Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Nobel da Química premeia desenvolvimento de baterias de iões de lítio
  2. Portugal sobe 15 posições e é o terceiro melhor destino do mundo, segundo a Condé Nast Traveler
  3. Blue Bio Value escolhe 15 startups, cinco são portuguesas
  4. Portugal mantém 34.ª posição no Ranking Mundial da Competitividade
  5. Taxa de desemprego na OCDE em agosto cai para 5,1%, mínimo desde abril de 1998
  6. Volume de negócios na indústria cai 5,5% em agosto
  7. Outros

1Nobel da Química premeia desenvolvimento de baterias de iões de lítio

ri.jornalnegocios
O prémio foi atribuído a John B. Goodenough, M. Stanley Whittingham e Akira Yoshino, anunciou a Academia Sueca esta quarta-feira.

2Portugal sobe 15 posições e é o terceiro melhor destino do mundo, segundo a Condé Nast Traveler

eco
Portugal ocupava o 18.º lugar do ranking da revista de viagens norte-americana em 2018. Num ano subiu, 15 posições, passando para o terceiro lugar, onde há apenas três países europeus no top 20.

3Blue Bio Value escolhe 15 startups, cinco são portuguesas

dinheirovivo
Das 15 empresas selecionadas para o programa de aceleração Blue Bio Value, um terço são startups portuguesas. Numa segunda edição em que as candidaturas duplicaram, há nove nacionalidades representadas, em projetos originários de Espanha, Dinamarca, Suíça, Itália, Canadá, Brasil, Reino Unido e Índia, além de Portugal.

4Portugal mantém 34.ª posição no Ranking Mundial da Competitividade

ri.lusa
Portugal manteve-se no 34.º lugar do Ranking Mundial de Competitividade em 141 países analisados, atrás do Chile (33.º) e à frente da Eslovénia (35.º), com a pontuação do país a subir ligeiramente.

5Taxa de desemprego na OCDE em agosto cai para 5,1%, mínimo desde abril de 1998

ri.lusa
A taxa de desemprego no conjunto da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE) baixou em agosto para 5,1% da população ativa, menos uma décima e o nível mais baixo desde abril de 1998, foi hoje anunciado.

6Volume de negócios na indústria cai 5,5% em agosto

ri.jornalnegocios
O volume de negócios do setor industrial em Portugal registou uma queda de 5,5% em agosto, quando comparado com o mesmo período do ano anterior. Esta foi a segunda maior queda homóloga deste ano.

7Outros

dinheirovivo

Cinemas portugueses com subida de 8,9% de espectadores até setembro

No campo das receitas, até setembro, o total verificado foi de 61,3 milhões de euros, mais 8,2% do que nos três primeiros trimestres de 2018.

EUA querem apertar fluxo de capitais para a China

Executivo de Donald Trump quer evitar que o fundo de pensões do governo norte-americano esteja a financiar o crescimento económico da China.

Índia é o país com maior apetência para aumentar investimento em tecnologia

Estudo da Mazars revela que China e Índia partilham as taxas mais altas de adoção das cinco tecnologias – IA, Blockchain, ERP, IoT e RPA.

eco

5G. Estados-membros detetam riscos de espionagem e de ciberataques vindos de fora da UE

Segundo o relatório da Comissão Europeia, a implementação do 5G implica riscos para os países, nomeadamente ocorrências de casos de espionagem ou ciberataques proveniente de países terceiros.

Portugal atinge nível de Espanha. Investimento em hotelaria bateu os 469 milhões no primeiro semestre

O setor hoteleiro nacional está em alta, principalmente em Lisboa e no segmento alto e de luxo. Contudo, a Cushman & Wakefield estima que, no futuro, o foco seja o Porto.

OCDE apresenta proposta para tributar empresas digitais e multinacionais

Na próxima semana, a OCDE vai apresentar ao G20 uma proposta para tributar as empresas digitais e multinacionais. Os diferentes países deverão chegar a um acordo político até junho de 2020.

COSEC com €100 milhões para sectores metalúrgico e de moldes

Foi lançada uma linha de seguros de crédito no valor de 100 milhões de euros, destinada aos setores metalúrgico, metalomecânico e de moldes, para apoio às exportações para fora da União Europeia.

