Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Fileira da Moda representa 11,5 por cento das exportações portuguesas
  2. Rendimento e consumo das famílias na zona euro sobem no 3.º trimestre de 2019
  3. Um quinto dos portugueses não faz compras pela ‘net’ por receio nos pagamentos – Estudo
  4. Taxa de desemprego em Espanha desceu para 13,78% em 2019, a mais baixa desde 2008
  5. Projeto prevê produzir biocombustível avançado com resíduos da poda de árvores
  6. Aos 80 anos, Ralph Lauren não tem dúvidas: “Odeio a moda”
  7. Outros

1Fileira da Moda representa 11,5 por cento das exportações portuguesas

ri.portugalnews
As atividades dedicadas à Indústria da Moda geraram um volume de negócios de 15 mil milhões de euros em 2018, com uma variação negativa de 3 por cento face ao período homólogo. Apesar das insolvências terem crescido em 2019, as atividades ligadas ao setor continuam a atrair investimento.

2Rendimento e consumo das famílias na zona euro sobem no 3.º trimestre de 2019

ri.lusa
O rendimento das famílias por habitante na zona euro avançou 0,4% no terceiro trimestre de 2019, com o consumo a crescer ao mesmo ritmo (0,4%), revelam dados hoje divulgados pelo Eurostat.

3Um quinto dos portugueses não faz compras pela ‘net’ por receio nos pagamentos – Estudo

ri.lusa
Cerca de 23% dos portugueses indicaram, num estudo europeu hoje divulgado, não fazer compras pela internet por receio com a segurança nos pagamentos ‘online’, sendo este o Estado-membro mais reticente neste tipo de transações na União Europeia (UE).

4Taxa de desemprego em Espanha desceu para 13,78% em 2019, a mais baixa desde 2008

eco
Espanha criou 402.300 empregos em 2019. No que toca ao número de desempregados, houve uma diminuição de 112.400 pessoas, com a taxa de desemprego a baixar para 13,78% no final do ano passado.

5Projeto prevê produzir biocombustível avançado com resíduos da poda de árvores

ri.lusa
Um projeto de aproveitamento de resíduos das podas de vinhas e árvores de fruto na produção de biocombustível avançado está a ser desenvolvido no Campus da BLC3, em Oliveira do Hospital, disse hoje o presidente do campus.

6Aos 80 anos, Ralph Lauren não tem dúvidas: “Odeio a moda”

ri.publico
Ao longo da vida construiu um império, tendo sido um dos primeiros norte-americanos a abrir uma loja em nome próprio na Europa. E, aos 80 anos, confessa, numa entrevista ao El País, odiar a moda, continuando a seguir a sua “própria voz”.

7Outros

dinheirovivo

Governo. Peso da massa salarial no PIB avança para 44,7% em 2019

Mas Portugal continua atrás da média europeia e governo estima que não haverá recuperação suficiente para os trabalhadores nos próximos anos.

Tecnologia esbate barreiras nos negócios, mas ainda há trabalho a fazer

Num debate com players de várias áreas de negócio, o evento Building the Future debateu como é que a tecnologia está a alterar modelos de negócio.

Avaliação bancária sobe 8% em 2019 para 1.286 euros

No mês de dezembro, o valor médio de avaliação bancária aumentou nove euros – face a novembro – para 1.321 euros por metro quadrado.

eco

Worten lança “your time” para promover bem-estar dos trabalhadores

44% dos trabalhadores dos escritórios da Worten já aderiram ao programa lançado em julho de 2019 e que permite, entre outras medidas, trabalhar remotamente e com flexibilidade de horário.

Portugueses investiram 12 milhões de euros por dia em PPR no ano passado

As aplicações em PPR sob a forma de seguros totalizaram mais de 3.000 milhões de euros no ano passado. Valor ficou aquém do recorde de 3.475 verificado em 2018.

UE não quer interferir no salário mínimo, só assegurar que é justo

A Comissão Europeia não pretende definir valores para o salário mínimo, mas dignificar o trabalho, o que tem como primeira condição um salário justo.

ri.expresso

Comércio marítimo em mínimo de quase quatro anos

O pânico nos mercados em trono da progressão do coronavirus chinês acentuou a queda a pique do índice Baltic Dry, que monitoriza os fretes marítimos de matérias primas à escala global. O índice caiu esta terça-feira para 546 pontos, um mínimo desde abril de 2016.

ri.jornalnegocios

Wall Street em alta com investidores de olho nas contas das tecnológicas

Os três maiores índices de Wall Street abriram a sessão de hoje a negociar em leve alta, recuperando parte das perdas registadas ontem, devido aos receios gerados pelo coronavírus.

ri.lusa

Movimentos dos aeroportos nacionais subiram 6,9% em 2019 para 60 milhões de passageiros

Os aeroportos portugueses movimentaram quase 60 milhões de passageiros no ano passado, um crescimento de 6,9% em relação ao período homólogo, adiantou hoje a Vinci, dona da ANA – Aeroportos de Portugal, em comunicado.

ri.noticiasaominuto

Proposto salário anual de 30 mil euros para imigrantes no Reino Unido

O patamar salarial mínimo anual para os imigrantes no Reino Unido deve rondar as 25,6 mil libras (30,3 mil euros) depois do ‘Brexit’, inferior ao nível atual, recomendou hoje um grupo de especialistas ao governo britânico.

Emissões de gases podem levar a um aquecimento global de três graus

As atuais emissões de gases com efeito de estufa podem levar a um aquecimento global de três graus, o dobro do acordado, diz a especialista Thelma Krug, para quem o limite para o aquecimento é “quanto mais baixo melhor”.

jornaleconomico

Comissão Europeia quer acabar com moedas de um e de dois cêntimos de euro

Bruxelas prevê poupar assim 1,4 mil milhões de euros. Moedas de um e de dois cêntimos pesam 48% no total das moedas de euro em circulação. Comissão quer criar regras para impedir retalhistas de puxarem os preços para cima à boleia desta alteração.

Oito cidades portuguesas candidatas a Capital Europeia da Cultura ainda sem candidaturas

Oito cidades portuguesas manifestaram a intenção de se candidatar a Capital Europeia da Cultura 2027, tendo já avançado alguns detalhes dos seus planos estratégicos, mas nenhuma candidatura foi apresentada, porque o procedimento formal ainda não foi aberto.

ri.portugalnews

Seminários sobre as oportunidades de negócio do sistema das Nações Unidas

O Grupo de Trabalho das Multilaterais (AICEP e GPEARI, do Ministério das Finanças) promove, a 5 e 6 de fevereiro, respetivamente, em Lisboa e no Porto, seminários sobre as oportunidades de negócio do sistema das Nações Unidas, com Yvette Khoury da Divisão de Procurement (Office of Supply Chain Management Team Leader, UN Procurement Division).

Seminário “Acordos Comerciais da UE – Canadá, Coreia do Sul e Japão”

A AICEP organiza, com a colaboração da Câmara de Comércio e Indústria do Distrito de Aveiro (AIDA), do Ministério dos Negócios Estrangeiros, do Ministério da Economia e da Autoridade Tributária e Aduaneira, o seminário “Acordos Comerciais da UE – Canadá, Coreia do Sul e Japão: os benefícios e oportunidades para Portugal”, no dia 12 de fevereiro, no Auditório da AIDA.