Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Empresas portuguesas recorrem cada vez menos a financiamento e têm capital em máximos
  2. Governo vai fazer aumento extraordinário das pensões até 658,2 euros
  3. Insolvências estão a cair, mas Portugal continua no top
  4. Portugal fica apenas com 1% do novo fundo europeu para a descarbonização
  5. Cientistas criam “cimento vivo” capaz de limpar o ar e auto-reproduzir-se
  6. Exposições de Yoko Ono e Arthur Jafa na programação de Serralves para 2020
  7. Outros

1Empresas portuguesas recorrem cada vez menos a financiamento e têm capital em máximos

ri.jornalnegocios
O peso do capital próprio nos ativos das empresas atingiu 38,4% no terceiro trimestre, o que corresponde ao nível mais elevado desde pelo menos 2006.

2Governo vai fazer aumento extraordinário das pensões até 658,2 euros

ri.lusa
O secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares anunciou hoje, em entrevista ao jornal ECO, que vai haver um aumento extraordinário das pensões até 658,2 euros, faltando definir o momento em que a medida entrará em vigor.

3Insolvências estão a cair, mas Portugal continua no top

eco
As insolvências caíram 14% em 2019. Apesar da quebra, Portugal é dos países com maiores níveis de insolvência entre os países vizinhos. A criação de novas empresas regista um crescimento de 8,4%.

4Portugal fica apenas com 1% do novo fundo europeu para a descarbonização

eco
Dos 7,5 mil milhões de euros que a Comissão Europeia vai destinar ao Fundo para uma Transição Justa, Portugal deverá receber apenas 79 milhões de euros, o equivalente a 1,05%.

5Cientistas criam “cimento vivo” capaz de limpar o ar e auto-reproduzir-se

ri.observador
O material de construção é feito de areia e bactérias e poderá fazer com que os edifícios reparem as suas próprias fissuras, absorvam toxinas do ar ou brilhem no escuro

6Exposições de Yoko Ono e Arthur Jafa na programação de Serralves para 2020

ri.lusa
O Museu de Arte Contemporânea de Serralves, no Porto, recebe este ano as exposições da artista nipo-americana Yoko Ono, pela primeira vez em Portugal, e de Arthur Jafa, recente vencedor do Leão de Ouro da Bienal de Veneza.

7Outros

dinheirovivo

Amazon Prime chega à box da Vodafone

Amazon Prime junta-se à HBO Go e ao Netflix igualmente disponíveis através da box de TV da Vodafone Portugal.

Juros da dívida portuguesa caem a dois e a cinco anos e sobem a 10 anos

Os juros da dívida portuguesa estavam hoje a descer a dois e a cinco anos e a subir a 10 anos em relação a quarta-feira.

Europa regressa a debate sobre carregador de smartphone universal

A uniformização dos carregadores de smartphone é um desejo do Parlamento Europeu, há já vários anos. Tema voltou a ser debatido a nível europeu.

eco

Vendas mundiais de automóveis do Grupo PSA descem 10% para 3,48 milhões em 2019

O grupo PSA, dono das marcas Peugeot, Citroën, Opel-Vauxhall e DS, vendeu 3.488.930 automóveis, menos 10% do que os 3.877.765 vendidos em 2018.

Portugueses gastam 38 milhões de euros com Revolut no período do Natal

Os utilizadores da Revolut em Portugal gastaram cerca de 38 milhões de euros entre 1 de dezembro de 2019 e 2 de janeiro deste ano, revelou o banco digital.

Nestlé investe 1,9 mil milhões para reduzir uso de plásticos virgens até 2025

A gigante suíça do setor alimentar assumiu o compromisso de “tornar 100% das suas embalagens recicláveis ou reutilizáveis até 2025”, reduzindo para um terço a utilização de plásticos virgens.

Adalberto quer ser mais sustentável. Investe em painéis fotovoltaicos

A Adalberto vai apostar na instalação de 2.150 painéis fotovoltaicos, o que vai permitir reduzir o consumo. Vão garantir cerca de 40% das necessidades energéticas da empresa nortenha.

ri.jornalnegocios

Marine Le Pen anuncia que é candidata à presidência de França em 2022

Quando faltam mais de dois anos para as presidenciais, Le Pen é a primeira pessoa a anunciar uma candidatura. Em 2017, a líder da extrema-direita ficou em segundo lugar na primeira volta, sendo depois derrotada por Macron.

