Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Negócios da indústria caem em setembro pelo 2º mês consecutivo
  2. Portugal no topo da Europa em horas de trabalho
  3. Reino Unido cresce 0,3% no terceiro trimestre e evita recessão técnica
  4. Exponor dá a conhecer novas soluções de eficiência energética
  5. Adidas vai fechar duas fábricas operadas por robôs em 2020
  6. Alibaba bate recorde de mais de 30 mil milhões em vendas no dia dos solteiros
  7. Outros

1Negócios da indústria caem em setembro pelo 2º mês consecutivo

ri.lusa
Os negócios na indústria portuguesa caíram em setembro, pelo segundo mês consecutivo, resultando a descida de 2,1% das quedas do mercado nacional e do externo, segundo o Instituto Nacional de Estastística (INE).

2Portugal no topo da Europa em horas de trabalho

jornaleconomico
Segundo dados do Eurostat, Portugal está no topo dos países da União Europeia onde se registam mais horas de trabalho semanais, numa lista liderada por países de leste e pela Grécia. No ano passado, a semana habitual de trabalho em Portugal foi de 39,5 horas, três horas acima da média europeia.

3Reino Unido cresce 0,3% no terceiro trimestre e evita recessão técnica

ri.lusa
O Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido cresceu 0,3% no terceiro trimestre de 2019, contra a contração de 0,2% no segundo trimestre, anunciou hoje a agência de estatística britânica (ONS nas siglas em inglês).

4Exponor dá a conhecer novas soluções de eficiência energética

dinheirovivo
Mobilidade elétrica, smart cities, eficiência energética… os novos paradigmas do setor elétrico e eletrónico estarão em exposição na Exponor, em simultâneo com a Concreta, bienal de construção, arquitetura e design.

5Adidas vai fechar duas fábricas operadas por robôs em 2020

jornaleconomico
Anunciadas para aproximar os produtos aos mercados principais da marca, as fábricas da Alemanha e dos Estados Unidos, vão fechar após quatro anos de funcionamento. A Reuters aponta que o encerramento poderá dever-se aos custos terem superado o previsto.

6Alibaba bate recorde de mais de 30 mil milhões em vendas no dia dos solteiros

ri.jornalnegocios
Os smartphones da Huawei e da Apple foram dos artigos mais adquiridos através da Alibaba no dia dos solteiros.

7Outros

dinheirovivo

Reciclar, para garantir que no próximo ano há coleção de moda

Indústria da moda e das bebidas está a colocar a sustentabilidade na agenda. E a tecnologia ajuda.

eco

Moody’s baixa perspetiva da banca portuguesa para “estável” devido ao abrandamento económico

Agência de notação financeira baixou o “outlook” para a banca portuguesa, de “positivo” para “estável”, devido à desaceleração da economia.

Irão descobre campo de petróleo com 50 mil milhões de barris

Atualmente as reservas provadas de petróleo do país ascendem a 150 mil milhões de barris. Com a descoberta agora anunciada, as reservas provadas de petróleo do Irão aumentaram em cerca de um terço.

ri.expresso

Novas empresas criaram 348.716 empregos

Negócios criados durante os anos de 2014 a 2018 representam três quartos do emprego líquido gerado no mesmo período em Portugal.

Companhias aéreas carregam no combustível a bordo para poupar. E o ambiente sai a perder

Investigação da BBC mostra que, no ano passado, foram geradas 18 mil toneladas de dióxido de carbono a mais só pela British Airways. A companhia mete mais combustível a bordo para gerir os postos de abastecimento e conseguir, assim, poupanças nos custos. Não é a única.

ri.jornalnegocios

1% dos mais ricos dos EUA prestes a superar riqueza das classes média e alta

A histórica expansão económica dos Estados Unidos enriqueceu tanto o topo da pirâmide que agora a camada que representa 1% da população possui um património quase equivalente aos ativos combinados das classes média e alta.

Negociações comerciais e Hong Kong ensombram Wall Street

As bolsas americanas iniciaram a sessão em queda, à semelhança do que aconteceu na Europa, com dois fatores a pressionarem. De um lado as incertezas sobre o acordo comercial entre os EUA e a China, do outro lado os protestos violentos em Hong Kong.

