Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Exportações caem 8,3% e importações recuam 4,1% em junho
  2. Colaboração entre pessoas e robôs vai impulsionar a produtividade em 15% em 2021
  3. Portugueses ganharam em média mais 40 euros este ano
  4. Inflação na China regista maior subida no espaço de um ano
  5. Prejuízos de 89,6 milhões levam ações da Farfetch a cair mais de 40%
  6. A pior ideia da moda? As leggings leopardo em néon, acusa Anna Wintour
  7. Outros

1Exportações caem 8,3% e importações recuam 4,1% em junho

ri.lusa
As exportações portuguesas de bens diminuíram 8,3% e as importações recuaram 4,1% em junho face ao mesmo mês de 2018, possivelmente refletindo o menor número de dias úteis no período – INE.

2Colaboração entre pessoas e robôs vai impulsionar a produtividade em 15% em 2021

dinheirovivo
A IDC prevê que em 2020 uma em cada cinco empresas irá utilizar ‘software’ assente em ‘machine learning’.

3Portugueses ganharam em média mais 40 euros este ano

ri.expresso
Dados do INE são relativos ao primeiro semestre de 2019 comparativamente ao mesmo período do ano passado

4Inflação na China regista maior subida no espaço de um ano

eco
O índice de preços ao consumidor (IPC), principal indicador da inflação na China, registou uma subida homóloga de 2,8%, em julho, o nível mais alto no espaço de um ano.

5Prejuízos de 89,6 milhões levam ações da Farfetch a cair mais de 40%

ri.observador
O volume de negócios da Farfetch atingiu um recorde, mas os prejuízos também subiram 406% para 89,6 milhões. Empresa comprou a New Guards por 675 milhões, mas nem isso animou os investidores.

6A pior ideia da moda? As leggings leopardo em néon, acusa Anna Wintour

ri.publico
A poderosa editora da Vogue norte-americana confessou, em resposta a Taylor Swift, que as leggings néon com desenho leopardo é das piores ideias que já viu.

7Outros

eco

É oficial. O Minho vai ter um jardim zoológico

Será o primeiro jardim zoológico da região do Minho. Com uma área total de quatro mil hectares, vai abrir as portas a mais de 100 espécies de animais. Deverá estar concluído no verão do próximo ano.

Huawei perde liderança em Portugal. Trump penaliza vendas de smartphones

A guerra comercial interrompeu o crescimento das vendas de smartphones da Huawei em Portugal, que caíram 4,1%. A Samsung acelerou e ultrapassou a marca chinesa.

Combustíveis descem até 4 cêntimos no primeiro dia de greve dos motoristas

A gasolina e o gasóleo vão ficar mais baratos na próxima semana. Ajuste acontece após fortes desvalorizações do petróleo nos mercados internacionais.

ri.expresso

Portugal Ventures procura projetos inovadores nas áreas da economia do mar, circular e agrotech

Capital de risco pública procura “colmatar uma falha de mercado e alavancar soluções para problemas ambientais e sociais”. Candidaturas terminam a 31 de outubro.

Imposto digital: grandes companhias francesas apelam aos EUA para travarem retaliações

Associação que reúne as maiores empresas de França pede às autoridades norte-americanas para aguardarem por um acordo global sobre a tributação dos negócios da internet, antes de avançarem com medidas penalizadoras

ri.jornalnegocios

Huawei lança sistema operativo que pode substituir Android

A empresa chinesa apresentou um sistema operativo próprio que, no futuro, poderá integrar os seus smartphones e substituir o Android. O lançamento acontece numa altura que Trump reforçou as restrições à China.

Receios sobre a guerra comercial voltam a pesar em Wall Street

A notícia que dá conta de que a Casa Branca está a adiar a concessão de licenças a empresas americanas para retomarem a relação com a Huawei elevou novamente os receios sobre a guerra comercial, e está a penalizar a negociação bolsista.

ri.lusa

Associação Têxtil e Vestuário assinala “quebra súbita” nas exportações

A Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP) assinalou hoje a “quebra súbita nas exportações de têxteis e vestuário” em junho, que resultou numa redução de 1,6% no primeiro semestre, para 2,7 milhões de euros.

EUA “não estão preparados” para assinar acordo com China e admitem suspensão de ronda negocial – Trump

Os Estados Unidos “não estão preparados” para assinar um acordo comercial com a China, disse hoje o Presidente Donald Trump, sugerindo uma eventual suspensão da próxima ronda negocial.

ri.noticiasaominuto

Quase mil milhões de euros em exportações para a China no 1.º semestre

Portugal exportou no primeiro semestre do ano para a China produtos no valor de 1,118 mil milhões de dólares (998 milhões de euros), mais 4,2% relativamente ao período homólogo de 2018, foi hoje anunciado.

ri.observador

Flávia Aranha: a moda que começa na terra e à terra volta

Movida por uma consciência ambiental e social, Flávia Aranha criou uma marca assente no que a natureza dá. Colabora com 30 cooperativas e artesãos de todo o Brasil. Há um ano, chegou a Portugal.

jornaleconomico

Microsoft admite que ouve as chamadas das pessoas no Skype

A Microsoft admitiu que ouve e analisa as chamadas de Skype, e também os comandos do serviço de voz Cortana. Ainda que a empresa tenha dito que só o faria caso os seus usuários aceitassem, um relatório elaborado pela Vice, citada pelo El Mundo.

Brexit: Economia britânica recua pela primeira vez desde 2012

Chefe do governo britânico há menos de um mês, Boris Johnson promete a conclusão do Brexit com ou sem acordo com a União Europeia. “Bloomberg” diz que recuo do PIB impulsiona governo britânico na prossecução de uma saída eminente do Reino Unido do clube de Bruxelas. O prazo para o Brexit é 31 de outubro.

ri.portugalnews

Brexit: Economia britânica recua pela primeira vez desde 2012

Chefe do governo britânico há menos de um mês, Boris Johnson promete a conclusão do Brexit com ou sem acordo com a União Europeia. “Bloomberg” diz que recuo do PIB impulsiona governo britânico na prossecução de uma saída eminente do Reino Unido do clube de Bruxelas. O prazo para o Brexit é 31 de outubro.

Feira “METALEX Vietnam 2019”

De 10 a 12 de outubro decorrerá a feira METALEX Vietnam 2019 no SECC na cidade de Ho Chi Minh, no Vietname, a qual reunirá mais de 500 marcas vindas de 25 países nas áreas das mais recentes inovações, tecnologias e soluções para maquinaria industrial variada.

ri.publico

Horas extra e trabalho nocturno: Amazon recruta estudantes chineses para fabricar Alexa

Os jovens, recrutados de escolas e universidades técnicas, são classificados como “estagiários” e supervisionados por professores pagos pelo fabricante. Os docentes devem encorajar os estudantes a aceitar horas extra, que se somam aos turnos normais. Caso não o façam podem ver prejudicado o seu percurso académico.

Geração Z: versáteis e impacientes, vão ter que trabalhar até aos 70 (pelo menos)

Nativos digitais, gostam de trabalhar a partir de casa; valorizam um bom ambiente de trabalho e têm grande “capacidade de adaptação”. Não querem sair do país, mas preferem emigrar a mudar de cidade dentro de Portugal. Estão a aprender a desligar — e ainda bem, porque vão trabalhar mais 50 anos.