Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Já só há três países sem extrema-direita na UE. Ontem, Portugal deixou de ser um deles
  2. Negociações entre China e EUA retraem Wall Street
  3. Tribunal não obriga Boris Johnson a pedir extensão do Brexit
  4. Portugal com quarto maior aumento dos preços das casas no 2.º trimestre
  5. Carlos Tavares volta a alertar para os custos da mobilidade elétrica na Europa
  6. Ativistas pelo clima bloqueiam vias em Berlim e Amesterdão
  7. Outros

1Já só há três países sem extrema-direita na UE. Ontem, Portugal deixou de ser um deles

ri.publico
Depois deste domingo, apenas Irlanda, Luxemburgo e Malta não têm representantes da extrema-direita.

2Negociações entre China e EUA retraem Wall Street

ri.jornalnegocios
A aproximação de novas conversações entre Washington e Pequim está a semear algum nervosismo nos mercados, depois de a China se ter mostrado relutante em chegar a um acordo com os EUA.

3Tribunal não obriga Boris Johnson a pedir extensão do Brexit

ri.diariodenoticias
Juiz considera que o primeiro-ministro já deu garantias de que cumprir a lei e pedir uma extensão caso não obtenha acordo. Ativistas vão recorrer para o Supremo.

4Portugal com quarto maior aumento dos preços das casas no 2.º trimestre

ri.correiodamanha
Entre abril e junho, os preços do imobiliário para habitação subiram em todos os Estados-membros da UE.

5Carlos Tavares volta a alertar para os custos da mobilidade elétrica na Europa

dinheirovivo
Repetindo um alerta já feito anteriormente, o presidente do Grupo PSA, Carlos Tavares, voltou a apontar para os potenciais efeitos nefastos para a indústria automóvel europeia decorrentes da eletrificação forçada pelos decisores políticos do Velho Continente

6Ativistas pelo clima bloqueiam vias em Berlim e Amesterdão

ri.noticiasaominuto
Ativistas climáticos bloquearam hoje estradas em Berlim, Alemanha, e Amesterdão, Holanda, as primeiras ações de uma jornada de protesto internacional para reclamar novas políticas

7Outros

ri.correiodamanha

União Europeia elogia adesão de Angola a três tratados internacionais de proteção dos direitos humanos

No início de outubro o país passou a fazer parte do protocolo para abolição da pena de morte, fim da tortura e eliminação de todas as formas de discriminação racial.

Costa sem maioria pisca olho ao PAN e Livre para nova geringonça

Líder do PS quer governar quatro anos mas avisa que programa será o do partido.

ri.diariodenoticias

Torra enfrenta moção de censura que falha logo à partida

Socialistas catalães não apoiam a moção do Ciudadanos, mas mesmo que apoiassem não seria suficiente para que fosse aprovada. A nível nacional, ameaçam aplicar o artigo 155.º da Constituição e suspender autonomia da Catalunha.

dinheirovivo

“O Presidente vai fazer tudo para que haja estabilidade”

Presidente da República quer indigitar primeiro-ministro a tempo do Conselho Europeu de 17 e 18 de outubro, que vai discutir o Brexit.

Espanha e Irlanda arrecadam impostos da atividade da Airbnb em Portugal

Plataforma de alojamento local tem sede fiscal na Irlanda e uma empresa de Marketing em Espanha, onde são taxadas as receitas da atividade em Portugal

eco

Angola quer resseguradora e o setor a financiar a economia

Vera Daves, governante que é também especialista em finanças e mercados de capitais, aponta as seguradoras como suportes ao desenvolvimento económico do país

Galp reforça aposta nas renováveis com novo contrato em Espanha

Desde 2018 que mais de metade da produção elétrica da empresa vem de fontes renováveis. Novo contrato em Espanha deverá começar a contribuir para as atividades comerciais em junho de 2020.

ri.expresso

Portugal com juros da dívida mais baixos do que Espanha em vários prazos

À hora de fecho dos mercados na Europa, os juros das obrigações portuguesas a 2, 10 e 15 anos estão em níveis mais baixos dos que os registados para os títulos espanhóis

Repsol lança-se no negócio da energia limpa e contrata ex-gestor da EDP Renováveis

A espanhola Repsol criou uma nova empresa dedicada às energias renováveis e foi buscar para a liderar o português João Paulo Costeira, que liderou a área operacional da EDP Renováveis durante 12 anos

Jornal I

Legislativas. Há mais 14 mulheres eleitas do que em 2015

Apesar de a maior parte dos lugares serem ocupados por políticos de carreira, a tendência aponta para um crescimento no feminino.

ri.jornalnegocios

Juros de Portugal igualam os de Espanha após eleições

Os resultados das eleições legislativas de Portugal estão a ser interpretados como um prenúncio de estabilidade política. Em Espanha continua a não haver acordo. Cenários que estão a levar a uma aproximação dos juros dos dois países.

ri.jornaldenoticias

China considera “criminosa” declaração da UE sobre violência em Hong Kong

A embaixada chinesa em Paris classificou, esta segunda-feira, a declaração da União Europeia a condenar a violência em Hong Kong como “criminosa e muito perigosa” e afirmou o “desprezo” de Pequim face à “hipocrisia” europeia.

ri.lusa

Estado arrecadou no ano passado 5,3 mil milhões em impostos com relevância ambiental

O Estado arrecadou no ano passado 5,3 mil milhões de euros em impostos cobrados aos bens e serviços que prejudicam o ambiente, mais 4,3 % do que em 2018, anunciou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

ri.observador

Presidente turco diz que ofensiva no norte da Síria pode ocorrer a qualquer momento

O Presidente turco, Erdogan, disse que uma ofensiva pode ser lançada a qualquer momento no norte da Síria, depois de Washington anunciar que não se envolveria numa operação contra os curdos.

jornaleconomico

Fitch alerta que elevado rácio de malparado no Montepio e Novo Banco os deixa vulneráveis a choques económicos moderados

A Fitch estima que o peso dos ativos problemáticos no rácio de capital de nível 1 (CET1) varia de um “aceitável” 20% no Banco BPI a níveis acima de 150% no Banco Montepio e Novo Banco, “o que deixa estes últimos vulneráveis a choques mesmo que moderados na qualidade dos ativos”, alerta.

Vodafone testa tecnologia que permite reduzir custos das chamadas e dados móveis

Para a Vodafone, que se apresenta como a segunda maior operadora de telecomunicações do mundo, a nova tecnologia, que está a ser testada no Reino Unido, poderá aumentar bastante o número de fornecedores que podem contribuir potencialmente para a combinação das redes 4G e 5G.

ri.portugalnews

Lançamento do “Export Advance Porto”

Na sequência do sucesso da primeira edição do “Export Advance Porto”, já abriram as inscrições para a nova edição, que decorre entre outubro de 2019 e fevereiro de 2020.

ri.publico

Marcelo quer novo Governo com “urgência” – por causa do “Brexit”

A noite eleitoral terminou tarde, com o PS a assegurar mais 20 deputados do que há quatro anos e uma maioria relativa que lhe permite olhar para vários parceiros. E o número de possíveis aliados também aumentou, com o PAN a conseguir um grupo parlamentar de quatro deputados e três novos partidos no Parlamento.

ri.sol

Temperaturas chegam aos 33 graus

Tempo quente vai continuar a marcar esta semana de outubro.