Alemanha vai incentivar produção de hidrogénio

O objetivo é promover a substituição de fontes como o gás natural ou o carvão pelo hidrogénio, uma energia mais limpa.

Chineses compram British Steel por 81 milhões e “salvam” milhares de empregos

A British Steel é a segunda maior produtora de aço do Reino Unido e entrou em liquidação em maio passado. Agora vai ser controlada por capital chinês.

ri.lusa

Exportações para Itália cresceram mas balança comercial continua negativa para Portugal

As exportações portuguesas para Itália, país que o Presidente da República vai visitar entre segunda e quarta-feira, cresceram em média acima de 10% nos últimos anos, mas a balança comercial continua significativamente negativa para Portugal.

Portugal no ‘top’ 10 dos países da UE com mais testes da tecnologia 5G

Portugal está no ‘top’ dos 10 países da União Europeia (UE) com mais testes da tecnologia móvel de quinta geração (5G), com projetos-pilotos em três cidades, mas ainda não faz parte dos Estados-membros com planos nacionais, segundo dados de Bruxelas.

Universidade em Sófia vai criar Cátedra José Saramago

A Universidade Sveti Kliment Ohrisdki, em Sófia, vai criar a cátedra José Saramago, anunciou hoje o Instituto Camões, lembrando que já existem 20 escolas na Bulgária que ensinam português aos alunos do ensino secundário.

jornaleconomico

Portugal entre os países com melhor nível de inglês no mundo, muito acima de França e Espanha

Na escala europeia, Portugal ocupa a 10.º posição no ranking do EF sobre os níveis de proficiência em inglês. De acordo com o estudo, que avalia 100 países, este é um novo máximo para os portugueses.

El Corte Inglés vai voltar a refinanciar dívida superior a 3 mil milhões de euros

A cadeia espanhola, que quer tirar proveito das baixas taxas de juros, começará o refinanciamento dos seus passivos assim que a venda da informática estiver concluída.

Startups brasileiras apostam na transformação de lixo e combate ao desperdício de água

A transformação de lixo e materiais em biocombustível e o combate ao desperdício de água e foram algumas das soluções apresentadas pela BNPetro e Piipee, que marcaram presença na cimeira tecnológica Web Summit, que se realizou na semana passada, em Lisboa.

Incentivo às filmagens em Portugal já atraiu 40 produções internacionais

O incentivo à produção e captação de filmagens em Portugal, que oferece até 30% do valor dos projetos aos promotores, já atraiu 40 produções, disse à Lusa o comissário da Portugal Film Commission, Manuel Claro.

ri.portugalnews

Comércio Internacional Português de Bens 2019 (janeiro a setembro)

Consulte a informação estatística relativa ao comércio internacional português de bens por produtos e países, em 2019 (janeiro a setembro).

Encontro entre delegados da rede externa da AICEP e empresas portuguesas

No âmbito do Encontro Anual da Rede Externa da AICEP 2020, a AICEP convida as empresas portuguesas a reunir com os delegados nos mercados externos, no dia 9 de janeiro, no Sana Metropolitan Hotel, em Lisboa.

Oportunidade de negócio no Brasil

A prefeitura de Contagem (Minas Gerais) divulgou um concurso público internacional para a contratação de empresa especializada para execução das obras de implementação do Boulevard Portugal no Bairro Eldorado.

Aquinos Group compra gigante francês e torna-se líder europeu

A multinacional portuguesa Aquinos Group adquiriu a congénere francesa H&F – Home & Furniture, que controla empresas de produção de sofás, colchões e mobiliário em diferentes países, tornando-se líder europeu da fileira de mobiliário e conforto.

ri.publico

Josefinas portuguesas aumentam vendas em 50% e escoam para 60 países

O México e Hong Kong são alguns dos principais destinos no mundo para onde são exportados os milhares de modelos de Josefinas.

ri.sol

Mobilidade. Portugueses mais preocupados com impacto ambiental

Um estudo feito pela Bolt, plataforma de mobilidade, revela que os portugueses estão cada vez mais preocupados com o ambiente. Cerca de 95% dos inquiridos revelam estar preocupados com que o impacto das suas escolhas no ambiente e 89% admite ter alterado alguns hábitos em função destas preocupações.