas em Cabo Verde

Investigadores de Coimbra estão a estudar nove espécies de aves marinhas de Cabo Verde, no âmbito de um projeto internacional, financiado com 2,4 milhões de euros, para evitar a extinção de espécies marinhas no arquipélago.

Wall Street segue em alta com otimismo sobre conversações comerciais

A bolsa de Nova Iorque segue hoje em alta no início da sessão, num cenário de otimismo em torno das negociações comerciais entre Estados Unidos e China.

Dívida pública sobe 1,2 mil ME entre janeiro e fevereiro

A dívida pública, na ótica de Maastricht, que conta para Bruxelas, aumentou 1,2 mil milhões de euros entre janeiro e fevereiro, situando-se nos 249,3 mil ME – Banco de Portugal.

Designers pedem mais comunicação ao Portugal Fashion, organização fala em “não assunto”

Comunicação insuficiente com os ‘designers’ e convites para desfiles nas semanas da moda internacionais lançados em cima da hora são algumas das críticas apontadas ao Portugal Fashion, entidade que classifica essas apreciações como um “não assunto”.

jornaleconomico

Vem aí uma nova era tecnológica para empresas e trabalho

Novas tecnologias, desafios para empresas e o futuro do trabalho estiveram em debate no Observatório promovido pelo Jornal Económico e pela Accenture.

Situação de seca agravou-se em março em Portugal continental

Portugal continental continuava em março em seca meteorológica, tendo-se registado um aumento nas classes severa e extrema em consequência dos baixos valores de precipitação, disse à Lusa uma climatologista do IPMA.

Easyjet culpa Brexit pela queda de vendas na Europa

“Na segunda metade, estamos a assistir a um abrandamento no Reino Unido e na Europa, que acreditamos que provém da incerteza macroeconómica e de muitas questões sem resposta que rodeiam o Brexit”, disse Johan Lundgren, chefe-executivo da EasyJet.

Esta é a empresa mais rentável do mundo. Valores superam receitas da Google e Apple juntas

A maior petrolífera do mundo registou uma receita de 355,9 mil milhões de dólares no ano passado, um valor recorde que faz desta empresa a mais rentável do mundo.

Itália caminha para crescimento nulo em 2019

“Estamos a registar uma desaceleração geral do crescimento da economia em toda a Europa e, em Itália, em 2019, caminhamos em direção a um crescimento de 0%”, referiu o ministro Giovanni Tria.

ri.portugalnews

Workshop “Como fazer negócios na Namíbia”

A Fundação AIP organiza o workshop “Como fazer negócios na Namíbia”, no dia 8 de abril, em Lisboa.

Exportações portuguesas continuam a crescer na Suécia

De acordo com o relatório anual “Sveriges Utrikeshandel Med Varor och Tjänster Samt Direktinvesteringar Helåret 2018”, publicado pelo Kommerskollegium (National Board of Trade Sweden) no passado dia 19 de março de 2019, verificou-se um aumento de exportações portuguesas na Suécia no ano de 2018.

Tailândia: A rivalidade no comércio eletrónico intensifica

A concorrência está a aumentar na nascente indústria de comércio eletrónico da Tailândia, com grandes empresas a lutar para atrair lucrativos acordos de marcas e parcerias locais.

Primeira mercearia europeia sem plástico é portuguesa e vence Prémio “Terre de Femmes”

Eunice Maia, Ana Filipa Sobral e Joana Benzinho são as vencedoras da décima edição do Prémio “Terre de Femmes”, iniciativa promovida pela Fundação Yves Rocher que todos os anos distingue mulheres com projetos a favor do ambiente

ri.publico

Facebook levanta o véu do algoritmo e explica o que mostra a cada utilizador

Nova funcionalidade também permite que as pessoas façam escolhas sobre o que querem ver com mais frequência.

Quem come as nossas migalhas digitais?

Ao fazer compras online ou a pôr um “like” no Facebook expomos a nossa identidade e privacidade a uma reserva gigantesca de dados. Sim, há aí um enorme potencial para a humanidade. Mas há também uma série de ameaças para as quais estamos de estar atentos. Primeiro de uma série de dez textos sobre os riscos da “Revolução Digital”.