Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Portugal cresce mais que a Zona Euro há sete trimestres consecutivos
  2. Incumprimento das empresas cresce e ameaça exportações portuguesas
  3. Governo aprova salário mínimo de 635 euros para 2020
  4. Produção industrial da China volta a abrandar em outubro
  5. Alemanha escapa à recessão com crescimento surpresa de 0,1%
  6. Portugueses perdem metade do dia de trabalho em “atividades desnecessárias” como reuniões, emails e telefonemas
  7. Outros

1Portugal cresce mais que a Zona Euro há sete trimestres consecutivos

eco
A economia portuguesa abrandou no terceiro trimestre face ao segundo trimestre, mas voltou a crescer ainda assim acima do ritmo da Zona Euro, tanto em cadeia como em termos homólogos.

2Incumprimento das empresas cresce e ameaça exportações portuguesas

dinheirovivo
Alemanha, Áustria e Suíça passam de taxas de incumprimento inferiores a 1%, em 2018, para valores que superam os 2%.

3Governo aprova salário mínimo de 635 euros para 2020

ri.lusa
O Conselho de Ministros aprovou hoje o aumento do salário mínimo para 635 euros a partir de janeiro de 2020, medida que o Governo estima que poderá abranger 720 mil trabalhadores, foi hoje anunciado.

4Produção industrial da China volta a abrandar em outubro

jornaleconomico
O indicador, que mede a atividade nas fábricas, oficinas e minas do país, cresceu 4,7%, no mês passado, depois de, em setembro, ter aumentado 5,8%, uma recuperação face a agosto, quando a produção industrial chinesa registou o maior abrandamento em 17 anos, ao crescer 4,4%.

5Alemanha escapa à recessão com crescimento surpresa de 0,1%

ri.jornalnegocios
Depois de, no segundo trimestre, ter registado uma contração, a economia alemã inverteu a tendência nos três meses até setembro.

6Portugueses perdem metade do dia de trabalho em “atividades desnecessárias” como reuniões, emails e telefonemas

eco
Reuniões, emails, telefonemas e “outras distrações” são considerados tarefas desnecessárias na hora de avaliar o tempo útil durante um dia de trabalho em organizações portuguesas.

7Outros

dinheirovivo

OCDE: Portugal é o terceiro país europeu com maior dívida pública

Redução do défice destaca-se pela positiva num relatório à primeira década pós-crise (2007-2017).

eco

Crescimento global vai continuar lento com desaceleração dos grandes motores económicos

Crescimento global deverá manter-se lento nos próximos dois anos, devido ao abrandamento das principais economias mundiais, descartando, uma recessão à escala global em 2020 ou 2021, alerta Moody’s.

Receitas do turismo atingem cerca de três mil milhões em 2018. Lisboa ultrapassa Berlim e Barcelona

O turismo em Portugal atingiu os três mil milhões de euros em receitas relativas a dormidas, em 2018, com o número de hóspedes a chegar quase aos 25 milhões. Lisboa ultrapassou Berlim e Barcelona.

ri.expresso

Brexit. Aplicação usada para ler dados biométricos de europeus pode ser pirateada

A aplicação digital criada pelo Governo britânico para recolher dados biométricos dos europeus candidatos ao estatuto de residente no Reino Unido, obrigatório depois do ‘Brexit’ e pedido por 210 mil portugueses, pode ser pirateada, alertou esta quinta-feira uma empresa de segurança.

CP recicla velhas carruagens para fabricar comboio português

Unidades fora de circulação serão “descascadas” até ficar só o esqueleto metálico, a partir do qual nascerá uma nova carruagem.

ri.jornalnegocios

Três em um. Apple quer juntar serviços numa subscrição única em 2020

A empresa norte-americana pode vir a juntar os seus serviços de subscrição e criar um aglomerado com uma assinatura única já no próximo ano.

Fatura salarial só chegou às empresas no final de 2018

PS, Bloco e PCP apostaram, na anterior legislatura, numa política de valorização de rendimentos, mas só a partir do final do ano passado é que as empresas viram os custos subir de forma mais evidente, mostram os dados do INE.

