Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. 2019 vai ser ano recorde na constituição de novas empresas
  2. Salário mínimo deverá abranger 70% do emprego têxtil
  3. Portugueses gastam mais com alimentação. Estão em contraciclo com União Europeia
  4. Economistas internacionais melhoram previsões de crescimento de Portugal
  5. Exportações da Alemanha em outubro recuam em termos homólogos
  6. Quatro universidades portuguesas estão entre as 100 melhores no ranking do Financial Times
  7. Outros

12019 vai ser ano recorde na constituição de novas empresas

ri.portugalnews
A um mês do final do ano, já nasceram praticamente o mesmo número de empresas em 2019 do que no mesmo período do ano passado. Até 30 de novembro deste ano nasceram 45 471 empresas, o que configura um mais que provável recorde de novas empresas em 2019.

2Salário mínimo deverá abranger 70% do emprego têxtil

dinheirovivo
Cerca de 40% dos trabalhadores auferem essa remuneração, diz federação. Patrões contrariam projeções e criticam aumento salarial desajustado.

3Portugueses gastam mais com alimentação. Estão em contraciclo com União Europeia

eco
Peso das despesas das famílias portuguesas com alimentação e bebidas das famílias portuguesas aumentou na última década, para 16,4% do orçamento. No resto da União Europeia, a tendência foi de queda.

4Economistas internacionais melhoram previsões de crescimento de Portugal

eco
Vários economistas internacionais reviram em alta as previsões de crescimento de Portugal para 2019, 2020 e 2021, assim como o crescimento da Zona Euro.

5Exportações da Alemanha em outubro recuam em termos homólogos

ri.noticiasaominuto
As exportações da Alemanha atingiram 119.500 milhões de euros em outubro, menos 1,9% do que no mesmo mês de 2018 e mais 1,2% que em setembro, foi hoje anunciado.

6Quatro universidades portuguesas estão entre as 100 melhores no ranking do Financial Times

ri.observador
Ranking das melhores 100 universidades feito pelo Financial Times tem por base 14 indicadores de avaliação. A Nova School of Business & Economics está na 30.ª posição.

7Outros

ri.correiodamanha

Microsoft testa novo modelo de trabalho com quatro dias de trabalho por semana

Empresa tornou-se mais produtiva e lucrativa.

dinheirovivo

Em dois anos abriram em Portugal quase 300 supermercados

Minipreço e Sonae são os grupos que mais têm investido em novas lojas. Volume de vendas do retalho alimentar continua a crescer.

Fornecedores de multinacionais poluem 5,5 vezes mais

Estudo mostra que se empresas da cadeia de abastecimento das multinacionais usarem mais 30% de energia renovável podem evitar-se emissões poluentes equivalentes às do Brasil e México combinadas.

Engie Portugal vai investir 10 milhões em energia solar fotovoltaica

Investimento irá “contribuir para ajudar o tecido empresarial português a concretizar a transição energética carbono zero” , diz empresa.

eco

Governo aceita incluir já neste OE medidas do acordo com patrões e sindicatos para subir salários

O Governo, os patrões e os sindicatos estiveram reunidos esta manhã para discutir o acordo de médio prazo sobre competitividade e rendimentos.

Rússia excluída de Jogos Olímpicos e Mundiais por quatro anos

A exclusão deve-se a questões de doping levadas a cabo com o apoio estatal tornadas públicas há cerca de seis anos, anunciou a Agência Mundial Antidopagem.

ri.expresso

Desemprego ainda pode descer. Mas ‘poucochinho’

Será que a taxa de desemprego ainda pode descer mais em Portugal? Economistas dizem que a margem está a esgotar-se. Com a economia a abrandar e o défice de qualificações de uma parte da população a funcionar como barreira estrutural, será difícil baixar da fasquia dos 6%.

Eis as empresas que mais puxam pela economia portuguesa

Distinções Vasco de Mello foi considerado o empresário do ano nesta segunda edição dos Prémios Expresso Economia Caixa Geral de Depósitos.

ri.jornalnegocios

Factoring em Portugal cresce quase 10% até setembro

O setor do factoring regista um crescimento de 9,7% nos primeiros nove meses do ano para um valor de quase 25 mil milhões de euros. Leasing imobiliário e renting estão, no entanto, em queda.

