Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Produção industrial recua em novembro na zona euro e na UE
  2. Valor dos novos créditos ao consumo sobe 2,5% em novembro para 651 ME
  3. Exportações na zona euro descem quatro mil milhões em novembro
  4. Economia alemã cresceu 0,6% em 2019, valor mais baixo desde 2013
  5. Profissionais da tecnologia ficam menos de dois anos no mesmo emprego
  6. Who’s next? Constança Entrudo
  7. Outros

1Produção industrial recua em novembro na zona euro e na UE

dinheirovivo
A produção industrial recuou em novembro passado 1,5% na zona euro e 1,3% no conjunto da União Europeia em comparação com o mesmo mês do ano anterior, enquanto em Portugal aumentou 0,3%, segundo dados do Eurostat.

2Valor dos novos créditos ao consumo sobe 2,5% em novembro para 651 ME

ri.lusa
O montante de novos créditos ao consumo subiu em novembro 2,5% em termos homólogos, para 651 milhões de euros, e caiu 10,4% face a outubro, de acordo com dados hoje divulgados pelo Banco de Portugal (BdP).

3Exportações na zona euro descem quatro mil milhões em novembro

jornaleconomico
A zona do euro registou superávit comercial de 19,2 mil milhões de euros em novembro de 2019, segundo dados publicados hoje pela agência de estatísticas Eurostat. O resultado é menor do que o saldo positivo de outubro, que foi de 24 mil milhões de euros.

4Economia alemã cresceu 0,6% em 2019, valor mais baixo desde 2013

ri.lusa
A economia alemã cresceu 0,6% em 2019, o valor mais baixo desde 2013, anunciou hoje a agência federal de Estatística alemã (Destatis) com base em dados preliminares.

5Profissionais da tecnologia ficam menos de dois anos no mesmo emprego

jornaleconomico
O “Salary Survey 2020” da consultora de recrutamento Robert Walters concluiu que 90% destes colaboradores estão abertos a uma nova oportunidade de trabalho.

6Who’s next? Constança Entrudo

modalisboa
Em setembro de 2019, Constança Entrudo participava no showroom United Fashion, no acelerador de talentos Maisons de Mode, e vencia o prémio Who’s Next. Agora, é altura de reclamá-lo: de 17 a 20 de janeiro, a designer estará numa das maiores feiras de Moda do mundo, em Paris.

7Outros

ri.diariodenoticias

Linhas do Douro e do Minho com mais oferta até ao verão

Oficina de Guifões reabre oficialmente nesta quarta-feira. É o epicentro da recuperação de 70 locomotivas e carruagens que estavam há anos encostadas.

dinheirovivo

Salários das TI em Portugal prometem aumentos em 2020

Quase um terço dos profissionais das TI em Portugal espera um aumento de salário que varia entre 7 a 20% em 2020, revela um estudo da Robert Walters.

Alterações climáticas no top das ameaças da próxima década

O relatório do Fórum Económico Mundial aponta o ambiente e a instabilidade económica e política como os maiores riscos que pairam sobre o planeta.

Matos Fernandes: “O lítio é imprescindível para nos podermos descarbonizar”

O Ministro do Ambiente e da Ação Climática está esta terça-feira a ser ouvido sobre o Orçamento do Estado.

eco

AEP prevê aumento de investimento para este ano

AEP fez diagnóstico aos principais investidores portugueses. 70% admite aumentar o investimento durante este ano sendo que 400 milhões ainda estão disponíveis para investir em empresas nacionais.

Estrangeiros a viver em Portugal ultrapassam os 500 mil pela primeira vez

O ministro da Administração Interna avançou que em 2019 residiam em Portugal 580 mil cidadãos estrangeiros. É a primeira vez na história do país que a barreira do meio milhão é ultrapassada.

Turismo acelera em novembro. Receitas estão a crescer mais

O turismo acelerou em novembro do ano passado, impulsionado pelos residentes. No acumulado do ano, os proveitos totais registaram um aumento de 7,2%, um crescimento superior ao de 2018.

