Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Grupo Valerius constrói nova fábrica que vai criar 80 postos de trabalho
  2. OCDE. Desaceleração da economia portuguesa vai continuar
  3. Espanha impõe novas taxas à China e quem ganha é o Porto de Leixões
  4. Exportações alemãs caem 1,3% em fevereiro
  5. Portugueses deitam fora 200 mil toneladas de roupa por ano
  6. NASA paga 16.500 euros a quem ficar deitado dois meses
  7. Outros

1Grupo Valerius constrói nova fábrica que vai criar 80 postos de trabalho

dinheirovivo
Sustentabilidade e economia circular, novos materiais e Indústria 4.0 foram temas em debate na iTechStyle Summitt, em Leixões.

2OCDE. Desaceleração da economia portuguesa vai continuar

eco
Os indicadores avançados da OCDE apontam para a continuação da tendência de abrandamento da economia portuguesa, tal como nas principais economias. Só França e China estarão a estabilizar.

3Espanha impõe novas taxas à China e quem ganha é o Porto de Leixões

jornaleconomico
Administração central espanhola quer impor regras que afetam a importação de pescado congelado oriundo da China. O Porto de Vigo afirma que pelo menos 10% das importações serão desviadas para o Porto de Leixões.

4Exportações alemãs caem 1,3% em fevereiro

ri.expresso
O abrandamento mundial e as incertezas sobre a guerra comercial e o Brexit penalizaram em fevereiro o comércio externo da maior economia do euro, segundo dados divulgados esta segunda-feira pelo gabinete de estatísticas federal. É a maior queda mensal em valor nas exportações em 12 meses.

5Portugueses deitam fora 200 mil toneladas de roupa por ano

ri.observador
Em Portugal, vão para o lixo cerca de 200 mil toneladas de têxteis por ano. Greenpeace diz que cada pessoa compra mais 60% do que comprava há 10 anos. “Estamos a vestir-nos de plástico”.

6NASA paga 16.500 euros a quem ficar deitado dois meses

jornaleconomico
A agência norte-americana, em parceria com o Centro Aeroespacial Alemão, está à procura de mulheres com idades compreendidas entre os 24 e os 55 anos, não fumadoras e com 1,53 a 1,90 metros de altura para estudar como poderão combater os efeitos adversos da gravidade zero no corpo humano.

7Outros

ri.correiodamanha

Estilista Fátima Lopes mostra vestido de Beyoncé em desfile

O hotel Epic Sana, em Lisboa, foi palco de um dos desfiles mais especiais da longa carreira de Fátima Lopes. A estilista apresentou a coleção outono/inverno, que levou à Semana da Moda de Paris, e mostrou-se orgulhosa pelo sucesso da mesma.

ri.diariodenoticias

Liderança das Coletividades Têxteis Europeias define prioridades para o triénio

A valorização da herança e património têxtil, a proteção da indústria europeia e a ligação do têxtil à moda e indústrias criativas são as prioridades da Associação das Coletividades Têxteis Europeias (ACTE) no próximo triénio, foi hoje anunciado.

dinheirovivo

Isabel Furtado: “Indústria 4.0 não é uma opção, é a única alternativa”

A presidente da Cotec foi uma das oradoras da iTechStyle Summit, para debater o futuro da indústria têxtil e do vestuário.

Laranjinha prepara entrada na Amazon a partir de 2020

A marca de vestuário infantil mais antiga de Portugal quer crescer no digital. Já neste ano vai estar à venda na Zalando e no El Corte Inglès.

Free Electrons da EDP conta com duas startups portuguesas na final

A portuguesa Enging e a Save 2 Compete integram o leque de 15 empresas finalistas do programa Free Electrons.

eco

Portugueses do setor da moda e têxtil vão estar unidos por rede social

Projeto assenta na plataforma na Internet Linkedin, rede social profissional, e vai ter um conjunto de “valências muito específicas”.

Microsoft, TAP e Hovione: as mais atrativas para trabalhar

Mais de 200 mil pessoas avaliaram a atratividade de empresas em 32 países, de acordo com o Randstad Employer Brand Research.

Portugal deverá duplicar financiamento europeu a partir de 2020

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, prevê que Portugal consiga atrair 2.000 milhões de euros do Horizonte Europa, a um ritmo de 250 milhões de euros por ano.

Governo francês anuncia redução dos impostos em resposta ao movimento coletes amarelos

O Governo francês está a preparar uma redução significativa de impostos, para responder aos protestos do movimento coletes amarelos, anunciou esta segunda-feira o primeiro-ministro.

São os próximos a entrar no mercado laboral. A geração Z vai trazer de volta o culto do trabalho

A geração Z é mais cautelosa e realista. Se, por um lado, está mais longe dos millennials, por outro, está mais perto da geração da maioria dos seus pais.

Petróleo acelera. Está acima dos 70 dólares em Londres

O petróleo está em máximos de quatro meses. O Brent negoceia acima da fasquia dos 70 dólares por barril, com os investidores a anteciparem uma manutenção dos cortes na produção da OPEP.

Dormir num museu? Airbnb procura casal para passar uma noite no Louvre

Além de dormir no museu, o casal vencedor do concurso vai ter direito a uma excursão noturna com um guia, uma sala de estar ao lado da Mona Lisa e até um concerto musical.

ri.expresso

Têxtil. Inarbel está a contratar no Bangladesh

O primeiro técnico especializado chegou à empresa há dois ano. E a Inarbel, “a braços com a falta de pessoal”, quer contratar mais pessoas no Bangladesh. O embaixador do país promete ajudar.

