Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Estagnação salarial intensifica lacuna de competências
  2. Clima económico melhorou, mas Alemanha ainda sem razões para optimismo
  3. Apenas um quinto das 200 maiores empresas mundiais têm planos alinhados com o Acordo de Paris
  4. Portuguesa Unbabel capta 60 milhões de dólares para acelerar expansão mundial e inteligência artificial
  5. Instagram e WhatsApp conquistam os portugueses, Facebook perde notoriedade
  6. Novo táxi aquático de Paris começa a ‘planar’ sobre as águas do rio Sena a partir de 2020
  7. Outros

1Estagnação salarial intensifica lacuna de competências

dinheirovivo
Relatório da Hays revela que a tecnologia é um fator que contribui para a estagnação salarial, mesmo nas economias mais avançadas.

2Clima económico melhorou, mas Alemanha ainda sem razões para optimismo

ri.publico
Índice Ifo de confiança empresarial na Alemanha registou primeira subida desde Março, mas a expectativa é de que a tendência negativa na economia esteja apenas a “fazer uma pausa para respirar”.

3Apenas um quinto das 200 maiores empresas mundiais têm planos alinhados com o Acordo de Paris

jornaleconomico
A análise mostra que apenas um quinto destas empresas está no caminho certo para a neutralidade carbónica até 2050 e que mais de um quarto, provavelmente, vai contribuir para o aumento das temperaturas em pelo menos 2,7°C.

4Portuguesa Unbabel capta 60 milhões de dólares para acelerar expansão mundial e inteligência artificial

ri.expresso
É a maior ronda série C protagonizada por uma startup nacional. Empresa que alia inteligência artificial com pós-edição humana à tradução automática já angariou um total de 91 milhões de dólares em investimento.

5Instagram e WhatsApp conquistam os portugueses, Facebook perde notoriedade

eco
O Facebook perdeu notoriedade em Portugal desde 2017, mas o Instagram e o WhatsApp, detidos pela mesma empresa, conquistam cada vez mais fãs no país.

6Novo táxi aquático de Paris começa a ‘planar’ sobre as águas do rio Sena a partir de 2020

jornaleconomico
O Sea Bubble é totalmente elétrico e pode transportar até quatro pessoas.

7Outros

ri.correiodamanha

OCDE defende que sem desenvolvimento de países pobres o combate a alterações climáticas será inútil

Moreira da Silva diz que há um desfasamento entre políticas públicas e a ambição climática.

dinheirovivo

Schneider Electric quer alcançar neutralidade carbónica cinco anos mais cedo

A Schneider Electric também se uniu à iniciativa da ONU Business Ambition for 1.5ºC.

eco

Career Jump é o novo programa de recrutamento e formação da Mind Source

O Career Jump dirige-se a profissionais que queriam “alavancar a sua carreira profissional”. O recrutamento inclui formação técnica e certificada em Oracle SOA e Scrum. Há 10 vagas.

Allianz e fundos de pensões rejeitam ativos poluidores

A seguradora Allianz, a CalPERS, o sistema de pensões dos funcionários públicos da Califórnia, e o fundo de pensões sueco Alecta são fundadores Net Zero Asset Owner Alliance.

Grupo Amorim compra 10% de grupo espanhol Ahorro Corporación

O grupo Amorim adquiriu uma participação no grupo espanhol conhecido por ser o braço investidor das extintas caixas de poupança espanholas.

ri.expresso

Banco de Portugal teve mais de 40 reuniões com supervisionados entre janeiro e junho

Elisa Ferreira esteve em 27 reuniões com supervisionados, Máximo dos Santos em 18 e Carlos Costa em sete. Estes encontros marcaram o primeiro semestre do ano, período em que houve nove contactos com elementos do Governo e em que também houve viagens de trabalho (só o governador esteve em oito países). São dados retirados das agendas da cúpula do Banco de Portugal, uma novidade introduzida no supervisor este ano.

