Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Portugal com 2.ª maior taxa de emprego de pessoas de outro Estado-membro da UE
  2. Clima de negócios recua na zona euro
  3. Economia americana terá crescido 3,2%, resiliente face à guerra comercial
  4. Inflação da Venezuela foi de 130.060,2% em 2018
  5. Universidade do Minho estuda fato espacial para as futuras viagens tripuladas a Marte
  6. Feira do Livro começa hoje, mais verde, mais inclusiva e maior do que nunca
  7. Outros

1Portugal com 2.ª maior taxa de emprego de pessoas de outro Estado-membro da UE

ri.lusa
Portugal registou no ano passado a segunda maior taxa (84%) de emprego de pessoas oriundas de outro Estado-membro e a sexta (76%) de nacionais de países fora da UE, segundo o Eurostat.

2Clima de negócios recua na zona euro

ri.observador
O indicador do clima de negócios recuou em maio 0,12 pontos para os 0,30, face a abril, devendo-se à deterioração da avaliação dos empresários do histórico de produção e da carteira de exportações.

3Economia americana terá crescido 3,2%, resiliente face à guerra comercial

jornaleconomico
As tensões comerciais com a China perduram, mas isso não deverá significar o abrandamento do crescimento do PIB norte-americano no primeiro trimestre de 2019, face aos últimos três meses do ano passado. Os analistas do ING salientam até que os EUA se encontram numa boa posição “para extrair concessões” aos chineses.

4Inflação da Venezuela foi de 130.060,2% em 2018

jornaleconomico
Entre 2013 e 2018 a economia contraiu 47,6%, anunciou o Banco Central da Venezuela. Para 2019, o FMI prevê uma inflação de 10.000.000%.

5Universidade do Minho estuda fato espacial para as futuras viagens tripuladas a Marte

ri.expresso
A investigação é muito centrada nas lesões musculo-esqueléticas devido à situação prolongada de microgravidade no Espaço, que provoca a atrofia de alguns grupos musculares, em especial das pernas, e à sobrecarga de outros grupos musculares, nomeadamente dos braços e ombros.

6Feira do Livro começa hoje, mais verde, mais inclusiva e maior do que nunca

ri.lusa
A 89.ª Feira do Livro de Lisboa abre hoje, no Parque Eduardo VII, com um número recorde de 328 pavilhões, numa edição com mais espaços verdes, mais sustentável e inclusiva.

7Outros

ri.diariodenoticias

Impostos. Portugal tem energia mais barata e eletricidade mais cara da Europa

Todos os meses, 55% do que os consumidores pagam na conta da luz não diz respeito aos preços da energia mas sim à componente de taxas e impostos

dinheirovivo

Portugal e Brasil assinam acordo para colaboração na mobilidade elétrica

A colaboração técnica tem por base a plataforma mobi.me, desenvolvida pelo CEiiA e que liga veículos e infraestruturas.

Mais de metade dos portugueses paga contas dentro do prazo

Segundo dados da Intrum, 54% dos portugueses afirma pagar as contas domésticas a horas.

eco

Preço dos imóveis comerciais regista maior subida desde 2010

O preço das propriedades comerciais “aumentou 4,9% em 2018, mais 1,6 pontos percentuais que em 2017”.

ri.expresso

Mais um passo para um planeta mais limpo: Timberland lança coleção feita a partir de plástico reciclado

A indústria da moda está a evoluir e a consciencializar-se das necessidades ambientais. Várias são as marcas que começam a apostar na reciclagem de materiais para fabricar os seus produtos. Agora é a vez da marca de roupa, acessórios e calçado Timberland Marcas como a Adidas, a Wado, a Mat & Nat e a Berg já tinham apostado em ténis feitos a partir de materiais reciclados.

ri.lusa

PSI20 acompanha queda das principais bolsas europeias e cede 1,19%

A bolsa de Lisboa acompanhou hoje as fortes quedas das principais praças europeias e registou uma descida de 1,19% no índice PSI20, para 5.045,81 pontos, com uma única cotada em terreno positivo.

BCE lança bolsas de estudo destinadas a mulheres

O Banco Central Europeu (BCE) anunciou hoje uma bolsa de estudo para mulheres que queiram obter um mestrado em economia, pretendendo promover a diversidade numa altura em que os homens ocupam a maioria dos cargos de direção.

