Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. INE revê em baixa subida da taxa de inflação homóloga de maio para os 0,4%
  2. Em cinco anos, Braga já duplicou exportações
  3. Nacionais e com longas carreiras na mesma empresa. É assim o perfil dos CEO em Portugal
  4. Produção industrial da China cresce ao ritmo mais lento desde 2002
  5. Mais de metade das empresas do Reino Unido não estão preparadas para o Brexit sem acordo
  6. Em Paris, há um museu de street art a céu aberto com um toque português
  7. Outros

1INE revê em baixa subida da taxa de inflação homóloga de maio para os 0,4%

ri.lusa
O Instituto Nacional de Estatística reviu hoje em baixa de uma décima a inflação homóloga de maio para os 0,4%, taxa inferior em 0,4 pontos percentuais à registada em abril.

2Em cinco anos, Braga já duplicou exportações

Jornal I
Criados mais 2.500 novos postos de trabalho.

3Nacionais e com longas carreiras na mesma empresa. É assim o perfil dos CEO em Portugal

eco
Apesar do capital estrangeiro trazer consigo influência na gestão, ainda há pouca representatividade. Por outro lado, acionistas maioritários são beneficiados em Portugal.

4Produção industrial da China cresce ao ritmo mais lento desde 2002

ri.lusa
O crescimento da produção industrial da China recuou, em maio, para o ritmo mais lento em 17 anos, acompanhando o abrandamento registado noutros indicadores económicos, à medida que Pequim trava uma guerra comercial com Washington.

5Mais de metade das empresas do Reino Unido não estão preparadas para o Brexit sem acordo

ri.expresso
“O risco de Brexit sem acordo é muito real e apelamos a todas as empresas, se ainda não o fizeram, que considerem a sua exposição [ao Brexit] e desenhem planos de contingência agora”, considera a organização que representa os líderes das empresas do Reino Unido.

6Em Paris, há um museu de street art a céu aberto com um toque português

ri.publico
Quer ser o maior museu do mundo de street art — e para lá caminha. A operar desde 2016, o projecto Boulevard 13 reuniu até 32 obras no 13.º bairro de Paris, numa zona de habitação social, contando com contributos dos portugueses Pantónio, Add Fuel e Vhils.

7Outros

eco

Facebook vai mesmo ter uma moeda própria para pagar produtos e serviços. Vai chamar-se Libra

Mark Zuckerberg está a liderar a criação de um consórcio que lançará a nova criptomoeda que servirá para pagamentos na internet. Visa, MasterCard e Uber estão envolvidas no projeto.

Bolsas europeias em queda. Efeitos da guerra comercial atormentam investidores

As bolsas europeias estão em queda perante os primeiros efeitos negativos do travão dos EUA à chinesa Huawei. Lisboa também cai, com a Galp Energia a travar as perdas.

ri.expresso

Pagaqui adere à rede chinesa de pagamentos Alipay

A empresa portuguesa de pagamentos passou a adotar, em conjunto com mais cinco empresas europeias, um sistema unificado através de QR Code que permitirá aos turistas chineses que vierem a Portugal pagar compras através dos seus telemóveis.

ri.jornalnegocios

Portugal continua a perder população mas a um ritmo menor

O saldo natural encolheu ainda mais em 2018 do que em 2017. Mas o saldo migratório ajudou a contrariar a tendência negativa.

Porto ganha 2,3 milhões com a maior competição mundial de programação

Portugal acolheu, pela primeira vez, a final mundial do International Collegiate Programming Contest (ICPC), que trouxe à Alfândega do Porto 135 equipas de programadores e representantes de centenas de universidades de todo o mundo.

Ikea e Walmart entre as centenas de empresas que pedem a Trump travão nas tarifas à China

São 661 as empresas e as associações que subscrevem uma carta dirigida a Trump, na qual pedem que este opte por voltar à mesa de negociações e desista de aplicar novas tarifas à China.

ri.jornaldenoticias

Dos chapéus de pescador ao psicadelismo: a Semana da Moda de Londres

Dezenas de estilistas apresentaram as suas coleções e definiram as tendências do da moda de homem para o próximo verão, na Semana da Moda de Londres, que terminou esta semana. Saiba o que de mais importante se viu na capital britânica.

ri.lusa

Almodóvar vai receber Leão de Ouro pela Carreira no Festival de Cinema de Veneza

O cineasta espanhol Pedro Almodóvar vai receber o Leão de Ouro pela Carreira no 76.º Festival Internacional de Cinema de Veneza, que vai decorrer de 28 de agosto a 07 de setembro, foi hoje anunciado pela organização.

modalisboa

Banksy: Genious Or Vandal? em exibição na Cordoaria Nacional

“Banksy: Genius or Vandal?”, a primeira exposição em Portugal do trabalho do controverso artista britânico cuja identidade permanece desconhecida, inaugura hoje na Cordoaria Nacional, em Lisboa, onde permanecerá patente até 27 de outubro.

ri.observador

MIMO Festival: o que passa por Amarante em julho

A 4ª edição do festival que nasceu no Brasil regressa a Amarante para três dias gratuitos de música, cinema e arte vindos dos quatro cantos do mundo. Conheça aqui os destaques da programação.

Portugal aprova lei de proteção de dados

A Assembleia da República aprovou esta sexta-feira a lei de execução do Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados. Diploma prevê que o Estado pode ter de pagar coimas.

jornaleconomico

Indústria de curtumes em guerra com Câmara de Alcanena

Resgate da concessão de uma ETAR pode colocar em risco fileira que gera mais de 300 milhões de euros, exporta 65% e emprega três mil pessoas.

Combustíveis. Gasolina desce 0,5 cêntimos e gasóleo fica inalterado na próxima semana

A gasolina desce e o gasóleo fica inalterado nos postos de combustível nacionais na próxima semana, depois dos fortes recuos que tiveram lugar esta semana.

ri.portugalnews

One-to-One Reino Unido

De forma a esclarecer as empresas portuguesas sobre os próximos desenvolvimentos da situação económica e comercial do Reino Unido, a diretora executiva da Câmara de Comércio Portuguesa no Reino Unido, Christina Hippisley, e a gestora de Eventos e Estudos do Mercado, Namrata Majithia, estão à disposição das empresas portuguesas que tenham interesse no mercado britânico, através de reuniões One-to-One, no dia 2 de julho.

INE britânico publica dados macroeconómicos regionais relativos ao ano fiscal 2017-18

Londres e as regiões do Sudeste e Este inglês apresentaram excedentes fiscais no ano financeiro 2017-18, sendo que todas as restantes áreas do país bem como todos os outros países do Reino Unido apresentaram défices fiscais.

“Fashion Industry’2019”

Decorrerá em São Petersburgo, de 9 a 12 de outubro 2019, no Parque de Exposições “Expoforum”, a 52ª edição da Feira Internacional da Indústria Têxtil e de Confeção “Fashion Industry”.

ri.publico

Alunos desenvolvem projecto para reduzir o consumo de plástico

Aplicação informática tem por base uma moeda virtual, os oceanos, e pretende “ter um número de moedas virtuais atribuídas a cada produto”.

vidaeconomica

Exportações de têxteis e vestuário aumentam fora da União Europeia

As exportações de têxteis e vestuário, no primeiro quadrimestre de 2019 registaram um tímido crescimento de 0,2%, com um valor acumulado de 1.801 milhões de euros.