Governo dispensa EDP de devolver aos consumidores €73 milhões

Este valor correspondia a alegados ganhos em excesso obtidos pela EDP no mercado dos serviços de sistema.

ri.jornalnegocios

Google vence caso do “direito ao esquecimento” no tribunal da EU

A gigante tecnológica viu o Tribunal de Justiça da União Europeia dar-lhe razão sobre o “direito ao esquecimento” a nível global. O caso prolongava-se há cinco anos e teve agora um final favorável para o motor de busca da Alphabet.

ri.lusa

Carros sem condutor movidos a combustíveis fósseis podem aumentar tráfego e poluição – estudo

A disponibilização de carros sem condutor movidos a combustíveis fósseis pode aumentar o tráfego nas cidades europeias em até 150% e exponenciar o aquecimento global, alerta uma associação ambientalista do setor.

Maioria das pensões vai aumentar acima da inflação em 2020 – ministro do Trabalho

O ministro do Trabalho, Vieira da Silva, afirmou hoje que a maioria das pensões terá um aumento acima da inflação no próximo ano, depois de o Instituto Nacional de Estatística (INE) ter revisto em alta o crescimento económico.

Bolsa nova-iorquina em alta após confirmação de negociações EUA-China

A bolsa de Nova Iorque seguia hoje em alta no início da sessão, após declarações do secretário norte-americano do Tesouro, Steven Mnuchin, confirmando o recomeço das negociações comerciais com a China dentro de duas semanas.

Mário Laginha e João Monge nomeados para Grammy Latino

A canção “Sem palavras”, escrita por Mário Laginha e João Monge para o músico António Zambujo, está indicada para os Grammy Latinos, de acordo com a lista de nomeados hoje divulgada.

Ciclo “Histórias de Jazz em Portugal” celebrado em outubro no Hot Clube Portugal

O Hot Clube de Portugal, em Lisboa, acolhe em outubro uma série de concertos que celebram o ciclo “Histórias de Jazz em Portugal”, que aconteceu em 2014/2015, e assinalam a edição das gravações dos espetáculos realizados nesse âmbito.

PM Boris Johnson defende eleições após decisão do Supremo Tribunal

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, defendeu hoje que o Reino Unido deve realizar eleições, numa breve declaração à imprensa após a decisão do Supremo Tribunal, que declarou “ilegal” a suspensão do parlamento.

ri.portugalnews

Programa que apoia empreendedorismo feminino presente em Portugal com o apoio da AICEP

O “TheNextWomen Female Founders Force Program”, programa que apoia o empreendedorismo feminino, tem inscrições abertas até 15 de outubro e realiza uma semi-final em Lisboa, no dia 6 de novembro, na Embaixada da Holanda em Portugal, com apoio da AICEP.

Nova edição do INOV Contacto

A AICEP acaba de abrir as candidaturas para mais uma edição do INOV Contacto, o programa de estágios internacionais que oferece aos jovens portugueses a oportunidade de realizar um estágio remunerado de 6 a 9 meses, em mais de 80 países, em empresas portuguesas e estrangeiras de todas as áreas profissionais.

Ceiia apresenta plataforma em Nova Iorque

A Plataforma de Sustentabilidade AYR, desenvolvida pelo CeiiA, é um dos exemplos apresentados numa das iniciativas do “United Nations Global Compact”, focada na mobilidade sustentável, que decorre esta semana em Nova Iorque na ONU, no âmbito da “Leaders week”.

Ações comerciais em França

A CCILF está a ultimar as inscrições para duas ações comerciais que vão ter lugar em Paris e Lyon, nos dias 17 e 18 de outubro, respetivamente. Estas ações são ideias para as empresas portuguesas que procuram agentes comerciais em França.

ri.publico

Relatório do IPCC é divulgado quarta-feira e alerta para futuro negro dos oceanos

A “saúde” dos oceanos está em risco e os dedos estão todos apontados a um claro culpado: as alterações climáticas. Um relatório especial feito pelo IPCC ao longo de dois anos é apresentado esta quarta-feira no Mónaco e faz um diagnóstico dos oceanos e dos glaciares, apontando melhorias e alertando para as consequências futuras.