Finlândia vai ter a primeira-ministra mais nova da atualidade com 34 anos

A Finlândia vai ter um novo Governo liderado por cinco mulheres de partidos diferentes. A nova primeira-ministra, Sanna Marin, tem 34 anos e será a líder de Governo mais nova da atualidade.

Conheça as cidades mais visitadas do mundo em 2019

Hong Kong continua a liderar o “ranking” das 100 cidades mais visitadas do mundo do Euromonitor International. Logo de seguida surge Bangkok e Macau. Já Londres recuou no “top”, pressionada pelos receios em torno do Brexit.

Pequim defende que “constante crescimento” da economia chinesa vai manter-se

O núcleo dirigente do partido comunista considera que 2020 “será o ano para acabar de construir uma sociedade moderadamente próspera em todos os aspetos”.

ri.lusa

Preços das comunicações são 20% mais caros em Portugal – Concorrência

Os preços das comunicações em Portugal são 20% mais elevados do que a média da União Europeia, e os da internet são 31% mais caros, segundo uma análise da Autoridade da Concorrência (AdC) ao setor, hoje divulgado.

UE apoia inovação em baterias de lítio com 3,2 mil ME

A Comissão Europeia aprovou hoje um financiamento de 3,2 mil milhões de euros para um projeto de um consórcio de sete países da União Europeia de desenvolvimento de baterias de lítio, com maior duração e amigas do ambiente.

Wall Street fecha em alta graças à subida do emprego nos EUA e preço do petróleo

A bolsa nova-iorquina encerrou a semana em alta, com os investidores satisfeitos com o relatório sobre a situação do emprego nos EUA, que superou as expectativas, e um novo aumento na cotação do petróleo.

Mariza dedica novo disco a Amália Rodrigues

A cantora Mariza anunciou que o seu novo disco, a editar no próximo ano, é uma homenagem a Amália Rodrigues (1920-1999), e será, inteiramente, preenchido por reportório amaliano.

modalisboa

“Antes do início e do fim”. Atelier-museu Júlio Pomar cruza a obra de Júlio Pomar com a de Hugo Canoilas

O Atelier-Museu Júlio Pomar, em Lisboa, continua a sua missão de cruzar a obra de Júlio Pomar com a de outros artistas, de modo a estabelecer novas relações entre o trabalho do pintor e a contemporaneidade. Neste sentido, apresenta, a partir de 8 de dezembro, a exposição “Antes do Início e Depois do Fim: Júlio Pomar e Hugo Canoilas”, com curadoria de Sara Antónia Matos.

ri.noticiasaominuto

Índice de Desenvolvimento Humano: Quatro países lusófonos pioram

Angola, Brasil, Guiné-Bissau e Guiné Equatorial pioraram no ano passado as suas classificações no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) das Nações Unidas, publicado hoje na Colômbia, enquanto Cabo Verde e São Tomé e Príncipe tiveram prestações positivas.

jornaleconomico

Preço do petróleo em queda face a nova quebra das exportações na China

O Brent encontra-se a cair 1,03%, para 63,73 dólares por barril depois de ganhar cerca de 3% na semana passada com as notícias de que a OPEP e os seus aliados aprofundariam os cortes na produção.

Emissões poluentes dos navios geram níveis de poluição equivalentes a oito cidades portuguesas

As emissões assciadas ao transporte marítimo com base na carga transportada emitem cerca de 2,93 milhões de toneladas por ano, enquanto o tráfego rodoviário nestas oito cidades portuguesas emite 2,8 milhões de toneladas por ano.

Portugueses só vão gastar metade do seu subsídio de Natal em presentes

37% dos portugueses faz as compras dos presentes nas 2 semanas que antecedem o Natal. Enquanto 29% admite fazê-lo um mês antes e apenas 4% faz compras de última hora, um ou dois dias antes do Natal.

COP25: Alterações climáticas reduzirão oxigénio dos oceanos até 4% em 2100

O oxigénio dos oceanos diminuiu 2% entre 1960 e 2010, prevendo-se que no ano de 2100 essa quantidade sofra uma redução adicional entre 3% e 4% devido ao aquecimento global, segundo um inventário mundial, apresentado hoje em Madrid.

ri.portugalnews

Nota sobre a economia da Grécia

A delegação da AICEP na Grécia divulga uma nota sobre a economia grega, publicada pelo Banco da Grécia.