Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Taxa emprego em Portugal sobe para 70,8%. Está acima da OCDE
  2. Exportações e importações de bens aceleraram em novembro
  3. Atividade económica diminui até novembro. Clima económico estabilizou
  4. FMI corta previsões para economia mundial e Zona Euro este ano
  5. Economia alemã estagna no final de 2019
  6. Criadas as primeiras máquinas vivas com células animais
  7. Outros

1Taxa emprego em Portugal sobe para 70,8%. Está acima da OCDE

eco
Existiam 573,5 milhões de pessoas com emprego nos 36 países da OCDE no terceiro trimestre de 2019, 4,662 milhões diziam respeito a empregados em Portugal.

2Exportações e importações de bens aceleraram em novembro

dinheirovivo
Os dados do INE mostram que a atividade económica diminuiu em novembro.

3Atividade económica diminui até novembro. Clima económico estabilizou

eco
Enquanto o indicador de atividade económica até novembro registou uma redução, as exportações e importações de bens aceleraram nesse mês.

4FMI corta previsões para economia mundial e Zona Euro este ano

eco
O FMI reviu em ligeira baixa as previsões para a economia mundial e Zona Euro em 2020. O Fundo não atualizou previsões para Portugal, mas adianta que Alemanha e Espanha explicam corte no euro.

5Economia alemã estagna no final de 2019

eco
Segundo o Bundesbank, a estagnação da economia alemã no quarto trimestre de 2019 foi impulsionada pela procura interna e pela queda do setor industrial.

6Criadas as primeiras máquinas vivas com células animais

ri.expresso
Chamam-se biobots e são “organismos reprogramáveis”. A inovação mostra que a fusão entre robôs e seres vivos é possível.

7Outros

dinheirovivo

EDP Serviço Universal passa a chamar-se SU Eletricidade e já tem lojas próprias

Nova designação da EDP Serviço Universal entrou em vigor a 15 de janeiro. Vai abrir uma loja em cada capital de distrito.

Privacidade. Multas atingiram os 114 milhões de euros na Europa

Os reguladores europeus aplicaram multas num total de 114 milhões de euros, na sequência do RGPD. A conclusão é de um relatório da DLA Piper.

Carris transporta mais 11% de passageiros em 2019

No ano em que entraram em vigor os novos passes de transportes, empresa municipal registou 139,5 milhões de passageiros.

Portugal bate recorde nos terminais de pagamento multibanco

Portugal é o sétimo país da Europa com mais terminais de pagamento eletrónico por habitante.

eco

Turismo mundial sobe 4% em 2019 e regista 10 anos consecutivos de crescimento, diz OMT

O turismo mundial fechou o ano passado com 1.500 milhões de chegadas de turistas internacionais, mais 54 milhões de turistas internacionais do que em 2018.

ri.jornalnegocios

Aumentos salariais acima de 0,3% serão nominais e podem ser faseados

O acréscimo que será negociado com os sindicatos da Função Pública nas categorias inferiores não será percentual, segundo o Público. Em aberto está a hipótese de estender a aplicação destas valorizações ao longo do ano.

Volatilidade dos mercados está em mínimos, mas isso pode não ser bom

A volatilidade está em mínimos históricos nos mercados bolsistas e de divisas. O otimismo reina, mas as flutuações dos ativos são curtas e isso pode antecipar maus ventos.

ri.jornaldenoticias

Taxa sobre produtos poluentes rendeu 200 milhões em 2 anos

Em dois anos, o ecovalor, a taxa que é cobrada sobre produtos poluentes, rendeu 199,6 milhões de euros, dinheiro que reverteu para as sociedades que gerem o destino final a dar aos resíduos.

ri.lusa

Preços das casas em Portugal sobem 14,1% em novembro – Confidencial Imobiliário

Os preços das casas em Portugal Continental subiram 14,1% em novembro face ao mês homólogo, e aceleraram 1,7% em relação a outubro, contrariando a tendência de abrandamento que predominou em 2019, divulgou hoje a Confidencial Imobiliário.

Cinema português na Cinemateca com cinco antestreias e revisitação dos anos 1940

A revisitação do filme “A vizinha do lado”, de António Lopes Ribeiro (1945), e a antestreia de quatro curtas metragens e de uma longa-metragem portuguesas marcam a programação da Cinemateca para fevereiro, no que respeita ao cinema nacional.

Economia de Angola só vai crescer menos de 1% este ano – BFA

O gabinete de estudos económicos do Banco Fomento Angola (BFA) previu hoje que a economia angolana tenha tido um crescimento económico negativo de pelo menos 1% em 2019 e que cresça abaixo de 1% este ano.

jornaleconomico

Trump apresenta defesa por escrito um dia antes do arranque do processo de ‘impeachment’

O processo de destituição de Donald Trump, com base em acusações de abuso de poder e de obstrução ao Congresso devido à relação com a Ucrânia, deve arrancar na terça-feira, 21 de janeiro.

Alterações climáticas poderão provocar crise financeira mais grave do que a de 2008

O Banco de Compensações Internacionais (BIS) alertou para a necessidade de os bancos centrais “mais proactivos” em preconizar esforços maiores para mitigar as consequências do aquecimento global e das alterações climáticas. “As catástrofes climáticas são mais sérias do que a maioria das crises financeiras sistémicas: podem ameaçar a humanidade”, frisou a instituição no livro “Cisne Verde: Bancos Centrais e Estabilidade Financeira na Era das Alterações Climáticas”, do Banco de Compensações Internacionais”, que foi hoje publicado.

Bilionários acumulam mais riqueza que 60% da população mundial

A organização não-governamental Oxfam aponta que se os 1% mais ricos do mundo pagassem “apenas” mais 0,5% de impostos sobre o seu património ao longo dos próximos 10 anos este valor seria o necessário para criar 117 milhões de empregos em setores como a educação e a saúde em todo o mundo.

ri.portugalnews

Feira internacional na China

A 13ª edição da “International New Energy Automotive Technology 2020 and Lightweight Materials & Intelligent Equipment Exhibition” realiza-se entre 7 e 9 de agosto de 2020, no “New International Expo Centre”, em Xangai. Com uma área de 60 mil m2, a exposição espera receber mais de 600 expositores e mais de 80 mil visitantes.

Boletim sobre a economia grega

A delegação da AICEP na Grécia divulga um boletim mensal sobre a economia grega.

Fileira Moda: 21 empresas portuguesas participam em feiras em Paris

Entre os dias 17 e 20 de janeiro de 2020, 21 empresas portuguesas participam nas feiras “Who’s Next”, “Bijorhca”, “Salon International de la Lingerie” e “Interfilière”, que se realizam em simultâneo no Parque de Exposições de Paris-Porte de Versailles, em Paris.

ri.publico

China prepara-se para abandonar o plástico descartável

País está em guerra contra o desperdício devido à enorme acumulação de resíduos. Grandes cidades chinesas ficam sem sacos de plástico já no final deste ano. Palhinhas e embalagens de take away dizem adeus nos próximos anos.