Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Inflação em Portugal baixou para 0,3%
  2. Fitch estima que crescimento da economia portuguesa abrande em 2019 e 2020
  3. Investimento direto estrangeiro em Portugal cai quase 20% em 2018
  4. Excedente da balança comercial externa da zona euro recua para 15,7 mil ME em abril
  5. Porto Femme, o festival de cinema dedicado às mulheres, regressa hoje à Invicta
  6. Mostra Espanha 2019 é inaugurada hoje com entrega de prémio Luso-Espanhol a Mariza
  7. Outros

1Inflação em Portugal baixou para 0,3%

ri.expresso
Em maio, a inflação anual recuou para 1,2% na zona euro e 1,6% na União Europeia, mantendo-se Portugal com a segunda taxa mais baixa, segundo os últimos dados do Eurostat.

2Fitch estima que crescimento da economia portuguesa abrande em 2019 e 2020

ri.lusa
A agência Fitch estimou hoje que o crescimento da economia portuguesa abrande neste e no próximo ano, com os “ventos contrários” da conjuntura externa a pesar na perspetiva do PIB.

3Investimento direto estrangeiro em Portugal cai quase 20% em 2018

dinheirovivo
Ainda assim, o país mantém-se como um dos mais atrativos da Europa para os investidores, que desenvolveram no ano passado 76 projetos de investimento.

4Excedente da balança comercial externa da zona euro recua para 15,7 mil ME em abril

ri.lusa
A zona euro registou um excedente de 15,7 mil milhões de euros no comércio internacional de bens em abril, um recuo face ao de 17,1 mil ME do mesmo mês de 2018.

5Porto Femme, o festival de cinema dedicado às mulheres, regressa hoje à Invicta

ri.lusa
A 2.ª edição do Porto Femme – Festival Internacional de Cinema arranca hoje, no Porto, com música, exposições, ‘workshops’ e filmes, “onde a mulher é a peça central”, anunciou a organização.

6Mostra Espanha 2019 é inaugurada hoje com entrega de prémio Luso-Espanhol a Mariza

ri.lusa
A entrega do Prémio Luso-Espanhol de Arte e Cultura à fadista portuguesa Mariza vai marcar hoje, às 19:30, no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, a inauguração oficial do evento Mostra Espanha 2019.

7Outros

ri.diariodenoticias

Costa quer Portugal sem centrais a carvão e com 80% de renováveis em 2030

António Costa referiu estes objetivos ambientais na intervenção de abertura do debate quinzenal.

eco

Portugal é dos países mais atrativos para investidores estrangeiros. Mas só 25% tem planos para investir em 2020

Portugal continua a ser percecionado como localização interessante para investimento estrangeiro, revela estudo da EY. Investidores pesam que a atratividade vai evoluir positivamente até 2023.

Farfetch é uma das fundadoras da Libra, a criptomoeda do Facebook

A nova moeda do Facebook vai ter dedo português na sua fundação: a empresa de José Neves vai juntar-se à Libra Association como membro fundador.

ri.expresso

Trump acusa Europa de estar ao lado da China contra os Estados Unidos

Declarações de Mário Draghi no Forum do BCE que decorre em Sintra levaram Donald Trump a publicar no Twitter que os países da zona euro estão a desvalorizar artificialmente as suas moedas para terem vantagens sobre os EUA, juntamente com a China.

Bruxelas diz que é “realista” a meta de Portugal reduzir a dependência energética para 65%

Dado o investimento em energias renováveis, a Comissão Europeia considera que o país consegue até 2030 baixar a dependência de energia importada, que atualmente é de 80%

ri.lusa

PSI20 sobe 1,22% em linha com ganhos na Europa

A bolsa de Lisboa encerrou hoje com o índice PSI20 a subir 1,22% para 5.125,30 pontos, acompanhando as principais praças europeias, que registaram ganhos acentuados após declarações do presidente do Banco Central Europeu.

Draghi promete estímulos adicionais para garantir estabilidade de preços

O presidente do BCE afirmou hoje que avançará com estímulos adicionais, nomeadamente mais compras de ativos e cortes adicionais nos juros, se a inflação não recuperar na zona euro.

