Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Salário mínimo sobe para 635 euros a partir de hoje
  2. Confiança dos consumidores cai em dezembro. Indicador de clima económico estabiliza
  3. Inflação sobe em dezembro. Taxa foi de 0,3% em 2019
  4. Importações já superam exportações há um ano
  5. China injeta 115 mil milhões de euros para estimular economia
  6. Holanda muda de nome e dá lugar a Países Baixos
  7. Outros

1Salário mínimo sobe para 635 euros a partir de hoje

ri.lusa
O salário mínimo nacional passa hoje de 600 para 635 euros, uma medida que, segundo o Governo, deverá abranger 720 mil trabalhadores e cuja proposta não mereceu o acordo dos parceiros sociais.

2Confiança dos consumidores cai em dezembro. Indicador de clima económico estabiliza

eco
O indicador que mede a confiança dos consumidores desceu em dezembro, depois de ter subido em novembro. Foi influenciado por fatores como a realização de compras importantes.

3Inflação sobe em dezembro. Taxa foi de 0,3% em 2019

eco
A taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá sido 0,4% em dezembro, superior em 0,1 pontos percentuais à registada em novembro, segundo o INE.

4Importações já superam exportações há um ano

ri.jornalnegocios
Há quatro trimestres que a balança comercial portuguesa voltou a entrar no vermelho. Mesmo assim, houve uma alteração estrutural significativa e o país não regressou ao mesmo nível de desequilíbrios, mostram os dados do INE.

5China injeta 115 mil milhões de euros para estimular economia

jornaleconomico
Medida vai contribuir para que os bancos comerciais aumentem os seus serviços à comunidade, expressando confiança de que os bancos, independentemente da sua dimensão “farão bom uso dos fundos libertados” para aumentar o seu apoio às PME e ao setor privado, defende o Banco Central chinês.

6Holanda muda de nome e dá lugar a Países Baixos

ri.publico
Nova designação já será usada no Festival da Eurovisão, em Maio, e nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

7Outros

dinheirovivo

Hard brexit. Portugal poderá perder cerca de 6% de visitantes em 2021

Portugal poderá perder quase 6% de visitantes britânicos em 2021 caso venha a existir um ‘Brexit’ duro, de acordo com um estudo da Comissão Europeia de Viagens (ETC em inglês).

Preço médio das casas em Portugal ultrapassa os 325 mil euros

Os números são relativos aos imóveis anunciados no segundo semestre de 2019 no portal Imovirtual.

Portugueses entre os que mais orçamento reservam para comer fora

Em 2018, a despesa das famílias europeias nos restaurantes representou 7% do total das despesas de consumo. Em Portugal foi de 9,2%.

eco

Negociações comerciais animam investidores. Wall Street arranca 2020 no verde

Os mercados norte-americanos estão em terreno positivo, na primeira sessão do ano. Estímulos económicos avançados pelo Banco Popular da China e negociações comerciais estão a animar os investidores.

Greve dos transportes em França tornou-se a mais longa de sempre

A greve dos transportes em França já chegou ao 28º dia, tornando-se a maior da história da companhia. O protesto é contra a proposta de mudança do sistema de reformas.

Nunca foram registados tantos sites “.pt” num só ano

A associação que gere o domínio “.pt” indicou que foi batido um recorde no número de registos. Nasceram 121.359 novos sites “.pt” na web no ano que passou.

ri.jornalnegocios

Portugueses veem as alterações climáticas como uma prioridade para o Governo

No mesmo inquérito em que os portugueses avaliam as alterações climáticas como uma prioridade em termos governativos, só cerca de metade se diz bastante disponível para mudar os respetivos hábitos.

ri.lusa

Comerciantes de Lisboa têm três meses para deixarem de servir copos descartáveis na rua

Os comerciantes de Lisboa têm até ao final de março para se adaptarem às novas regras que proíbem o uso de louça de plástico de utilização única fora dos estabelecimentos, de acordo com um regulamento municipal publicado na terça-feira.

Dívida pública cai para 251,1 mil ME em novembro

A dívida pública situou-se em 251,1 mil milhões de euros em novembro, menos 300 milhões de euros do que no final de outubro, segundo os dados hoje divulgados pelo Banco de Portugal (BdP).

ri.noticiasaominuto

Supermercados deixam de distribuir gratuitamente sacos plásticos

As redes de supermercados tailandesas pararam de distribuir sacos plásticos gratuitamente desde de quarta-feira, uma medida qualificada pelos ambientalistas como uma solução temporária diante da “crise do plástico” no país.

Norte. Esta Área Metropolitana foi a única com independência financeira

Os municípios da Área Metropolitana do Porto (AMP) foram os únicos do Norte a apresentar “independência financeira” em 2018, com receitas próprias a ultrapassar os 50%, revela hoje um relatório da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR).

jornaleconomico

Tecido empresarial a contas: Nasceram quase 200 empresas por dia em 2019

A dias do final de 2019, o Barómetro da Informa D&B apresenta 10 factos sobre a demografia empresarial nos últimos 12 meses.

ri.portugalnews

Encontro entre delegados da rede externa da AICEP e empresas portuguesas

No âmbito do Encontro Anual da Rede Externa da AICEP 2020, a AICEP convida as empresas portuguesas a reunir com os delegados nos mercados externos, no dia 9 de janeiro, no Sana Metropolitan Hotel, em Lisboa.