Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Produção industrial sobe pela primeira vez em seis meses
  2. Vendas no comércio a retalho aumentam 3,7% em novembro – INE
  3. Nos últimos 12 meses, nasceram 2,9 empresas por cada uma que encerrou
  4. Salários revistos em negociação coletiva já sobem à volta de 3%
  5. Empresas do Norte apostam na melhoria da eficiência energética e contam com apoios europeus
  6. Forbes elege Porto como uma das seis melhores cidades europeias para investir em 2020
  7. Outros

1Produção industrial sobe pela primeira vez em seis meses

eco
O índice de produção industrial registou subida homóloga de 0,2% em novembro, após um recuo de 2,3% no mês anterior. Agrupamento de energia apresentou contributo mais influente para variação positiva.

2Vendas no comércio a retalho aumentam 3,7% em novembro – INE

ri.lusa
O volume de negócios do comércio a retalho aumentou 3,7% em novembro face a igual mês do ano anterior, impulsionado pelos produtos não alimentares, indicou hoje o Instituto Nacional de Estatísticas (INE).

3Nos últimos 12 meses, nasceram 2,9 empresas por cada uma que encerrou

dinheirovivo
Entre 30 de novembro de 2018 e 30 de novembro de 2019, por cada empresa que encerrou, nasceram 2,9 novas empresas. Os dados são da Informa D&B, que divulgou um barómetro com 10 factos sobre a demografia empresarial nos últimos 12 meses.

4Salários revistos em negociação coletiva já sobem à volta de 3%

dinheirovivo
Remunerações atualizadas devem melhorar acima dos 2,7% apresentados à Concertação, mas valores ficam ainda abaixo das médias gerais.

5Empresas do Norte apostam na melhoria da eficiência energética e contam com apoios europeus

eco
Empresas e IPSS do Norte investem mias de 12 milhões de euros para aumentar eficiência energética. Portugal 2020 dá apoio de 7,9 milhões, mas tem de haver ganhos financeiros líquidos.

6Forbes elege Porto como uma das seis melhores cidades europeias para investir em 2020

eco
Porto substitui Lisboa no ranking da Forbes: é considerada uma das seis melhores cidades da Europa para investir em 2020. Nápoles, Megève, Székesfehérvár, Batumi e Roterdão completam a lista.

7Outros

ri.diariodenoticias

Rentabilidade dos “PPR” do Estado sobe para 4,31% em dezembro

O desempenho mais positivo dos chamados ‘PPR do Estado’ em dezembro explica-se sobretudo pela subida das rentabilidades associadas a ações.

dinheirovivo

Mais portugueses vão celebrar o reveillon fora de casa

Em média, cada agregado familiar conta gastar 175 euros para dar as boas vindas a 2020.

Preço dos carros pode subir por causa das novas metas de CO2

Perante as novas metas, há marcas que poderão cortar gamas quase inteiras, como é o caso da Mercedes.

eco

Antram alerta para despedimentos coletivos e insolvências no setor em 2020

Na sequência da entrada do novo contrato de trabalho coletivo, a Antram avisa que “2020 será um ano de despedimentos coletivos e insolvências de transportadores com evidente impacto na economia”.

ri.expresso

Tecnológicas norte-americanas unem-se para entrar em casa dos consumidores

Dispositivos domésticos da Apple, Amazon e Google vão ser compatíveis entre si.

Portugueses são os que menos dormem na Europa

Será que dormimos o suficiente? A resposta é óbvia: não. Isto é verdade tanto para a população portuguesa como para a espécie humana. Portugal é o país da Europa onde mais tarde as pessoas se deitam e um dos países onde mais cedo acordam. É uma questão de saúde pública.

ri.jornalnegocios

Petróleo em máximos de três meses após queda de “stocks” nos EUA

Os preços do petróleo abriram a semana a negociar em máximos desde setembro deste ano, apoiados por uma queda maior do que o esperado das reservas da matéria-prima nos Estados Unidos.

Preço da cortiça cai após aumento de 30% em dois anos

A maior campanha de extração de cortiça nesta década, interrompendo um longo ciclo de alta dos preços, que caíram 12% face ao ano passado, vai permitir à indústria corticeira “consolidar a recuperação de rentabilidade necessária ao investimento”.

ri.lusa

Transportes com mais de 8.700 reclamações nos primeiros seis meses deste ano

A Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) contabilizou, nos primeiros seis meses do ano, mais de 8.700 reclamações aos operadores e prestadores de serviços do setor, adiantou o regulador.

OE2020: Governo remete para municípios isenção de IMI dos prédios classificados

Os monumentos nacionais de propriedade do Estado, regiões autónomas e autarquias locais “serão sempre considerados isentos de IMI”, enquanto os restantes prédios classificados podem ter este benefício fiscal por decisão dos municípios, disse hoje fonte do Ministério das Finanças.

jornaleconomico

Acordo comercial de primeira fase entre EUA e China será assinado esta semana em Washington

Segundo a Reuters, que cita o jornal chinês “South China Morning Post”, uma fonte revelou que “Washington enviou um convite, que foi aceite por Pequim”.

Investidores a ‘meio-gás’ levam Wall Street a abrir inalterada

Esta semana, o volume das transações em bolsa deverá ficar abaixo do normal, devido à época de festiva em que muitos investidores tiram férias, o que reduz a liquidez e pode aumentar a volatilidade.

Novos preços para 2020. Rendas, transportes e tabaco aumentam e eletricidade desce

Algumas tarifas de telecomunicações também poderão sofrer subidas e, durante o próximo ano, há ainda a possibilidade de outros preços sofrerem alterações. O Governo pretende também aumentar impostos sobre o tabaco e introduzir uma taxa específica sobre o tabaco aquecido. As atualizações de preços previstas para 2020

Comércio mundial cresce 1,5% em 2019, o nível mais baixo em dez anos

As perspetivas para 2020 da Euler Hermes apontam uma melhoria do cenário, apesar de calcular que se vai manter “o cenário de protecionismo generalizado e de tensão comercial” entre as duas maiores economias do mundo.

ri.portugalnews

“E-Commerce Connect 2020”

Lisboa vai receber a terceira edição do “E-Commerce Connect” nos próximos dias 29 e 30 de janeiro de 2020, no Hotel Pestana Sintra Golf. A AICEP é parceira institucional do evento.

Encontro entre delegados da rede externa da AICEP e empresas portuguesas

No âmbito do Encontro Anual da Rede Externa da AICEP 2020, a AICEP convida as empresas portuguesas a reunir com os delegados nos mercados externos, no dia 9 de janeiro, no Sana Metropolitan Hotel, em Lisboa.