Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Portugal está a “impor-se cada vez mais” na área dos têxteis técnicos
  2. Couro ‘vegan’ a partir de serradura, cortiça e borras de café chega ao mercado em 2020
  3. Farfetch aposta na sustentabilidade. Vai vender malas em segunda mão
  4. Indústria têxtil: os fundos da UE ajudam mas as empresas têm de planear os investimentos
  5. Calçado português quer Amazon para acelerar exportações
  6. Dia e Noite dos Museus com iniciativas por todo o país e entradas gratuitas
  7. Outros

1Portugal está a “impor-se cada vez mais” na área dos têxteis técnicos

ri.noticiasaominuto
Portugal participa na Techtextil de Frankfurt com 31 empresas e está a “impor-se cada vez mais” na área dos têxteis técnicos, considerou Paulo Vaz, diretor-geral da associação que representa o setor.

2Couro ‘vegan’ a partir de serradura, cortiça e borras de café chega ao mercado em 2020

ri.lusa
Jovens investigadores e engenheiros estão a fazer ensaios numa fábrica em Cerveira, distrito de Viana do Castelo, para comercializar em julho de 2020 um tecido especial de couro ‘vegan’ criado a partir de cortiça, serradura e borras de café.

3Farfetch aposta na sustentabilidade. Vai vender malas em segunda mão

eco
Chama-se Second Life e é uma plataforma de revenda de malas em segunda mão. Programa faz parte da estratégia de sustentabilidade do unicórnio fundado pelo português José Neves.

4Indústria têxtil: os fundos da UE ajudam mas as empresas têm de planear os investimentos

ri.publico
A indústria têxtil exportou, em 2018, 5,3 mil milhões de euros. Em Moreira de Cónegos, a JF Almeida, que emprega 625 pessoas, tem na Turquia o principal concorrente, mas não pára de crescer.

5Calçado português quer Amazon para acelerar exportações

jornaleconomico
Acordo com o gigante Amazon permitiria ao setor do calçado aumentar canais de venda nos mercados de exportação. Agência Aicep está atenta aos contactos entre a APICCAPS e a Amazon.

6Dia e Noite dos Museus com iniciativas por todo o país e entradas gratuitas

ri.lusa
Centenas de atividades vão assinalar, no país, com entradas gratuitas, o Dia Internacional dos Museus, e a Noite Europeia dos Museus, a 18 e 19 de maio.

7Outros

dinheirovivo

“Portugueses não querem o encerramento” dos centros comerciais ao domingo

O consumidor português quer os shoppings abertos ao domingo, defende o presidente da Associação Portuguesa de Centros Comerciais.

eco

Equipa de Direito da Universidade Nova de Lisboa consegue resultado “histórico” em Moot Court de Viena

Foi a primeira e única vez que uma equipa portuguesa conseguiu a chegar à fase final do Willem C. Vis Moot Court, em Viena. Os advogados Rute Alves e André Pereira da Fonseca apoiaram a equipa.

ri.expresso

Carga fiscal sobe para 35,4%, o valor mais alto desde 1995

Com a receita de IRS a subir 5,6%, a de IRC a aumentar 9% e o encaixe de IVA a crescer 6,2%, a carga fiscal em Portugal alcançou em 2018 o valor mais alto em mais de duas décadas

ri.lusa

Bolsa de Lisboa desce 1,81% em linha com as principais bolsas europeias

A bolsa de Lisboa encerrou hoje com uma descida de 1,81% no índice PSI20, para 5.070,37 pontos, em linha com as principais praças europeias, retomando a série de perdas que havia sido interrompida na sexta-feira.

Bolsa de Nova Iorque negoceia no vermelho apreensiva com posição da China

A Bolsa de Nova Iorque está a negociar no vermelho, depois de a China ter retaliado com o aumento, a partir de 01 de junho, das tarifas alfandegárias sobre diversos bens norte-americanos importados pelo gigante asiático.

Índice compósito da OCDE para Portugal cai em março para mínimo de seis anos

O índice compósito da OCDE para Portugal desceu para 98,03 pontos em março, um mínimo de quase seis anos e menos 0,28 pontos que em janeiro, alinhado com a desaceleração generalizada dos Estados-membros da organização.

Chamadas e SMS mais baratas na UE a partir de 4.ª feira

Um novo tarifário para as chamadas e mensagens internacionais na União Europeia entra em vigor na quarta-feira, com um limite de 19 cêntimos e seis cêntimos por minuto, respetivamente, mais IVA, divulgou hoje a Comissão Europeia.

Taxa de inflação mantém-se nos 0,8% em abril

O Índice de Preços no Consumidor subiu 0,8% em abril face ao período homólogo de 2018, uma taxa idêntica à do mês anterior, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística.

Vistos gold: Investimento chinês recua 37% até abril e brasileiro diminui 7,3%

O investimento chinês captado pelos vistos ‘gold’ recuou 37% até abril, face ao período homólogo de 2018, para 75,7 milhões de euros.

EUA e China encerram conversações sem acordo sobre aumento de tarifas de importação

Os Estados Unidos e a China terminaram hoje uma ronda de conversações comerciais descritas como construtivas pelo secretário do Tesouro norte-americano, mas sem chegarem a acordo sobre o aumento de tarifas a produtos chineses importados pelos EUA.