Abertura dos mercados: China e Japão dão sinais de fraqueza e deixam bolsas pessimistas

As bolsas europeias estão a cair pelo segundo dia consecutivo, penalizadas pelos dados económicos dececionantes vindos da China e do Japão. As obrigações europeias, pelo contrário, estão em alta, assim como o ouro e o petróleo.

Alibaba vai para a bolsa de Hong Kong em altura de tumultos

No meio de um território em tumulto, a Alibaba decidiu que agora é que era o momento de entrar na bolsa de Hong Kong, que agradece o “empurrão”, já que perde 10% desde final de março.

ri.lusa

Introdução de insetos na alimentação animal torna setor mais sustentável – EntoValor

A introdução de insetos na alimentação animal permite manter o setor agroalimentar a funcionar através de uma reconversão “economicamente favorável e com melhorias em termos de sustentabilidade”, concluiu o projeto EntoValor.

China adverte EUA que redução de taxas é “condição importante” para acordo comercial

A China advertiu hoje Washington de que suspender parte das taxas alfandegárias adicionais sobre bens chineses é uma “condição importante” para um acordo preliminar que permita avançar com as negociações para pôr fim à guerra comercial.

Bolsas europeias em baixa à espera de novidades políticas de Espanha

As principais bolsas europeias estavam hoje em baixa, à espera de novidades políticas em Espanha e das negociações comerciais entre os Estados Unidos e a China.

Necessários 264 mil milhões para combater mortalidade materna e violência de género – ONU

As Nações Unidas estimam que sejam necessários 264 mil milhões de dólares para acabar com a mortalidade materna, conseguir cobertura universal de planeamento familiar e pôr fim à violência de género até 2030.

Filme português “Gabriel” estreia-se no Reino Unido e na Irlanda depois dos EUA

O filme português “Gabriel”, de Nuno Bernardo, estreia-se na sexta-feira no Reino Unido e na Irlanda, depois de na semana passada ter chegado às salas de cinema norte-americanas, foi hoje anunciado.

ri.noticiasaominuto

Lisboa: Exposição sobre o Homem na Península Arábica abre quinta-feira

O Museu Nacional de Arqueologia, em Lisboa, inaugura na quinta-feira “uma exposição muito impactante” intitulada “Identidade e Cultura. Património Arqueológico de Sharjah”, disse à agência Lusa o seu diretor.

Petrolíferas com propostas para explorar petróleo no Namibe e Benguel

A petrolífera estatal angolana, Sonangol, a italiana ENI e a francesa TOTAL foram as empresas que apresentaram propostas para a exploração das bacias marítimas do Namibe e de Benguela.

ri.observador

Partidos sob pressão no dia de encerramento das listas de candidatos às eleições no Reino Unido

Partidos a favor e contra o Brexit estão igualmente pressionados a unir-se em torno dos nomes com maior probabilidade de ganhar nos respetivos círculos uninominais.

Cientistas concluem que lítio reverte malefícios de radiação no cérebro

Lítio pode reverter os malefícios da radiação no cérebro e melhorar capacidade de memória e apredizagem, dizem cientistas. Descoberta poderá beneficiar crianças que foram sujeitas a radioterapia.

Licença para vender: eléctricos chineses chegam à Europa para “arrasar”

A Aiways é o primeiro fabricante chinês de veículos eléctricos autorizado a vender na Europa. Avisa que vem para arrasar preços e começa por aí: propõe um SUV “midsize” por metade do preço dos rivais.

jornaleconomico

AICEP assume que “várias empresas” de refinação de lítio avaliam fixação de operações em Portugal

A Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) disse esta quarta-feira à Lusa que há “várias empresas da área da refinação de lítio” a avaliar a possibilidade de fixar operações” em Portugal.

ri.portugalnews

Crescimento generalizado das taxas de incumprimento empresarial na Europa

Dos 13 mercados analisados na Europa Ocidental, apenas dois, Dinamarca e Itália, reduzem a taxa de incumprimento nas transações comerciais entre empresas.