Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Disparidade salarial. Mulheres da UE têm menos dois salários do que os homens
  2. Combustíveis. Gasóleo desce, gasolina sobe
  3. Abertura dos mercados: Ventos favoráveis na frente comercial atiram Europa para máximos de 2018
  4. Nações do Sudeste Asiático dispostas a assinar em 2020 acordo para criar aliança comercial
  5. Ações da Under Armour afundam após investigação às contas
  6. Cartões de crédito das marcas cobram juros máximos
  7. Outros

1Disparidade salarial. Mulheres da UE têm menos dois salários do que os homens

ri.expresso
Em média, as mulheres no espaço comunitário ganham 16% menos do que os homens, pelo que a partir desta segunda-feira é como se trabalhassem sem receber até ao final de 2019. No sábado assinalou-se mais um “Equal Pay Day”. O caso português não foge à regra, apesar dos pequenos avanços registados: a disparidade em 2017 era de 14,8%, o valor mais baixo na última década.

2Combustíveis. Gasóleo desce, gasolina sobe

Jornal I
Os preços dos combustíveis vão sofrer alterações a partir de hoje, com a gasolina a apresentar um aumento no preço de 1,5 cêntimos por litro. Do lado contrário, o gasóleo desce 0,5 cêntimos.

3Abertura dos mercados: Ventos favoráveis na frente comercial atiram Europa para máximos de 2018

ri.jornalnegocios
Os Estados Unidos acreditam na assinatura da primeira fase do acordo comercial com a China já este mês e admitem não ser necessário impor tarifas ao setor automóvel europeu. Estes desenvolvimentos na frente comercial estão a impulsionar as bolsas e a afastar os investidores das obrigações e do ouro.

4Nações do Sudeste Asiático dispostas a assinar em 2020 acordo para criar aliança comercial

ri.lusa
Os dez países da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) estão dispostos a assinar no próximo ano um mega tratado comercial para criar a maior aliança económica do mundo, anunciou hoje o primeiro-ministro da Tailândia.

5Ações da Under Armour afundam após investigação às contas

ri.jornalnegocios
Empresa norte-americana de vestuário disse que estava a colaborar com as autoridades do país numa investigação às suas contas. Ações afundam 16% na pré-abertura de Wall Street.

6Cartões de crédito das marcas cobram juros máximos

ri.jornaldenoticias
Os cartões de fidelização das marcas de retalho não são uma boa opção para quem procura crédito. Apesar das vantagens, cobram os juros mais altos.

7Outros

dinheirovivo

É oficial. Gulbenkian conclui venda da petrolífera Partex aos tailandeses

Para a Fundação Gulbenkian, a Partex era um ativo que representava cerca de 18% dos investimentos totais.

Intermarché investe 6 milhões em marca própria única e reforça peso nacional

Intermarché uniformizou em Portugal marca própria. Aumentar para 30% peso da marca própria nas vendas da cadeia é um dos objetivos.

eco

Licenças para novas habitações sobem 15,3% até agosto

O número de habitações em construções novas licenciadas nos primeiros oito meses de 2019 foi de 15.318, mais 15,3% do que em igual período do ano anterior.

Contrato de adesão à mobilidade elétrica proposto ao regulador em dezembro

O contrato de adesão à rede de mobilidade elétrica cria um vínculo contratual semelhante ao dos contratos de luz, água ou gás, e evita múltiplos relacionamentos comerciais.

Bancos querem começar a cobrar comissões nos depósitos das empresas públicas

Pablo Forero revelou que banco está a apoiar “totalmente” a ação da APB junto do Banco de Portugal para começar a cobrar comissão pelos depósitos de multinacionais e de empresas públicas.

ri.expresso

Bolsonaro avisa que manchas de petróleo vão continuar a chegar às praias porque “o pior está por vir”

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, afirmou este domingo que o derrame de petróleo que atinge o litoral do nordeste do país foi “criminoso” e que as manchas deverão continuar a chegar às praias porque “o pior está por vir”.

ri.jornalnegocios

Otimismo comercial leva setor automóvel na Europa a máximos

O secretário do Comércio dos Estados Unidos disse que poderia não ser necessário impor tarifas sobre as fabricantes de automóveis e peças. Hoje, o Stoxx 600 para o setor escalou para máximos de seis meses.

Trump volta a pedir a Boris Johnson e a Farage que se aliem

Nigel Farage anunciou este fim-de-semana que não se vai candidatar às legislativas do Reino Unido, prometendo campanha contra Boris Johnson

ri.lusa

Huawei teve impacto económico de 50 ME em Portugal em 2018 – Estudo

A tecnológica chinesa Huawei teve um impacto de 50 milhões de euros no Produto Interno Bruto (PIB) de Portugal em 2018, de forma direta e indireta, num peso total de 12,8 mil milhões de euros em toda a Europa.

Dívida pública aumenta 200 ME em setembro face a agosto para 252,3 mil ME – BdP

A dívida pública na ótica de Maastricht, a que conta para Bruxelas, subiu para os 252,3 mil milhões de euros em setembro, mais 0,2 mil milhões de euros do que no final de agosto.

EUA acusam China de imperialismo para ficar com recursos naturais do Sudeste Asiático

Os Estados Unidos acusaram hoje a China de imperialismo e intimidação para ficar com os recursos naturais do Sudeste Asiático, numa referência à disputa territorial do Mar do Sul da China que Pequim mantém com vários países da região.

ri.observador

Empresários querem outra solução de transporte para as Flores, Açores

Solução encontrada para abastecimento na sequência do furacão “Lorenzo” “não é suficiente para a ilha das Flores, nem para o seu tecido empresarial”, dizem empresários, que reclamam uma solução.

Petrolíferas investem 9,4 ME em agronegócios e formação de jovens em Moçambique

O consórcio liderado pela Total em Moçambique vai investir na formação de 1.000 jovens para o programa Catalisa, que procura explorar a agricultura na vila de Palma, onde ficará a Cidade do Gás.

jornaleconomico

Portugueses pagaram 8,8 milhões de euros em comissões bancárias entre 2007 e 2019

O valor cobrado pelo setor da banca aos portugueses, de 8,8 milhões de euros, foi o equivalente a metade do empréstimo da troika durante os anos em que Portugal passou pela crise.

Hong Kong: Imprensa oficial chinesa apela a “linha mais dura” contra manifestações

A imprensa oficial chinesa apelou esta segunda-feira a uma “linha mais dura” contra as manifestações pró-democracia em Hong Kong, após um novo fim de semana de violência, marcado por um ataque com faca a vários manifestantes.

Austrália e China prometem melhorar relações bilaterais após meses de tensão

O primeiro-ministro australiano, Scott Morrison, e o seu homólogo chinês, Li Keqiang, prometeram, no domingo, melhorar as relações diplomáticas bilaterais, danificadas por suspeita de interferência de Pequim na política interna do país oceânico.

ri.portugalnews

Portal da Queixa internacionaliza-se e cria marca global

O crescimento exponencial e a consolidação do Portal da Queixa, como um dos principais influenciadores nacionais em matéria de consumo, permitiu alcançar um novo posicionamento ao internacionalizar a sua plataforma para outros mercados.