Segundo maior diamante de sempre transforma-se em joias Louis Vuitton

O segundo maior diamante da história será cortado, polido e transformado numa coleção de joias da Louis Vuitton.

Galp vai abrir primeiro posto de hidrogénio em Portugal até ao final do ano

A petrolífera conta abrir o primeiro posto de abastecimento de hidrogénio em Portugal para frotas de autocarros ainda este ano.

ri.lusa

Bolsa de Nova Iorque negocia em alta suportada por acordo entre Washington e Pequim

A bolsa de Nova Iorque está hoje a negociar em alta, suportada pela assinatura da primeira fase do acordo comercial entre os Estados Unidos e a China, que veio desanuviar as tensões sobre o crescimento económico global.

UE avisa EUA que vai retaliar e aplicar tarifas a produtos norte-americanos

A Comissão Europeia avisou hoje, nos Estados Unidos, que vai retaliar e avançar com tarifas adicionais a produtos norte-americanos dadas as taxas aduaneiras de 25% na agricultura e de 10% na aeronáutica impostas pela administração de Donald Trump.

Portugal com 4.º maior aumento dos preços das casas no 3.º trimestre de 2019

Portugal registou o quarto maior aumento homólogo dos preços das casas no terceiro trimestre de 2019, 10,3%, mais do dobro da subida verificada em média na zona euro e na UE (4,1% em ambos os casos), segundo o Eurostat.

Investimento estrangeiro captado pela AICEP atinge máximo em 2019 – ministro

O ministro da Economia afirmou hoje que os contratos de investimento estrangeiro captados pela Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) atingiram “um novo máximo” em 2019, tendo o investimento empresarial privado aumentado 9,2%.

ri.noticiasaominuto

Participação das mulheres nas economias melhorou em 40 países

O ambiente regulatório que enquadra a participação das mulheres nas economias de todo o mundo melhorou nos últimos dois anos, em resultado de 62 reformas em 40 países, de acordo com um estudo do Banco Mundial.

Moda From Portugal apresenta novas tendências em Paris

Paris, a eterna capital da moda, recebe nos próximos dias 17 a 20 de janeiro uma reforçada e destacada comitiva de marcas nacionais. A organização simultânea de três feiras – Who’s Next, SIL/Interfilière e Man – permite à indústria nacional a apresentação do que de melhor se faz em Portugal nas várias áreas do vestuário e moda.

jornaleconomico

Riqueza aumenta esperança de vida saudável em nove anos

Os resultados mostram que, aos 50 anos, os homens com maior folga financeira ainda podiam viver 31 anos adicionais de forma saudável, em comparação com os 23 anos para os grupos mais pobres.

ri.portugalnews

Feira “Maison & Objet Paris” com uma grande participação de empresas portuguesas

Realiza-se de 17 a 21 de janeiro, a primeira edição 2020 do salão bianual de mobiliário e decoração “Maison & Objet”, no Parque de Exposições de Villepinte, em Paris. Esta primeira edição do ano 2020 do salão “Maison & Objet” conta com uma das maiores participações portuguesas na feira.

Portugal com pavilhão nacional coletivo na “Semana Verde Internacional 2020”

Portugal está mais uma vez presente com um pavilhão nacional coletivo na feira “Semana Verde Internacional”, tem lugar no período de 17 a 26 de janeiro de 2020, em Berlim.

“Desafios da internacionalização das Micro e Pequenas Empresas: A importância da capacitação e da ação”

A ATAHCA vai organizar, no próximo dia 22 de janeiro de 2020, das 15 às 17 horas, o workshop “Desafios da internacionalização das Micro e Pequenas Empresas: A importância da capacitação e da ação”.

ri.publico

Nova Presidente da Grécia: pela primeira vez, uma mulher

Katerina Sakellaropoulou reuniu apoios suficientes para ter a sua candidatura aprovada pelo Parlamento grego na próxima quarta-feira.

Há uma nova galeria de decoração em Lisboa com o melhor que se faz em África

Cláudia de Lemos defende que o seu projecto vem demonstrar que “África também consegue fazer peças bonitas e modernas”. Cada uma tem uma etiqueta que conta a sua história.