Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Consumo está a mudar e a compra ‘online’ é mais “racional” – GS1 Portugal
  2. Preços voltaram a descer em setembro
  3. Combustíveis influenciam queda de exportações
  4. Trabalho por conta própria e em pequenas empresas representa 70% do emprego mundial
  5. Sonae quer desporto a gerar mil milhões de receitas a nível internacional
  6. Prémio Nobel da Paz atribuído ao primeiro-ministro da Etiópia
  7. Outros

1Consumo está a mudar e a compra ‘online’ é mais “racional” – GS1 Portugal

ri.lusa
O diretor-executivo da GS1 Portugal, João de Castro Guimarães, disse à Lusa que o consumo está a mudar e que o digital permite a “compra racional” em detrimento da “por impulso”, já que o consumidor “é mais exigente”.

2Preços voltaram a descer em setembro

Jornal I
Dados do Instituto Nacional de Estatísticas (INE) mostram que a variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) foi, em setembro, -0,1%, um valor igual ao registado em agosto.

3Combustíveis influenciam queda de exportações

Jornal I
Dados do INE mostram que, no trimestre que acabou em agosto, houve uma diminuição nas exportações e um aumento nas importações.

4Trabalho por conta própria e em pequenas empresas representa 70% do emprego mundial

ri.publico
Os dados da Organização Mundial do Trabalho mostram diferenças “consideráveis” entre os países com salários mais baixos e mais altos. Nos primeiros, as pequenas unidades económicas são responsáveis por 100% do emprego.

5Sonae quer desporto a gerar mil milhões de receitas a nível internacional

eco
Sport Zone, JD, Sprinter e size? têm apresentado um forte crescimento. A Sonae quer mais. Vê as receitas quase duplicarem nos próximos anos.

6Prémio Nobel da Paz atribuído ao primeiro-ministro da Etiópia

eco
A Academia Norueguesa atribuiu o Nobel da Paz de 2019 ao primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed Ali, pelos esforços para resolver o conflito entre a Etiópia e a Eritreia.

7Outros

ri.correiodamanha

Victoria’s Secret aposta em mulheres reais

Determinada a atingir novos públicos, a marca de lingerie Victoria’s Secret lançou uma campanha que inclui todo o género de mulheres.

dinheirovivo

Cibersegurança em Portugal: “Estamos a melhorar de dia para dia”, diz CNCS

Coordenador do departamento de operações do CNCS, Rogério Raposo, afirma que empresas portuguesas “estão cada vez mais cientes” da cibersegurança.

ri.expresso

Conselho das Finanças Públicas: Governo tem margem para aumentar salários e contratar

O CFP projeta um excedente orçamental de 0,1% do PIB este ano, melhor do que o défice de 0,2% que o Ministério das Finanças ainda mantém como expectável.

ri.jornalnegocios

Petróleo sobe 2% após ataque a petroleiro iraniano

Um petroleiro iraniano foi alvo de um ataque com mísseis no Mar Vermelho, o que levou as cotações da matéria-prima a subirem mais de 2% nos mercados internacionais. A responsabilidade do ataque está a ser atribuída à Arábia Saudita.

Corrida aos mercados monetários não era tão forte desde o colapso do Lehman

Os estrategistas do Bank of America Merrill Lynch assinalam o crescente apetite por fundos monetários, o qual se encontra em níveis sem paralelo desde a recessão de 2008.

China avança com o fim dos limites ao investimento estrangeiro no setor financeiro

A China já tem o calendário para os investidores estrangeiros saberem quando podem candidatar-se a participações maioritárias, ou mesmo a totalidade do capital, de empresas financeiras chinesas.

Preço da gasolina desce pela terceira semana

O preço da gasolina vai descer na próxima semana e o gasóleo poderá registar uma subida ligeira.

ri.lusa

AIE revê em baixa ligeira procura mundial de petróleo para 2019 e 2020

A Agência Internacional de Energia (AIE) reviu hoje em baixa ligeira a procura mundial de petróleo para 2019 e 2020 e sublinhou que os ataques às instalações sauditas de setembro tiveram menos efeito no mercado do que o esperado.

UE e Reino Unido vão “intensificar discussões” sobre o ‘Brexit’, anuncia Comissão Europeia

A União Europeia e o Reino Unido vão “intensificar as discussões nos próximos dias” em busca de um acordo sobre o ‘Brexit’, anunciou a Comissão Europeia, no seguimento da reunião “construtiva” de hoje entre os principais negociadores.

Uso de tecnologia ao volante contribuiu para 32% dos acidentes nas autoestradas em 2018

Os acidentes rodoviários por distração, incluindo os provocados pelo uso do telemóvel ao volante, são responsáveis por 32% dos desastres nas autoestradas portuguesas, indicou hoje a associação que representa as autoestradas ou pontes com portagem.

jornaleconomico

Mercado livre do gás natural cresce 4,4% e atinge 1,2 milhões de clientes

O boletim sobre o mercado liberalizado do gás natural de junho, a ERSE acrescenta que o número de clientes deste segmento registou um crescimento líquido de 3,7 mil clientes face a maio.

ri.portugalnews

Filme português “Gabriel” estreia nos cinemas dos EUA, Reino Unido e Irlanda

“Gabriel” vai estrear nos Estados Unidos da América, no dia 8 de novembro. Uma semana mais tarde, a 15 de novembro, no Reino Unido e na República da Irlanda. Esta será a estreia internacional do filme português nas salas de cinema destes países, antecedendo uma distribuição, a partir de fevereiro de 2020, nos serviços de vídeo a pedido internacionais.

Missão empresarial a Cabo Verde

A AIP organiza uma missão empresarial a Cabo Verde, entre 16 e 21 de novembro de 2019. Esta é uma oportunidade de contacto com os principais agentes de internacionalização de Cabo Verde – empresários e representantes institucionais.

ri.publico

Finalistas do Sangue Novo são escolhidos nesta sexta-feira, na ModaLisboa

Os dez concorrentes, escolhidos entre 82 candidaturas (59 portuguesas e 23 internacionais), apresentam as suas propostas num desfile coletivo, às 18h, nas Antigas Oficinas Gerais de Fardamento e Equipamento.

Em 2050, cerca de 4500 milhões de pessoas poderão ficar expostas à poluição da água

Equipa de cientistas – incluindo o português Henrique Miguel Pereira – fez projecções sobre os benefícios que as pessoas poderão tirar dos serviços dos ecossistemas. Nos cenários mais gravosos, milhares de milhões de pessoas ficarão expostas à poluição da água ou à diminuição da produção agrícola.

Obrigações verdes, um instrumento para financiar a descarbonização

O cumprimento urgente das metas ambientais vai implicar um investimento global sem precedentes. O sector financeiro já criou uma ferramenta para tornar esta exigência numa oportunidade para investidores que acreditem que o lucro e o ambiente podem ser aliados: dívida para financiar projectos ambientais.

ri.sol

Portugal e França são os países cujo horário no Estado é mais curto.

O período normal de trabalho da Função Pública em Portugal é dos mais curtos na Europa. A conclusão é do relatório “Working Time in 2017-2018”, publicado na última semana pela Fundação Europeia para a Melhoria das Qualidade de Vida e de Trabalho – Eurofound.

Índice de produção na construção aumentou 2,9% em agosto

Dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) mostram que o Índice de Produção na Construção teve uma variação homóloga de 2,9% em agosto, menos um ponto percentual do que no mês anterior.