Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. PME vão criar quase 134 mil empregos até ao fim de 2020
  2. Tendências & Oportunidades – Vendas online irão atingir recorde de 100 mil milhões de euros em 2019
  3. Famílias portugueses preveem gastar em média 387 euros no Natal – Estudo
  4. Europa sobe com pausa nas tensões comerciais
  5. Crescimento dos EUA revisto em alta
  6. Contra a Black Friday e a Cyber Monday, está aí a Giving Tuesday
  7. Outros

1PME vão criar quase 134 mil empregos até ao fim de 2020

dinheirovivo
Comissão Europeia alerta que o nível de emprego, nas PME, continua abaixo de 2008, apesar da subida prevista em 2019 e 2020 de 2,8% e 2,3%

2Tendências & Oportunidades – Vendas online irão atingir recorde de 100 mil milhões de euros em 2019

ri.portugalnews
Segundo a Fédération du e-commerce et de la vente à distance (FEVAD), as vendas online no mercado francês irão pela primeira vez ultrapassar os 100 mil milhões de euros em 2019, quatro vezes mais do que o valor registado há apenas 10 anos atrás.

3Famílias portugueses preveem gastar em média 387 euros no Natal – Estudo

ri.lusa
Cada família portuguesa prevê gastar em média 387 euros este Natal, mais nove euros do que em 2018, mas menos de metade do valor pré-crise e abaixo da média europeia de 461 euros, revela hoje um estudo.

4Europa sobe com pausa nas tensões comerciais

ri.jornalnegocios
O Stoxx Europe 600 sobe 0,3% antes da divulgação de vários dados dos EUA, com os traders a ignorarem uma leitura pessimista dos lucros da indústria da China. O DAX sobe 0,3%, o CAC-40 avança ligeiramente e o FTSE 100 avança 0,5%.

5Crescimento dos EUA revisto em alta

ri.expresso
O crescimento real da economia norte-americana foi de 2,1% no terceiro trimestre deste ano em vez da previsão de 1,9% avançada em outubro, segundo a nova estimativa avançada esta quarta-feira pelo Bureau of Economic Analysis. A aceleração em relação aos três meses anteriores deveu-se a mais investimento e gasto público.

6Contra a Black Friday e a Cyber Monday, está aí a Giving Tuesday

ri.publico
Portugal junta-se este ano pela primeira vez ao movimento global de solidariedade Giving Tuesday, a 3 de Dezembro. Mote é #darparamudar.

7Outros

ri.correiodamanha

Famílias portuguesas pagam pela oitava eletricidade mais cara da União Europeia

Peso dos impostos acaba por colocar Portugal onze posições acima na lista do Eurostat

dinheirovivo

Preço da gasolina desce 8,9 cêntimos num ano

O consumo de combustíveis em outubro aumentou 1,1%, impulsionado pelo crescimento do gasóleo.

“O grande desafio é como exportar no comércio digital”

A 14ª edição do Portugal Exportador que decorre durante o dia de hoje no Centro de Congressos de Lisboa, vai ter o comércio digital como um dos temas em análise.

eco

Wall Street bate novo recorde antes do feriado do Dia de Ação de Graças

Na quinta-feira as bolsas americanas estão fechadas devido ao Dia de Ação de Graças. Véspera impulsiona índices dos EUA para máximos perante um maior otimismo nas negociações entre EUA e China.

População portuguesa vai envelhecer “muito rapidamente”, alerta OCDE

O envelhecimento demográfico não só está a acelerar como vai ser particularmente rápido em Portugal, avisa a OCDE. Pressões aumentam sobre sistema de pensões.

Portugal diz que apoia diretiva sobre impostos das multinacionais

A posição do país não estava clara, mas Portugal votou ao lado dos países que apoiam a diretiva sobre os impostos às multinacionais e o Governo garante agora que aprovará o documento.