Vendas mundiais de telemóveis caem no 1.º trimestre mas Huawei cresce 44,5%

As vendas de telemóveis em todo o mundo atingiram 373 milhões de unidades no primeiro trimestre, menos 2,7% em termos homólogos, lideradas pela coreana Samsung, seguida da chinesa Huawei, cujas vendas aumentaram 44,5%, foi hoje anunciado.

Nova exposição do Museu de Arte Antiga é “aventura” que convida à descoberta

A nova exposição do Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa, é “uma aventura” que convida o público a descobrir e contemplar mais de uma centena de peças do acervo, e à reflexão sobre a missão dos museus.

Festival Fado chega este ano à capital do Equador

O festival Fado, que começou em 2011 em Madrid e pretende “mostrar a permanente interação do fado com outros géneros”, também chega este ano à capital do Equador, Quito, anunciou hoje a promotora da iniciativa.

Português João Laia nomeado curador chefe de exposições do museu Kiasma na Finlândia

O curador português João Laia foi nomeado curador chefe do programa de exposições do Museu de Arte Contemporânea Kiasma, em Helsínquia, entrando em funções a 03 de junho, foi hoje anunciado.

ri.noticiasaominuto

Euro baixa com investidores a optarem por outras moedas

O euro baixou hoje face ao dólar, quando se mantém a tensão entre Estados Unidos e China e os investidores procuram divisas consideradas refúgio como o iene e o franco suíço.

Taxa de desemprego na Alemanha mantém-se em maio

A taxa de desemprego na Alemanha manteve-se em 4,9% em maio, com 2.236.000 de pessoas sem trabalho, mas mais 7.000 pessoas do que em abril, informou hoje a Agência Federal de Emprego alemã (BA).

Tensões comerciais aumentaram desafios para estabilidade na zona euro

Os desafios para a estabilidade financeira na zona do euro aumentaram com as tensões do comércio global e países endividados como Itália podem enfrentar problemas se não respeitarem as regras que limitam dívidas e défices, advertiu hoje o BCE.

ri.observador

Brasil. Novo pacto para reforçar economia do país

O pacto visa o crescimento económico do Brasil e o combate à crise do país. Medida fará mudanças no sistema de pagamentos de pensão, na reforma tributária e ações na área de segurança pública.

jornaleconomico

Altran lança centro de dados e de inteligência artificial em Portugal

Consultora de engenharia e R&D assinalou esta quarta-feira a criação do centro mundial de excelência em ciência de dados e inteligência artificial, o Tessella – Altran World Class Center Analytics, com escritórios em Lisboa e no Porto, onde já trabalham uma equipa de 35 especialistas.

Laboratório para as Tecnologias da Indústria 4.0 inaugurado no Porto

A missão do iilab é demonstrar e divulgar conceitos e tecnologias avançadas para a digitalização da produção.

Congresso Europeu de Turismo Rural pela primeira vez em Portugal

A inauguração oficial deste evento, a decorrer no Sabugal, distrito da Guarda, será presidida por Ana Mendes Godinho, secretária de Estado do Turismo, a partir das 09 horas de hoje.

ri.portugalnews

Tributo ao azulejo português em Nova Iorque

Cerca de 150 emigrantes e lusodescendentes que residem no bairro nova-iorquino do Soho prestam, no dia 2 de junho, um tributo ao azulejo português em plena Sullivan Street, onde sob a orientação do centro artístico famalicense A Casa ao Lado vão criar um vitral baseado nos padrões da azulejaria portuguesa.

Vinhos portugueses distinguidos em Bruxelas

A PMC Wine &a Food, empresa dedicada à comercialização de vinhos nacionais, incluindo as suas próprias marcas Malandra e Jaburu, anuncia a distinção de sete dos seus vinhos no Concurso Mundial de Bruxelas de 2019.

BREXIT: Oportunidades e Desafios para as PME

A AICEP organiza o Seminário “BREXIT: Oportunidades e Desafios para as PME”, dia 30 de maio nas instalações da ACIF-CCIM, no FUNCHAL. Inscreva-se!

SIC

Projeto Texboost

A Fraunhofer está a desenvolver um sistema inteligente que visa aumentar a segurança do surfista e analisar o seu desempenho durante uma sessão de surf. Esta componente está a ser desenvolvida no âmbito do Projeto Texboost em parceria com o CITEVE.