Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Europa lança os primeiros critérios que identificam investimentos verdes
  2. IPAM. Portugueses vão gastar mais este Natal. Até 75% do subsídio
  3. Economia dá sinais de estabilização em outubro
  4. Preços na produção industrial caem 1,9% em novembro – INE
  5. Portugal com a menor taxa de inflação em novembro na UE
  6. BdP: Comércio mundial recupera no arranque de 2020, mas Portugal continua “particularmente exposto”
  7. Outros

1Europa lança os primeiros critérios que identificam investimentos verdes

ri.jornalnegocios
As instituições europeias publicaram os princípios básicos que servirão como guia para o desenvolvimento da taxonomia que vai permitir identificar um investimento como “verde”.

2IPAM. Portugueses vão gastar mais este Natal. Até 75% do subsídio

dinheirovivo
17% dos portugueses vai conter gastos nesta ocasião, efetuando cortes nos presentes para amigos e familiares adultos (70%), diz estudo do IPAM.

3Economia dá sinais de estabilização em outubro

eco
O indicador de atividade calculado pelo INE para outubro ficou em 1,8%, a mesma marca registada no mês anterior. Consumo de bens não duradouros mais fraco nesse mês.

4Preços na produção industrial caem 1,9% em novembro – INE

ri.lusa
Os preços na produção industrial caíram em novembro 1,9% face ao mesmo mês de 2018, mas excluindo o agrupamento de energia a descida foi de 1,1%, informa hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

5Portugal com a menor taxa de inflação em novembro na UE

eco
A taxa de inflação anual avançou em novembro para 1,0% na Zona Euro e 1,3% na União Europeia. Portugal registou a taxa mais baixa, juntamente com Itália.

6BdP: Comércio mundial recupera no arranque de 2020, mas Portugal continua “particularmente exposto”

ri.jornalnegocios
O comércio mundial deverá recuperar no arranque de 2020, mas a “fraqueza” das trocas comerciais mantém-se. Portugal está “particularmente exposto”, avisa o Banco de Portugal.

7Outros

dinheirovivo

Prio quer integrar projeto para produzir hidrogénio em Sines

O responsável da Prio já tem uma reunião agendada com o secretário de Estado da Energia para manifestar as intenções da empresa.

Subida do salário mínimo em Portugal em 2019 foi a sexta mais baixa na UE

Relatório sobre o Emprego revela que, em matéria de salário mínimo, houve atualizações em 21 dos 22 países que o praticam.

eco

Peso do turismo no Valor Acrescentado Bruto nacional aumentou para 8% em 2018

Segundo os dados do INE, o Valor Acrescentado Bruto gerado pelo turismo foi de 14.091 milhões de euros em 2018, o que significa um crescimento de 8% face ao valor gerado em 2017.

Taxas no crédito à habitação voltam a cair. Juro implícito cada vez mais perto de 1%

A taxa de juro implícita no crédito à habitação voltou a recuar. Caiu, em novembro, pelo quarto mês consecutivo, atingindo os 1,017%.

Salários dos funcionários públicos crescem pelo menos 1,1% em 2021

O Governo prevê que, em 2020, a inflação fique em 1,1%. Esse valor servirá de referencial mínimo para os aumentos salariais da Função Pública, em 2021.

ri.expresso

Portugal é um dos dez países da UE onde menos de 5% da população é estrangeira

O número de imigrantes tem aumentado, a população estrangeira também e o saldo migratório é positivo há dois anos. A emigração desce, mas desde 2010 que Portugal perde população todos os anos. Esta quarta-feira assinala-se o Dia Internacional das Migrações e o tema continua a ser central, mais ainda quando se fala de declínio demográfico.

ri.lusa

Produção na construção subiu em outubro na zona euro

A produção no setor da construção subiu 0,3% em outubro na zona euro e recuou 0,2% na União Europeia (UE), face ao mês homólogo de 2018, segundo dados hoje publicados pelo Eurostat.

Wall Street fecha sessão com recordes dos seus índices mais emblemáticos

A bolsa nova-iorquina encerrou hoje em alta ligeira, pela quinta sessão consecutiva, o que bastou para o estabelecimento de novos recordes dos índices, com o horizonte de fim de ano a parecer desanuviado.

Bolsa de Nova Iorque segue em terreno positivo após novos recordes

A bolsa de Nova Iorque negociava hoje em terreno positivo, depois de ter encerrado com novos recordes nos seus principais índices.

Carga fiscal supera 35% do PIB no próximo ano após correção de erros no OE2020

A versão revista da proposta de Orçamento do Estado para 2020 (OE2020) antecipa uma subida do peso dos impostos e das contribuições sociais efetivas para 35,1%, mais uma décima do que na versão entregue na segunda-feira.

ri.noticiasaominuto

2019: O ano da consciência climática

As alterações do clima e a forma de as mitigar, como a descarbonização, entraram definitivamente nas agendas políticas, mas 2019 fica na história como o ano da consciência climática global.

ri.observador

Von der Leyen destaca “investimento significativo” português na transição energética

A presidente da Comissão Europeia destacou o “investimento significativo” feito por Portugal desde 2005 na área da transição energética. Em 2023, Portugal encerrará a última mina de carvão mineral.

jornaleconomico

Programa Ferrovia 2020 está “sensivelmente a meio” para execução plena em 2023

O presidente da Infraestruturas de Portugal (IP), António Laranjo, garantiu hoje, no parlamento, que o programa Ferrovia 2020 está “sensivelmente a meio” e terá a sua execução plena em 2023.

Madeira: volume de negócios de unidades comerciais subiu para os 451 milhões de euros

As unidades comerciais de dimensão relevante geraram 2805 postos de trabalho, um aumento de 1,2%.

ri.portugalnews

“E-Commerce Connect 2020”

Lisboa vai receber a terceira edição do “E-Commerce Connect” nos próximos dias 29 e 30 de janeiro de 2020, no Hotel Pestana Sintra Golf. A AICEP é parceira institucional do evento.

Encontro entre delegados da rede externa da AICEP e empresas portuguesas

No âmbito do Encontro Anual da Rede Externa da AICEP 2020, a AICEP convida as empresas portuguesas a reunir com os delegados nos mercados externos, no dia 9 de janeiro, no Sana Metropolitan Hotel, em Lisboa.

ri.publico

Cerca de 220 mil portugueses já pediram registo no Reino Unido

Augusto Santos Silva sublinha que esse registo “é muito importante” porque permite que aqueles que estão há mais de cinco anos no Reino Unido tenham o título de residência definitiva e que os que estão há menos vejam contado o tempo de residência.

Metro exige acordo escrito com El Corte Inglés para aceitar loja na Boavista

Proposta do El Corte Inglés para terreno junto à rotunda obrigou a uma “alteração significativa” no projecto da Linha Rosa, e a Metro do Porto exige ser compensada por isso.