Jornal I

Carga movimentada nos portos portugueses cai 7,2%

Quebra da atividade em Sines explica os resultados negativos. Apenas Viana do Castelo e Leixões em contraciclo.

ri.jornalnegocios

Esta é a nova assinatura que vai aparecer nas suas notas de euros

Christine Lagarde já fez a sua assinatura que irá aparecer em todas as futuras notas em euros que entrarão em circulação no segundo semestre de 2020.

Encomendas de bens duradouros cresceram em outubro

As encomendas de bens duradouros dos EUA cresceram 0,6% em outubro face ao mês anterior, disse o Departamento do Comércio esta quarta-feira.

Deutsche Bank vende $50mM em portefólio de mercados emergentes – media

O Deutsche Bank vendeu um portefólio de dívida de mercados emergentes, com um valor nocional de cerca de $50 mil milhões, à Goldman Sachs, avança a Bloomberg, citando fontes próximas do negócio.

ri.lusa

Governo quer aumentos salariais nas empresas superiores à inflação e produtividade

O ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital afirmou hoje que o Governo pretende alcançar na Concertação Social um compromisso que permita aumentar nas empresas os salários acima da inflação e da produtividade nos próximos anos.

5G: Arranca hoje a migração da TDT com início marcado para Odivelas

O processo de migração da televisão digital terrestre (TDT), uma parte fundamental da implementação da quinta geração móvel (5G) em Portugal, arranca hoje no emissor Odivelas Centro, em Lisboa.

ri.noticiasaominuto

Ikea investe 200 milhões de euros para melhorar impacto no clima até 2030

O Grupo Inter Ikea anunciou hoje um investimento de 200 milhões de euros para promover o uso de energias renováveis e a reflorestação, recuperação de florestas degradadas e melhoria da gestão florestal.

Quinta solar fornece água potável a vila no Quénia

A GivePower criou uma quinta solar capaz de fornecer água potável a partir de água salgada.

ri.observador

Consultora Fitch melhora crescimento de Moçambique para 2% este ano e 4,1% em 2020

A Fitch melhorou as previsões para Moçambique, considerando que o crescimento “deve acelerar gradualmente no seguimento da reconstrução pós-ciclone e nos investimentos no setor do gás”.

Google despede funcionários e tensão na empresa aumenta: “Estão a tentar silenciar-nos”

Na segunda-feira, a Google despediu quatro trabalhadores por alegadamente violarem políticas de segurança, mas os restantes colegas queixam-se de que é mais uma tentativa de intimidação.

jornaleconomico

Portugal Financial Fórum debate desafios e oportunidades da economia da próxima década em conferência na Nova SBE

A próxima década vai alterar o paradigma económico atua à medida que as novas tecnologias, algumas das quais já em uso, são adotadas ou se tornam mais maduras. Novas profissões vão surgir e o diversas tecnologias, como o 5G, a tecnologia quantum e a inteligência artificial vão transformar o modo como as pessoas interagem entre si, as instituições e as máquinas.

ri.portugalnews

“E-Commerce Connect 2020”

Lisboa vai receber a terceira edição do “E-Commerce Connect” nos próximos dias 29 e 30 de janeiro de 2020, no Hotel Pestana Sintra Golf. A AICEP é parceira institucional do evento.

ri.publico

Combate às alterações climáticas é a nova estratégia para o crescimento da UE, diz Von der Leyen

Parlamento Europeu aprova a equipa de comissários constituída por Ursula Von der Leyen com 461 votos a favor, 157 contra e 89 abstenções. Novo executivo europeu inicia funções no próximo domingo.

Lítio: “Só por estultice ou por má-fé se pode usar o argumento da juventude da empresa”

O contrato de concessão de exploração de lítio no concelho de Montalegre, assinado entre o Governo e a Lusorecursos Portugal Lithium, tem estado envolto em polémica.

Em Portugal só há 875 empresas grandes

Das 889.296 empresas registadas, só 875 têm mais de 250 trabalhadores. Portugal, como a União Europeia, continua a ser uma economia de PME. Que em alguns capítulos estão a par das congéneres do continente. Em outros, há muito caminho a fazer.