Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. A indústria têxtil portuguesa “morreria se não fizesse este caminho” da sustentabilidade
  2. Produção industrial recua menos e vendas a retalho abrandam crescimento
  3. Ao ritmo atual, só em 2052 é que os salários em Portugal vão igualar a média europeia
  4. Projeto ibérico vai dar uma “segunda vida” ao lixo elétrico e eletrónico
  5. Portugal brilha nos óscares do turismo. É o melhor destino do mundo pelo terceiro ano consecutivo
  6. Ensino do português dispara na China e arrisca saturar mercado
  7. Outros

1A indústria têxtil portuguesa “morreria se não fizesse este caminho” da sustentabilidade

ri.publico
A sustentabilidade surge como tábua de salvação para a indústria têxtil portuguesa, que vê nela uma forma de fazer face à concorrência internacional. Mas o caminho é sinuoso e as soluções ainda muito embrionárias. Do mito do algodão orgânico aos dilemas da reciclagem.

2Produção industrial recua menos e vendas a retalho abrandam crescimento

ri.jornalnegocios
O índice que mede a produção industrial desceu 2,4% em outubro, o que representa uma recuperação face às quedas homólogas superiores a 5% registadas nos dois meses anteriores.

3Ao ritmo atual, só em 2052 é que os salários em Portugal vão igualar a média europeia

eco
Desde 2016 que os salários em Portugal estão a convergir com a Europa. Mas a manter-se o ritmo atual de crescimento, só daqui a mais de 30 anos é que os rendimentos igualarão a média europeia.

4Projeto ibérico vai dar uma “segunda vida” ao lixo elétrico e eletrónico

ri.lusa
Com o intuito de proporcionar aos eletrodomésticos e equipamentos elétricos considerados lixo uma “segunda vida” e evitar que continuem a contaminar o ambiente, um projeto ibérico adotou uma nova gestão com vista à recuperação destes “monstros” domésticos.

5Portugal brilha nos óscares do turismo. É o melhor destino do mundo pelo terceiro ano consecutivo

eco
Portugal trouxe para casa mais de uma dezena de óscares do turismo. Há distinções para cidades, hotéis, companhias aéreas e até atrações turísticas.

6Ensino do português dispara na China e arrisca saturar mercado

jornaleconomico
Num dos edifícios da Universidade de Estudos Estrangeiros de Pequim (Beiwai), quase cem alunos e ex-alunos, oriundos de toda a China, aguardam por um exame de português, um projeto de vida que atrai cada vez mais chineses.

7Outros

ri.diariodenoticias

Black Friday foi o dia com maior volume de compras online de 2018

O pico de consumo neste dia registou-se no período da manhã, entre as 9h00 e as 12h00.

dinheirovivo

Banco de Portugal já indicia dificuldades no setor exportador

INE previa aceleração, mas banco central indica que ritmo das exportações pode ter caído para 1,6% no 3º trimestre, um quinto do valor de há um ano

eco

Lá fora já é online. Black Friday em Portugal é cada vez mais corrida às lojas

Nasceu nas lojas físicas nos EUA e tem vindo a ganhar mais expressão no mundo digital. Porém, em Portugal, o fenómeno da Black Friday segue em contraciclo.

Governo vai rever incentivos fiscais às empresas para apoiar qualificação dos trabalhadores

“Formação de adultos é cada vez mais crítica”, tendo em conta o contexto de “acelerada transformação digital”, diz o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.

Subsídio de desemprego deve aumentar entre 3 euros e 7,6 euros. Máximo deve subir para 1.097 euros

O INE divulgou, esta sexta-feira, uma estimativa rápida da inflação média dos últimos 12 meses, permitindo o cálculo do novo valor do IAS e à boleia do subsídio de desemprego.

ri.jornalnegocios

Preço do gasóleo sobe na próxima semana

Atestar o depósito do carro com gasóleo na próxima semana vai ficar mais caro, depois de as matérias-primas terem registado aumento nos preços e de o euro ter perdido valor face ao dólar.

Idade da reforma sobe para 66 anos e 6 meses em 2021

Os dados publicados pelo INE sobre a esperança média de vida indicam que a idade normal de reforma vai subir um mês em 2021.