Fotógrafa García Rodero retrata realidade feminina da Índia em exposição em Aveiro

Uma seleção de 40 fotografias de Cristina García Rodero, dedicada às mulheres de Anantapur, uma das zonas mais pobres da Índia, está patente a partir de hoje e até 24 de julho no Rossio, em Aveiro.

Bragança recebe a maior exposição do artista israelita Zadok Ben-David em Portugal

Uma “multidão” de quatro mil silhuetas de homens e mulheres ocupa por completo o chão de um dos espaços do Centro de Arte Contemporânea de Bragança, naquela que é a maior exposição do israelita Zadok Ben-David, em Portugal.

Vhils e André Saraiva entre os mais de 150 artistas de exposição em Nova Iorque

Os artistas Alexandre Farto (Vhils) e André Saraiva (Mr.A) estão entre os mais de 150 artistas de todo o mundo que participam na exposição “Beyond the Streets”, que é inaugurada na sexta-feira, em Nova Iorque.

modalisboa

Showcase ModaPortugal começa hoje em Paris

Cerca de 30 marcas portuguesas estão em destaque, entre hoje e quinta-feira, na semana de moda masculina de Paris. Nomes conceituados e emergentes no universo da moda, calçado, joalharia e lifestyle juntam-se em mais uma edição do showcase ModaPortugal, que promove, no Marais, o melhor da criação “made in Portugal”.

ri.noticiasaominuto

Áustria quer mais cooperação com Portugal na economia e na ciência

O Presidente da Áustria, Alexander Van der Bellen, defendeu hoje que a cooperação entre o seu país e Portugal deve ser reforçada nas áreas de economia, energia e cultura, mas sobretudo na ciência e na tecnologia.

População mundial pode atingir os 10 mil milhões em 2050

A população mundial está a ficar mais velha e a crescer a um ritmo mais lento, mas espera-se que suba dos atuais 7,7 mil milhões para 9,7 mil milhões em 2050, divulgou na segunda-feira a Organização das Nações Unidas.

ri.observador

Dono da Altice compra Sotheby’s

A BidFair USA fica a deter 100% do capital da leiloeira. O empresário francês que detém a Altice ofereceu 57 dólares por ação. A transação ficará concluída ainda este ano.

Valor dos novos créditos ao consumo cai 8,7%

O montante total dos novos créditos ao consumo concedidos em abril diminuiu 8,7%, face ao mesmo mês de 2018, para 563,683 milhões de euros. O número de novos contratos baixou 3,4%.

Miguel Vieira e Catalán: Portugal conquistou Milão

De um lado, um veterano da indústria, do outro, um talento promissor. Miguel Vieira e David Catalán representaram duas gerações da moda nacional. No fim do dia, Portugal já tinha conquistado Milão.

jornaleconomico

Stanley Fischer fez duas previsões: se Trump for reeleito, a Fed terá novo presidente e os EUA serão do “terceiro mundo”

Ex-governador do Banco de Israel e ex-vice da Fed durante a administração de Obama, Stanley Fischer disse que o atual presidente da Reserva Federal norte-americana tem os dias contados se Donald Trump for reeleito. E, nesse caso, existe a probabilidade de os EUA se tornarem num país do ‘terceiro mundo’.

KWD investe 13 milhões de euros e cria 100 postos de trabalho na Autoeuropa

“O incremento de processos automatizados face aos processos manuais exigiu um aumento da qualificação dos colaboradores e a aplicação de novas estratégias de organização da produção”, defende a empresa.

ri.portugalnews

Estudo EY | “Attractiveness Survey Portugal”

A EY acaba de lançar os resultados do Estudo “Attractiveness Survey Portugal”, que pretendeu analisar os planos de Investimento Direto Estrangeiro (IDE) no país, tendo sido desenvolvido pelo EY European Investment Monitor.

“Portuguese Design Products” – Novas perspetivas do design português contemporâneo

Um coletivo de marcas portuguesas e designers criativos que operam em conjunto para redefinir e promover o design made in Portugal.