Portugal nunca produziu tantos carros. Foram 346 mil em 2019

Saíram das fábricas portuguesas cerca de 346 mil unidades, número que representa um crescimento de 17,4% face a 2018.

ri.jornalnegocios

Portugal atingiu novo máximo histórico no transporte de gás natural

Este valor foi atingido no dia 8 de janeiro devido ao elevado consumo em Portugal e ao facto de o sistema nacional ter estado a exportar através das interligações com Espanha.

ri.lusa

Wall Street segue em alta à espera de acordo comercial com a China

A bolsa de Nova Iorque seguia hoje em alta, quando se espera a assinatura da primeira fase do acordo comercial entre Estados Unidos e China.

“Obviamente negociação está sempre aberta” sobre salários da função pública – Centeno

O ministro das Finanças, Mário Centeno, disse hoje que a negociação está sempre aberta quando questionado sobre os aumentos dos salários dos trabalhadores da administração pública, cuja proposta do Orçamento do Estado prevê uma atualização de 0,3%.

Filme português de terror “Inner Ghosts” em festival britânico antes da estreia em Portugal

O filme português de terror “Inner Ghosts”, de Paulo Leite, que se estreia em Portugal na próxima semana, vai ser projectado no domingo no festival de cinema Horror-on-Sea, em Southend, sul de Inglaterra.

ri.noticiasaominuto

Taxa de desemprego na OCDE mantém-se nos 5,1% em novembro

A taxa de desemprego no conjunto da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE) manteve-se estável em novembro nos 5,1% da população ativa assim como a da zona euro, nos 7,5%.

ri.observador

Cientista português recebe 150 mil euros para estudar rejuvenescimento muscular

Pedro Sousa-Victor recebeu bolsa de 150 mil euros da Organização Europeia de Biologia Molecular. Foi o único jovem cientista português em início de carreira a conseguir financiamento desta entidade.

jornaleconomico

Rendas das casas em Lisboa subiram 78% desde a crise económica

Rendas de habitação na capital portuguesa desceram no terceiro trimestre de 2019, depois de três anos de subidas ininterruptas. Ciclo de subida foi iniciado em 2013, depois de ter atingido um mínimo.

Colapso dos corais e desaparecimento da Amazónia vão custar mais de 2,6 biliões à economia mundial

A probabilidade de riscos ambientais ocorrerem esta década figuram no topo dos receios dos inquiridos para o relatório ‘Global Risks Report 2020’. O colapso dos recifes e o desparecimento da Amazónia estão entre os principais desastres ambientais com elevado impacto para a economia mundial. Só o desaparecimento da floresta Amazónica poderá ter custos económicos superiores a três biliões de dólares.

ri.portugalnews

“E-Commerce Connect 2020”

Lisboa vai receber a terceira edição do “E-Commerce Connect” nos próximos dias 29 e 30 de janeiro de 2020, no Hotel Pestana Sintra Golf. A AICEP é parceira institucional do evento.

Acordo assinado entre AEP e aicep Global Parques fomenta emprego, coesão territorial e investimento

A AEP – Associação Empresarial de Portugal e a aicep Global Parques – Gestão de Áreas Empresariais e Serviços assinaram, no dia 13 de janeiro, na sede da AEP, no Porto, um acordo que irá promover um correto ordenamento do território, assegurando a sustentabilidade ambiental, económica e social.

Programa de Mentoring AEP – Mercado do México

A AEP continua a fazer o acompanhamento individualizado à internacionalização das empresas portuguesas, na procura de conhecimentos, ensinamentos e aconselhamentos. Nesse sentido, realiza uma ação de mentoring, no próximo dia 21 de janeiro, sobre o mercado do México.

Empresas portuguesas presentes em feiras internacionais

O ano de 2020 não poderia começar melhor para as empresas portuguesas. No mês de janeiro, os setores da fileira casa portuguesa, conjunto de indústrias que disponibilizam soluções utilitárias e decorativas para lar e hotelaria, serão representados por mais de 160 empresas em três grandes feiras europeias.

Portugal regista número recorde de fusões e aquisições em 2019

Em 2019 o mercado transacional português registou o número recorde de 427 transações, mais 15,09 por cento em relação ao ano anterior. 175 transações tiveram os seus valores divulgados, somando 13,4 mil milhões de euros, o que representa um aumento de 17,85 por cento. O volume de negócios cresce anualmente a uma taxa média de 10 por cento.

ri.publico

Cristiano Ronaldo é o único português na equipa do ano da UEFA

Aos 34 anos, jogador é o mais velho desta formação. Bernardo Silva e Bruno Fernandes também estavam nomeados, mas não foram escolhidos pelos adeptos.