Portugal é dos países europeus onde os patrões menos gastam em formação dos trabalhadores

Formação dos trabalhadores representa apenas 0,17% do total dos custos laborais suportados pelos empregadores, colocando Portugal na cauda Europa. Só Bélgica, Bulgária, Roménia, Grécia e Letónia têm valores mais baixos

ri.lusa

PSI20 sobe ligeiros 0,03% em contraciclo com a maioria das bolsas europeias

O principal índice da bolsa de Lisboa, o PSI20, encerrou hoje com uma subida ligeira de 0,03% para 5.310,95 pontos, em contraciclo com a maioria das bolsas europeias.

Estreia “a solo” de Joana Vasconcelos na Alemanha tem “sabor especial”

A artista plástica portuguesa Joana Vasconcelos inaugura hoje à tarde a primeira exposição individual na Alemanha, no museu Marx Ernst, em Brühl, e a mostra tem para si “um sabor especial”.

Neurocientista Moran Cerf prevê que próxima guerra mundial será entre ‘hackers’

O neurocientista Moran Cerf trabalhou na prevenção de ciberataques, para o governo israelita, durante uma década, e prevê, por isso, que a próxima guerra mundial será entre grandes ‘hackers’, disse hoje em entrevista à agência Lusa.

modalisboa

FashionClash abre candidaturas para ‘Fashion makes sense award 2019’

Até 1 de maio, o Festival de Moda Holandês, FashionClash, está a receber candidaturas para a 3ª edição do Fashion Makes Sense Award (FMSA), um prémio destinado a uma nova geração de designers de moda com ideias inovadoras e disruptivas que podem contribuir para o desenvolvimento de uma indústria de moda mais sustentável.

ri.jornalnegocios

Leiria com dinâmica de crescimento mais forte que o país

Desde 2011 as exportações na região cresceram mais de 100% nos setores tradicionais com destaque para os plásticos, os moldes a borracha e o vidro.

Rendimento das famílias já cresceu 11% desde 2016

A recuperação continuada do rendimento das famílias, em termos reais, começou ainda no Governo de Passos Coelho. Aliás, o ano que registou a maior subida da série estatística foi mesmo 2015, o último do Executivo PSD/CDS-PP.

ri.observador

Portugal atraiu 22 empresas britânicas em dois anos e vai abrir balcão Brexit

A Empresa na Hora está a trabalhar com as autoridades para instalar um balcão Brexit ainda este ano, disse o líder do Portugal In, para atrair a entrada destas empresas no país.

Manimal: design português para todos os pedigrees

Foram desenhadas por arquitetos para dar conforto aos membros da família com quatro patas. A Manimal começou pelos cães, mas não tarda nada esta marca portuguesa vai fazer design também para gatos.

jornaleconomico

Exposição da banca nacional a ativos estrangeiros aumentou 1,4 mil milhões

Dados revelados pelo Banco de Portugal apontam que diferença de 1,6 mil milhões de euros entre as óticas do risco imediato e de última instância, “corresponde a uma transferência de risco líquida de Portugal para o exterior”.

Já há quatro empresas a plantar canábis medicinal em Portugal

Situadas no sul do país, estas empresas vêm explorar um novo mercado em Portugal. A primeira fábrica da União Europeia de canábis medicinal vai ser inaugurada no final deste mês, em Catanhede.

Combustíveis voltam a subir esta semana. Saiba onde estão os postos mais baratos

Desde janeiro, os preços da gasolina e do gasóleo já aumentaram dez vezes e desceram apenas duas.

ri.portugalnews

Sessão de esclarecimento sobre internacionalização

A AJEPC, em colaboração com a ACIG – Associação Comercial e Industrial de Guimarães, organiza, no dia 11 de abril, uma sessão se esclarecimento sobre vários tópicos de atuação destas Instituições no mercado e no apoio à Internacionalização das empresas, nomeadamente a importância da “FIN2019” no estabelecimento do primeiro contacto com importantes players internacionais.

Nota sobre a economia da Grécia

Consulte a versão mais atualizada da nota sobre a economia grega do Banco da Grécia.

Consulte a versão mais atualizada da nota sobre a economia grega do Banco da Grécia.

No âmbito do acompanhamento que a AICEP tem vindo a prestar no apoio à internacionalização dos diversos setores que compõem as Indústrias Culturais e Criativas, organiza no próximo dia 16 de abril (das 9h00 às 17h30) no Auditório da Torre do Tombo em Lisboa, com o apoio da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, o Seminário “Indústrias Culturais e Criativas – Instrumentos Financeiros de Apoio à Internacionalização.

Londres recebe um dos maiores eventos europeus sobre retalho e comércio

A cidade de Londres recebe a FUTR, um dos maiores eventos europeus sobre o futuro do retalho, marketing e comércio, nos dias 24 e 25 de abril. A conferência pretende juntar marcas e personalidades, trazendo-lhes os melhores oradores sobre o digital, marketing, e-commerce, retalho, inovação e experiência do consumidor.

ri.publico

Frida Kahlo regressa a Nova Iorque com todo o seu esplendor e dor

Frida Kahlo: Appearances Can Be Deceiving apresenta mais de 300 desenhos, quadros e objectos de valor sentimental que delineiam em pormenor a vida de uma das artistas mais populares do século XX

RTP

Indústria têxtil em Portugal

A Confederação Portuguesa das Micro Pequenas e Médias Empresas garante que há dezenas de micro unidades de confeção a fechar as portas e fala de uma nova crise nos têxteis, provocada pela diminuição das encomendas do grupo espanhol Inditex.

SIC

INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia

Localizado em Braga, o INL (International Iberian Nanotechnology Laboratory) foi criado pelos governos português e espanhol para desenvolver um projeto em conjunto.