Só seis países europeus têm IVA reduzido no consumo de eletricidade

Se Portugal avançasse com uma descida da taxa do IVA da eletricidade, não seriam de esperar entraves de Bruxelas, consideram os especialistas. A questão é sobretudo política e de receita fiscal, sendo que na Europa apenas seis países praticam a taxa reduzida na energia.

ri.lusa

Maioria das pensões com aumento de 0,7% em 2020, menos de metade deste ano

A maioria das pensões vai aumentar 0,7% em janeiro de 2020, menos de metade da subida deste ano, segundo cálculos com base na estimativa rápida dos valores da inflação de novembro publicados hoje pelo INE.

INE confirma que expansão do PIB abrandou no 3.º trimestre em cadeia e cresceu 1,9% em termos homólogos

O Instituto Nacional de Estatística (INE) confirmou hoje que a economia portuguesa cresceu 0,3% no terceiro trimestre em cadeia, metade do registado no trimestre anterior, e manteve a expansão de 1,9% em termos homólogos.

Trabalhadores da Amazon na Alemanha em greve na Black Friday

Os trabalhadores dos centros de distribuição da Amazon na Alemanha estão em greve na Black Friday, num dos dias mais movimentado do ano para o comércio a retalho ‘online’, disse hoje à AP um dirigente sindical.

Taxa de desemprego recua em outubro na zona euro e UE – Eurostat

A taxa de desemprego recuou em outubro para os 7,5% na zona euro e os 6,3% na União Europeia (UE), segundo dados hoje divulgados pelo Eurostat.

Inflação homóloga sobe 0,3% em novembro – INE

A taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá sido 0,3% em novembro, superior em 0,3 pontos percentuais à registada em outubro, segundo a estimativa rápida do Instituto Nacional de Estatística (INE) hoje divulgada.

“Vila Natal” abre hoje em Óbidos e prolonga-se até 05 de janeiro

Uma viagem “da Terra até à Lua” é a proposta da edição 2019 do Óbidos “Vila Natal”, que abre hoje portas na vila onde até ao dia 05 de janeiro de 2020 a organização espera 140 mil visitantes.

modalisboa

From Lisboa to the world: Nova exposição coletiva na galeria underdogs

A nova exposição da Galeria Underdogs, em Marvila, intitula-se “From Lisboa to the World” e junta uma apurada seleção de artistas portugueses que têm exposto na galeria a título individual, desde a sua abertura em 2013.

jornaleconomico

Black Friday ajuda Worten a superar vendas do ano passado antes do Natal

Em cima do ponto alto da ‘Black Friday’, o COO da participada da Sonae revela que este período já tem um pico de vendas superior ao do Natal. Empresa vai apostar na venda de produtos não eletrónicos.

Inflação anual da zona euro aumenta para 1% em novembro

Para Portugal, o Eurostat prevê, em novembro, uma taxa anual de 0,2%, voltando a terreno positivo depois de quatro meses de inflação negativa.

ri.portugalnews

ASEAN: A 5ª Maior Economia do Mundo

Com um PIB combinado de três biliões de dólares americanos em 2018, a ASEAN mantém um desempenho económico robusto apesar das crescentes incertezas na economia global. Leia a análise no ASEAN Integration Report 2019 lançado esta semana.

Workshop “Procurement Nações Unidas”

O workshop “Procurement Nações Unidas” realiza-se no dia 4 de dezembro, no Auditório Mestre Hélder Castanheira, na Universidade de Aveiro. Este é um workshop de awareness e capacitação para aproveitamento das oportunidades de fornecimento de bens, serviços e obras às organizações do sistema das Nações Unidas.

Tendências & Oportunidades – França – Novos projetos de construção para os Jogos Olímpicos 2024

Os Jogos Olímpicos de Verão de 2024 terão lugar em Paris, de 26 de julho a 11 de agosto, seguindo-se os Jogos Paralímpicos de Verão de 2024, de 28 de agosto a 8 de setembro, na mesma cidade. Apesar de 95 por cento das infraestruturas utilizadas para ambas as competições serem temporárias ou já existentes na região de Île-de-France, há ainda infraestruturas que necessitam de ser construídas e requalificadas.

ri.publico

A H&M quer continuar a crescer, mas “dentro dos limites do planeta”

A directora de Sustentabilidade da H&M para a Península Ibérica, Nuria Ramirez, refuta as acusações de que a marca sueca incentive o consumo desenfreado e o descarte da roupa. “A vida útil de uma peça de roupa não depende do preço”. O futuro das marcas de fast fashion, acredita, passa por separar o crescimento económico do uso dos recursos naturais.