Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Tempo para criar empresa em Portugal passou de 45 dias para 45 minutos
  2. Falta flexibilidade no trabalho em Portugal. Colaboradores valorizam, mas preferem outros benefícios
  3. Crescimento económico da Alemanha acelera para 1,5% em 2020
  4. Bruxelas revê em baixa PIB italiano e prevê agravamento do défice
  5. Reino Unido com crescimento ‘contido’ devido à incerteza política
  6. Sensei. Fundadora vence prémio de empreendedorismo
  7. Outros

1Tempo para criar empresa em Portugal passou de 45 dias para 45 minutos

ri.lusa
O tempo médio para criar uma empresa em Portugal passou de 45 dias para 45 minutos e 37 segundos, dadas as medidas de simplificação da administração pública, segundo uma contabilização feita na semana passada e hoje divulgada.

2Falta flexibilidade no trabalho em Portugal. Colaboradores valorizam, mas preferem outros benefícios

eco
Licenciados, jovens e mulheres são os trabalhadores que menos flexibilidade têm no mercado laboral português.

3Crescimento económico da Alemanha acelera para 1,5% em 2020

ri.lusa
O crescimento da economia alemã vai cair para 0,5% este ano, mas deverá recuperar para 1,5% em 2020 sustentado pela “resiliente” procura doméstica, segundo as previsões de primavera da Comissão Europeia hoje divulgadas em Bruxelas.

4Bruxelas revê em baixa PIB italiano e prevê agravamento do défice

ri.lusa
A Comissão Europeia reviu hoje em baixa as estimativas de crescimento da economia italiana para este ano e 2020, alertando Roma para o impacto que a flexibilização da política orçamental terá sobre o défice e a dívida públicos.

5Reino Unido com crescimento ‘contido’ devido à incerteza política

ri.lusa
O crescimento da economia do Reino Unido, que desacelerou significativamente em 2018, deverá manter-se ‘contido’ devido à incerteza política, segundo as previsões da Comissão Europeia.

6Sensei. Fundadora vence prémio de empreendedorismo

ri.observador
Joana Rafael, cofundadora da startup que está a concorrer com a Amazon Go, é a vencedora do prémio “Empreendedorismo Feminino” da faculdade de Economia e Gestão da Universidade Católica.

7Outros

dinheirovivo

Este país tem salários de 23 euros na indústria do vestuário. H&M e CK estão lá

Os trabalhadores da indústria do vestuário na Etiópia são os mais mal pagos em todo o mundo pelas grandes marcas do setor, de acordo com um relatório divulgado hoje.

Estas casas portáteis podem ser montadas em apenas sete horas

A instalação das casas requer apenas nivelamento, ligação à rede de água, esgoto e eletricidade. Preços começam nos 120 mil euros.

eco

Startup portuguesa 360imprimir capta investimento de 18 milhões de euros

Em 2018, a startup terminou o exercício com uma faturação de 21 milhões de euros, o que correspondeu a um crescimento de quase 80% em relação ao ano precedente

Cibersegurança: “A maior ameaça está dentro das organizações”

Eben Louw, senior manager da EY, explicou como pode ser fácil um hacker aceder aos dados de um colaborador de uma empresa sem este o saber. E como as empresas se podem preparar para estes ataques.

Trabalhar no estrangeiro é boost para a carreira, diz a Hays

Além de um benefício para a carreira, a disponibilidade para uma experiência internacional é valorizada pelos empregadores.

No ano passado, comprar casa no país custou, em média, 996 euros por metro quadrado

Mas houve 42 municípios onde os preços das casas ultrapassaram este valor.

ri.expresso

Como as empresas tradicionais estão a usar a inteligência artificial

A Inteligência Artificial chegou ao sector industrial mas, por si só, a tecnologia não garante o sucesso dos negócios. Componente humana continua a ser fundamental

Jornal I

Perdas de 138 mil milhões devido a Brexit

Alemanha é dos países mais prejudicados nas exportações.

ri.jornalnegocios

Bitcoin a caminho dos 6.000 dólares com investimento dos institucionais

A moeda digital negocia em máximos de novembro e está a acumular ganhos de 74% desde os mínimos do ano passado.

ri.lusa

Kwanza bate mínimos face ao euro e mantém valor mais baixo frente a dólar

A moeda angolana voltou hoje a bater os mínimos históricos face à europeia, depreciando-se para os 365,720 kwanzas/euro, mantendo o valor mais baixo frente à norte-americana, cotada a 326,769 kwanzas/dólar, segundo o Banco Nacional de Angola (BNA).