Jornal I

Sindicato anuncia greve nos transportes coletivos do Porto

O Sindicato dos Trabalhadores dos Transportes da Área Metropolitana do Porto (STTAMP) emitiu esta terça-feira um pré-aviso de greve para os trabalhadores da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP).

ri.jornalnegocios

Estas 20 empresas são responsáveis por mais de um terço das emissões globais de carbono

A Saudi Aramco encabeça a lista das principais empresas do setor petrolífero que mais dióxido de carbono e metano libertam para a atmosfera. Desde 1965, todas juntas já emitiram 480 mil milhões de toneladas.

Boris Johnson enfrenta revolta interna com possível Brexit sem acordo

Vários membros do Governo liderado por Boris Johnson admitiram a demissão, caso o divórcio do Reino Unido com a União Europeia se faça sem um acordo entre ambas as partes. O Parlamento volta a discutir o Brexit a 19 de outubro.

Abertura dos mercados: Bolsas recuperam e petróleo cai antes das negociações EUA/China

As perspetivas não são animadoras, mas as bolsas europeias estão a recuperar na véspera do reinício das negociações em Washignton entre os Estados Unidos e a China. O petróleo persiste no vermelho e os juros da dívida soberana europeia estão a subir.

Galp: o presente no petróleo, o futuro no gás

O negócio internacional da Galp tem crescido, com o Brasil a arrecadar grande parte do volume de investimento. Contudo, Moçambique começa a afirmar-se.

ri.lusa

Grécia financia-se a três meses pela primeira vez a juros negativos

A Grécia colocou hoje 487,5 milhões de euros em dívida a três meses a uma taxa de juro de -0,02%, pela primeira vez desde sempre negativa, informou a autoridade de gestão da dívida pública grega (PDMA).

Prémio Rafael Manzano distingue arquitetos portugueses Alberto Nunes e António Braga

O Prémio Rafael Manzano de Nova Arquitetura Tradicional, no valor de 50.000 euros, distinguiu a obra dos arquitetos portugueses Alberto Castro Nunes e António Maria Braga, anunciou hoje a organização.

Portugal colocou 750 ME em dívida a 15 anos a uma taxa de juro mínima de 0,490%

Portugal colocou hoje 750 milhões de euros, montante mínimo anunciado, em Obrigações do Tesouro (OT) a 15 anos à taxa de juro, de novo mínima de sempre, de 0,490%, foi anunciado.

Exposição de Mário Cruz sobre poluição e vida entre o lixo chega a Bruxelas este mês

A exposição de fotografia “Living Among What’s Left Behind”, do fotojornalista português Mário Cruz, estará patente em Bruxelas, a partir de dia 17 deste mês no âmbito do Festival des Libertés.

ri.portugalnews

Programa que apoia empreendedorismo feminino presente em Portugal com o apoio da AICEP

O “TheNextWomen Female Founders Force Program”, programa que apoia o empreendedorismo feminino, tem inscrições abertas até 15 de outubro e realiza uma semi-final em Lisboa, no dia 6 de novembro, na Embaixada da Holanda em Portugal, com apoio da AICEP.

Portugal Exportador 2019

A AICEP, a Fundação AIP e o Novo Banco organizam a 14ª edição do Portugal Exportador 2019, no dia 27 de novembro, no Centro de Congressos de Lisboa.

Lançamento do “Export Advance Porto” 2019-2020

Na sequência do sucesso da primeira edição do “Export Advance Porto”, já abriram as inscrições para a nova edição, que decorre entre outubro de 2019 e fevereiro de 2020.

ri.publico

Lisboa junta-se a cidades de todo o mundo para declarar emergência climática

Autarcas de dezenas de cidades estão reunidos na Dinamarca para debaterem acções concretas. Copenhaga tem um plano para ser neutra em emissões poluentes daqui a seis anos, uma ambição que contrasta com a velocidade a que se movem outras capitais – como Lisboa.

ri.sol

Pagamento de salários na ONU ameaçado por problemas financeiros

Ao i, João Duque chama a atenção para as “despesas brutais” que a organização tem. Uma das soluções, de acordo com o economista, passaria por reduzir viagens e conferências e abandonar Nova Iorque como sede da ONU.