Lituânia vence Leão de Ouro na Bienal de Arte de Veneza

A Lituânia venceu o Leão de Ouro para a participação nacional da Bienal de Arte de Veneza, com uma ópera-performance de três artistas, anunciou hoje o júri.

ri.jornalnegocios

Nos carros elétricos Portugal está no “clube” dos mais ricos da Europa

Dados divulgados pela ACEA mostram que Portugal é o único país da UE com um PIB per capita inferior a 20 mil euros, onde os carros elétricos têm uma quota de mercado superior a 2%.

ri.noticiasaominuto

Portugal conquista duas medalhas de prata na Olimpíada da Ciência

Esta foi a primeira vez que a competição decorreu em território português.

Abertos mais 54 mercados para exportações portuguesas nesta legislatura

Na atual legislatura, que termina em outubro, o Governo abriu 54 mercados de exportação, que abrangem mais de 200 produtos nacionais de origem vegetal e animal, foi hoje anunciado.

Moeda angolana fecha semana em mínimos históricos face ao euro e dólar

A moeda angolana fechou uma semana em que foi batendo quase diariamente os mínimos históricos face à europeia e norte-americana, fixando-se na sexta-feira nos 367,027 kwanzas/euro e nos 326,769 kwanzas/dólar, indica hoje o Banco Nacional de Angola (BNA).

ri.observador

ASAE apreende vestuário contrafeito no norte

Os produtos “eram suscetíveis de enganar os consumidores, facilmente criando o erro de autenticidade”, informou a ASAE. Os artigos estavam numa fábrica do norte e destinavam-se a exportação.

Rihanna chega ao maior império de luxo do mundo

Dentro do grupo LVMH e liderada por Rihanna, Fenty é a marca de moda de luxo que chega ainda esta primavera. De Barbados para Paris, esta é a evolução da estrela pop que se tornou empresária.

jornaleconomico

Economia britânica será penalizada com novo adiamento do Brexit, diz Banco de Inglaterra

“É perfeitamente evidente que o investimento tem vindo a sentir as consequências da incerteza sobre o Brexit e particularmente a possibilidade de um resultado mau”, disse o vice-presidente da instituição Ben Broadbent.

Lisboa é a sexta cidade mundial mais procurada para congressos internacionais

O diretor-geral da Associação Turismo de Lisboa revelou que a capital “acolheu 50% dos eventos que se realizaram em Portugal”, mas que se considerar “a região de Lisboa, a percentagem sobre para 55%” sendo que isso contribuiu “para que o país tenha obtido um excelente lugar no ranking internacional”.

Primeira faculdade de português na China quer “aprofundar” conhecimento sobre lusofonia

“É um passo natural, que nos permitirá ter mais recursos, mais possibilidades e mais alunos e professores”, explicou a diretora da recém-formada Faculdade de Estudos Hispânicos e Portugueses, da Universidade de Estudos Estrangeiros de Pequim.

Exportações de ‘carros verdes’ atingem máximos e UE ganha 4,7 mil milhões de euros

O Eurostat revelou que dos estados membros da União Europeia, o maior exportador é a Alemanha, com 64% das exportações a seu cargo, seguido pela Suécia, que detém 13% das exportações e o Reino Unido, com 10%.

Quinta da Aveleda ganha o prémio de ‘Melhor Vinho do Ano’

O vinho tinto ‘Quinta Vale D. Maria Quinta da Francisca’, de 2016, produzido no Douro, foi o grande vencedor do ‘Concurso Vinhos de Portugal’ deste ano, como sempre organizado pela ViniPortugal.

ri.portugalnews

Primeiro Encontro Ibero-Americano de Convergência Empresarial

O Primeiro Encontro Ibero-Americano de Convergência Empresarial, evento de carácter internacional, terá lugar nos dias 20 e 21 de junho de 2019 no Uruguai, no Radisson Victoria Plaza Hotel de Montevideu.

“Conferência AICEP: Exportações & Investimento”

A “Conferência AICEP: Exportações & Investimento” realiza-se dia 17 de maio de 2019, na Nova SBE – Auditório Jerónimo Martins, Carcavelos.

Oportunidades de Negócio no Japão: O acordo de parceria económica UE – Japão

A AEP – Associação Empresarial de Portugal, em parceria com a CCIPA Câmara de Comércio e Industria Luso-Japonesa, realiza, no próximo dia 24 de maio, em Leça da Palmeira, uma sessão de esclarecimento relativa ao mercado do Japão, no sentido de abordar alguns dos principais temas relevantes para as empresas com interesse neste mercado.

ri.publico

Precariedade: “As pessoas acabam por ser escravas do presente imediato”

Renato Miguel do Carmo, sociólogo e investigador do CIES-IUL, alerta para o risco de se normalizar a precariedade e defende que é preciso rever o sistema de protecção social destes trabalhadores.

RTP

Empresa de calçado profissional Lavoro alarga atividade ao vestuário de proteção

A empresa portuguesa de calçado profissional Lavoro, de Guimarães, vai alargar a atividade à produção/representação de vestuário de proteção, prevendo lançar a nova gama de produtos dentro de um ano, disse à Lusa o presidente.