Tektónica regressa à FIL com aposta na internacionalização das empresas

A edição de 2019 da Tektónica — Feira Internacional da Construção e Obras Públicas começa na quarta-feira, em Lisboa, e uma das apostas é o apoio à internacionalização das empresas para mercados em expansão, como Costa do Marfim e Senegal.

Bruxelas mantém “opinião confiante” na economia portuguesa

O comissário europeu para os Assuntos Económicos e Financeiros, Pierre Moscovici, assegurou hoje que Bruxelas mantém uma “opinião confiante” na economia portuguesa.

Tensões comerciais China-EUA é ameaça à economia mundial – FMI

A diretora do Fundo Monetário Internacional alertou hoje para a renovada tensão comercial entre os Estados Unidos e a China, que “claramente constitui uma ameaça à economia mundial”.

ri.noticiasaominuto

Alerta noivas. Primark apresenta nova Bridal Collection

Vestidos, maquilhagem e manicures… há uma lista infinita de coisas a preparar antes do grande dia, mas não pode faltar uma nova lingerie e roupa de noite na lista matrimonial!

ri.observador

O arquiteto que desenhou casas para viver em Marte

Arquiteto Michael Morris apresentou em Lisboa casas que um dia quer ver construídas na superfície do Planeta Vermelho. E comparou a Sagrada Família de Barcelona à Estação Espacial Internacional.

Talkdesk com escritório no Porto para 250 pessoas

A startup unicórnio liderada por Tiago Paiva quer contar com 1.000 colaboradores até 2020. No Porto, a Talkdesk emprega 90 pessoas mas novo escritório permite atingir mais de 250.

jornaleconomico

Portugal vai trabalhar para consolidar relação institucional com Canadá

O secretário de Estado das Comunidades mostrou-se esta terça-feira satisfeito após a visita oficial ao Canadá, afirmando que vai trabalhar para “consolidar o reforço das relações institucionais canadianas”.

Quanto tempo leva o Estado a pagar aos seus fornecedores? 533 dias

No final do primeiro trimestre deste ano, a entidade com um prazo médio de pagamento a fornecedores mais elevado demorava um ano, cinco meses e 17 dias a pagar. É a entidade que faz gestão administrativa e financeira da Cultura que está no topo de uma lista de 13 entidades do Estado que pagam a mais de 60 dias.

Volatilidade nos mercados? Cerca de 70% dos investidores vê como oportunidade

Os empresários (com, pelo menos, 250 mil dólares de receitas anuais) mostraram-se especialmente otimistas face à economia global, de acordo a última análise trimestral do banco suíço UBS.

Cotec: Empresas portuguesas já se habituaram a instabilidade política

“É sempre mais uma areia numa engrenagem de um caminho económico que Portugal tem de ter”, disse Isabel Furtado, falando a propósito do XIII Encontro Cotec Europa, que decorre em Nápoles e junta as associações portuguesa, italiana e espanhola.

Gasolina volta a subir. Preço atinge máximos de sete meses

Preço da gasolina subiu ontem, pela 13ª semana consecutiva. É o maior ciclo de ganhos em quatro anos.

Porto aproxima-se de Lisboa na liderança dos municípios mais sustentáveis de Portugal

Edição de 2019 do Rating Municipal Português da Ordem dos Economistas revela salto de 15 lugares da Invicta, sobretudo graças ao desempenho na sustentabilidade financeira e ao desenvolvimento económico e social. Lisboa continua a liderar, com Oeiras na terceira posição e Celorico da Beira no fundo da tabela.

ri.portugalnews

Hotelaria e Turismo é o principal setor exportador da economia portuguesa

A Mercer, consultora nas áreas de benefícios, pensões, investimentos e carreiras, com o apoio da Stairs People Advisors, recolheu, analisou e desenvolveu o Club Survey do Setor da Hotelaria em Portugal, o primeiro estudo salarial do setor desenvolvido em território nacional.

ri.publico

Aeroporto de Lisboa vence prémio internacional para Aeroporto do Ano

Em anos anteriores, o “óscar” dos Air Transport Awards tinha ido para o aeroporto de Singapura.

Há dez mil euros à mão de semear para o teu projecto agro-alimentar

O Instituto Europeu de Inovação e Tecnologias tem 15 mil euros para atribuir aos melhores projectos europeus na área da saúde da população, ambiente e transparência.

Em Lisboa ganha-se mais 1600 euros por ano do que no resto do país

Habitantes da Área Metropolitana da capital ganham acima da mediana nacional. Relatório do INE revela que Norte e Centro são as regiões onde há mais gente em risco de pobreza – em Portugal, em 2017, havia 1,8 milhões de pessoas nesta situação.